Nessa tela será possível consultar todas as contas a pagar dos condomínios. Após visualizá-las, o sistema permite excluir contas, cancelar contas, alterar conta, empenho, cancelar baixas e regularizar.
Como Pesquisar Contas a Pagar
Acesse: Menu Consultas > Contas a Pagar;
Preencha os filtros abaixo:
- Condomínio: selecione um condomínio ou todos.
- Mês: informe um mês de referência das contas a pagar ou todos.
- Classe: selecione uma classe de contas ou todas.
- Fornecedor: selecione apenas um fornecedor ou todos.
- Situação: selecione umas das situações das contas a pagar (Em Aberto, Baixada, Cancelada).
- Vencimento: selecione essa opção se deseja filtrar pela data de vencimento das contas.
- De: informe a data de vencimento inicial.
- Até: informe a data de vencimento final.
- Pagamento: selecione essa opção se deseja filtrar pela data de pagamento das contas.
- De: informe a data de pagamento inicial.
- Até: informe a data de pagamento final.
- Conferência: selecione essa opção se deseja filtrar pela Conferência, ou seja, contas que estão autorizadas e podem ser enviadas para o Borderô (módulo que faz integração com o Condomínio21).
- Nº: informe o número da conferência.
- Nota Fiscal: selecione essa opção se deseja filtrar pela nota fiscal.
- Nº: informe o número da nota fiscal.
- Valor Lançamento: selecione essa opção se deseja filtrar pelo valor de lançamento das contas.
- De: informe o valor inicial de lançamento.
- Até: informe o valor final de lançamento.
- Cheque: selecione essa opção se deseja filtrar contas pagas com cheque.
- Nº: informe o número do cheque.
- Tipo Pagamento: selecione essa opção se deseja filtrar pelo tipo de pagamento.
- Tipo: selecione o tipo de pagamento.
- Tipo de Documento: selecione essa opção se deseja filtrar pelo tipo de documento.
- Tipo: selecione o tipo de documento.
- Importadas (Integração): selecione essa opção se deseja filtrar os lançamentos importados dos sistemas:
- GFolha: selecione essa opção para filtrar os lançamentos importados do Group Folha.
- Compras: selecione essa opção para filtrar os lançamentos importados do Group Compras.
Após preencher os campos de filtro, acione o botão Filtrar;
Ao selecionar as contas em aberto, será possível Excluir Contas, Cancelar Contas e Alterar Conta;
Ao selecionar as contas baixadas, será possível Cancelar Baixas, Alterar Conta.
Ao selecionar as contas Canceladas, será possível Regularizar.
Segue abaixo as definições das opções citadas acima:
- Excluir Contas:o sistema exclui definitivamente a conta do sistema.
- Cancelar Contas: ao cancelar contas o sistema exclui o lançamento, mas não exclui definitivamente do sistema, será possível consultar elas no status de cancelada, e se preciso regularizá-la.
- Alterar Conta: será possível alterar o lançamento das contas selecionadas.
- Cancelar Baixas: o sistema cancela a baixa das contas e elas voltam pra situação emitida.
- Regularizar: será possível regularizar as contas canceladas, ou seja, caso alguma conta tenha sido cancelada e o usuário deseja recuperá-la essa opção irá restaurar essa conta.
Como Alterar Conta
Acesse: Menu > Consultas > Contas a Pagar > Alterar Conta;
Ao abrir a tela Alterar Contas a Pagar, altere os campos:
- Mês Ref.:mês de referência da conta.
- Nº Parcela: número de parcelas da conta.
- Classe: altere a classe de contas.
- Fornecedor: altere o fornecedor.
- Favorecido: altere o favorecido.
- Valor: altere o valor da conta.
- Criação: data de criação da conta.
- Vencimento: data de vencimento da conta.
- Nota Fiscal: número da nota fiscal.
- Pagamento: data de pagamento da conta.
- Emissão NF: data de emissão da nota fiscal.
- Liquidação: data de liquidação da conta.
- Descrição: descrição da conta.
- Conta: selecione a conta corrente do fornecedor.
- Tipo Pgto: selecione o tipo de pagamento.
- Tipo Doc.: selecione o tipo de pagamento.
- Pagamento Antecipado: informe se o pagamento da conta será antecipado.
- Serviços: ao selecionar essa opção, os valores das contas a pagar relacionadas a serviços estarão disponíveis para exportação de dados para DES.
- Sem Linha Digitável: ao selecionar essa opção será possível lançar a despesa sem informar o código de barras.
- Linha Digitável Boleto: ao selecionar essa opção será possível inserir o código de barras através do leitor ou inserindo manualmente.
- Linha Digitável Concessionária: selecione essa opção se a conta for de concessionárias de serviços e será possível inserir o código de barras através do leitor ou inserindo manualmente. Exemplo: conta de energia, água etc.
- Pendências: informe possíveis pendências da conta.
- Data Início: informe a data de início da pendência.
- Data Baixa: informe a data de baixa da pendência.
- Documento Pagto: selecione a situação do documento de pagamento (Não Exigido, Pendente e Disponível).
Após realizar as alterações, acione o botão Gravar.