Apresentação
Está disponível no Condomínio21 o processo de pagamento de despesas através do Condomínio21 Borderô. Diferente do processo anterior, onde era necessário utilizar o Borderô para realizar a geração do arquivo de remessa e processar o arquivo de retorno, neste novo módulo todo o fluxo ocorre dentro do Condomínio21, simplificando assim o dia a dia das administradoras ao realizar os pagamentos.
Neste documento estão relatados todos os passos necessários para utilizar o Condomínio21 Borderô, bem como regras e particularidades para esse uso. Recursos para visualização dos saldos das contas correntes, provisão da conta ao gerar o borderô e comprovante de pagamento estão disponíveis somente para cliente Corporate.
Habilitando o Condomínio21 Borderô
Para que o Condomínio21 Borderô fique disponível é necessário liberar a integração dentro do Condomínio21.
O Condomínio21 Borderô está disponível para envio de pagamentos através dos seguintes bancos:
- 001 Banco do Brasil – 240 posições.
- 341 Banco Itaú – 240 posições.
- 237 Bradesco – 240 posições.
- 756 Sicoob – 240 posições.
- 748 Sicredi – 240 posições.
- 077 Inter – 240 posições.
- 104 Caixa Econômica Federal – 240 posições.
- 033 Santander – 240 posições.
Importante:
- Após marcada a opção <Utilizar o Condomínio21 Borderô> não será possível desmarcá-la novamente.
- Caso realize pagamento através de outro banco, não listado acima, este continuará sendo realizado através do GBorderô.
- Para os bancos listados será possível a realização do pagamento somente através do Condomínio21 Borderô, mesmo que anteriormente o pagamento era realizado pelo GBorderô.
Conhecendo o Condomínio21 Borderô
Bem-vindo ao Condomínio21 Borderô
O Condomínio21 Borderô está disponível no menu Módulos > Contas a Pagar > Borderô.
Por padrão será mostrado o condomínio selecionado no Condomínio21 no filtro ‘Condomínio’ e preenchido o filtro ‘Data de Vencimento’.
Configurações para o funcionamento do Condomínio21 Borderô
As configurações podem ser acessadas através do botão , disponível na tela do Condomínio21 Borderô. Nesta tela os parâmetros são apresentados em colunas, representando a função. Abaixo está descrito o funcionamento de cada parâmetro do Condomínio21 Borderô:
- Marque o parâmetro <Mostrar provisão na geração de borderôs>.
- Na caixa exibida selecione a opção referente ao saldo gostaria de visualizar: <Contas Correntes> se deseja mostrar o saldo das contas correntes selecionadas ou a opção <Contas Virtuais> se deseja mostrar o saldo das contas virtuais selecionadas.
- Selecionado o tipo de conta para exibição do saldo, clique no botão [confirmar].
- Para maiores informações sobre a exibição do saldo consulte o tópico Mostrando o saldo da conta ao gerar o borderô.
- Clique no botão [Usuários que podem cancelar borderô com remessa gerada].
- Na tela aberta clique duas vezes sobre a linha ou selecione o usuário e utilize as setas (>, <, >>, <<) para incluir ou excluir um usuário do filtro. Também é possível localizá-lo digitando o nome desejado na busca e ao final clique no botão [Confirmar].
Importante:
- Caso não seja utilizada esta configuração, todos os usuários estarão selecionados e liberados para o cancelamento de borderô com remessa gerada.
- O botão [Usuários que podem cancelar borderô com remessa gerada] ficará habilitado somente se o usuário logado for do grupo ‘Administrador do Sistema’.
Remessa
- Sempre Considerar a conta corrente principal na remessa: Gera a remessa utilizando a conta corrente principal do condomínio. Assim será desconsiderada a conta corrente de pagamento da despesa, caso ela não seja a principal.
- Considerar Favorecido: Envia o favorecido da despesa para a remessa de pagamento. Se estiver desmarcado envia o fornecedor.
- Gerar com Pendência de Aprovação: Permite gerar a remessa com o pagamento bloqueado ou liberado. Para saber mais consulte o artigo Bloquear o pagamento de despesas através da remessa do Condomínio21 Borderô.
- Arquivo único para Conta Pool: Quando marcado, gera um arquivo único de remessa ao selecionar mais de um condomínio pertencente à mesma conta pool. Caso esteja desmarcado, será gerada a remessa individual por condomínio. Este parâmetro ficará disponível somente se o Condomínio21 estiver configurado para trabalhar com Conta Pool.
- Gerar todos os arquivos no mesmo diretório: Quando marcado, gera os arquivos de remessa em um único diretório, conforme o diretório configurado no parâmetro <Diretório para Geração da Remessa>, independente do banco.
Importante:
- Para o banco 077 Inter este recurso não se aplica, devido a particularidades na nomenclatura do arquivo.
- Caso o parâmetro <Arquivo único para Conta Pool> esteja marcado, este recurso não se aplica para despesas selecionadas e que pertencem a tal. Para o arquivo único de conta pool é criado o diretório com a nomenclatura \ContaPool\ dentro do diretório configurado no parâmetro <Diretório para Geração da Remessa>.
- Caso esteja configurada a agência e conta corrente no parâmetro <Configurações da Administradora>, este recurso não se aplica para despesas selecionadas e que pertencem a tal. Para a remessa única do Itaú é criado o diretório com a nomenclatura \Conta Adm-CB-NB-AG-CC\, dentro do diretório configurado no parâmetro <Diretório para Geração da Remessa>, onde:
- CB = código do banco.
- NB = nome do banco.
- AG = agência da conta única do Itaú.
- CC – conta corrente da conta única do Itaú.
- Configurar Sequencial de Remessa: Permite ajustar o número da remessa para envio ao banco.
Como fazer:
- Clique no botão [Configurar Sequencial de Remessa].
- Informe a senha do usuário logado no Condomínio21. Clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Informe os filtros desejados para localizar a conta corrente.
- No campo ‘Número Atualizado’ informe o novo número da última remessa. Clique no botão [Gravar] para continuar e em [Sair] para abortar a operação.
- Configurações da Administradora: Permite informar a agência e conta corrente para geração de remessa única para todos os condomínios. Atualmente este recurso está disponível apenas para o banco Itaú.
Como fazer:
- Clique no botão [Configurações da Administradora].
- Na tela aberta informe a agência e a conta corrente sem o dígito.
- Informada a agência e conta corrente, clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
Importante:
- Caso o parâmetro <Arquivo único para Conta Pool> esteja marcado, será gerado o arquivo único de remessa referente à conta pool para as despesas selecionadas e que pertencem a tal. As demais despesas que não possuem vínculo com conta pool serão incluídas na remessa única.
- Caso o parâmetro <Arquivo único para Conta Pool> esteja desmarcado, somente as despesas que não possuem vínculo com conta pool serão incluídas na remessa única.
- Diretório para Geração da Remessa: Selecione um diretório específico para salvar os arquivos de remessa. Caso não esteja configurado ou não seja localizado o diretório configurado, será considerado o diretório onde o Condomínio21 está instalado mais o complemento \Bordero\Remessa.
- Anexar automaticamente o comprovante de pagamento no GED ao baixar despesas: Caso utilize o Group GED, ao processar o arquivo de retorno com a baixa, será adicionada uma imagem do comprovante de pagamento no GED e na despesa.
- Atualização da Conta Corrente no Retorno: O processo de baixa das despesas irá considerar a configuração realizada nesta tela para validações sobre a conta corrente. Por padrão o sistema considera todas as opções marcadas para que possa validar todos os recursos existentes de vínculo de conta corrente. Estes parâmetros não são considerados quando se faz uso de Conta Exclusiva para Pagamentos.
- Com os dados do arquivo de retorno: O Cond21 utiliza os dados de agência e conta corrente encontrados no arquivo de retorno para alterar a conta corrente da despesa.
- Com o vínculo da classe de conta: O Cond21 utiliza a conta corrente vinculada à classe de conta da despesa, caso exista. (Como relacionar Plano de Contas/Conta Corrente? )
- Com os dados do arquivo de remessa: O Cond21 utiliza a conta corrente encontrada na última remessa gerada para a despesa.
- Com a conta corrente principal do condomínio: O Cond21 atualiza a despesa com a conta corrente principal do condomínio.
- Remover a baixa de despesas não alteradas: O Cond21 não permite que a despesa seja baixada caso nenhuma alteração tenha sido feita. Este parâmetro não pode ser utilizado sozinho.
- Diretório para Leitura do Retorno: Selecione um diretório específico para ler os arquivos de retorno. Caso não esteja configurado ou não seja localizado o diretório configurado, será considerado o diretório onde o Condomínio21 está instalado mais o complemento \Bordero\Retorno.
Filtros disponíveis na tela
Abaixo são listados todos os filtros disponíveis na tela do Condomínio21 Borderô:
- Condomínio: Permite filtrar um ou mais condomínios ou somente condomínios que possuem ou não conta pool, e por padrão será filtrado o condomínio selecionado na abertura do Condomínio21 com a opção <Geral> selecionada . Clique no botão para abrir a lista de condomínios, e para selecionar o condomínio desejado clique duas vezes sobre a linha ou selecione o condomínio e utilize as setas (>, <, >>, <<) para incluir ou excluir um condomínio do filtro. Também é possível localizá-lo digitando o nome desejado na busca e ao final clique no botão [Confirmar]. Caso queira visualizar/selecionar somente condomínios que possuem ou não conta pool, utilize as opções abaixo antes de clicar no botão da tela:
- Opção <Conta Pool>: Mostra somente condomínios que possuem conta corrente vinculada com conta pool.
- Opção <Contas Particulares>: Mostra somente condomínios que não possuem conta corrente vinculada com conta pool.
- Data de Vencimento: Permite filtrar despesas que contenham a data de vencimento dentro do intervalo informado. Marque a opção existente no campo e escolha uma data no calendário disponível. Por padrão o sistema considera a data atual na data inicial e na data final a data atual mais quatro dias subsequentes.
- Mês de Referência: Permite filtrar despesas que contenham o mês de referência dentro do intervalo informado. Marque a opção existente no campo e escolha um mês de referência no calendário disponível. Por padrão este filtro não é utilizado, e pode ser utilizado em conjunto com o filtro ‘Data de Vencimento’.
- Conferência: Permite filtrar despesas conferidas, sem conferência ou uma conferência desejada. Por padrão são selecionadas todas as despesas conferidas. Caso o parâmetro <Considerar somente contas conferidas para o Borderô>, disponível no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Despesas esteja marcado, este filtro não ficará disponível e mostrará somente as despesas conferidas.
- Para filtrar todas as despesas (conferidas e não conferidas), desmarque a opção <Com Conferência>.
- Para filtrar uma conferência desejada marque a opção <Com Conferência>, desmarque a opção <Todos> e informe o número da conferência no campo disponível.
- Para filtrar somente as despesas conferidas, marque as opções <Com Conferência> e <Todos>.
Exemplo 2 – Filtrando uma conferência desejada:
Exemplo 3 – Filtrando somente despesas conferidas:
- Situação das Despesas: Permite filtrar despesas com uma situação específica. A opção <Todas> filtra todas as situações, exceto a situação Pagamento Efetuado.
- Botão Selecionar Todos: Permite selecionar ou desmarcar todas as despesas da grade.
- Botão Filtrar: Deve ser acionado sempre que for alterado algum filtro, inclusive os Outros filtros disponíveis.
- Botão Limpar Filtros: Permite limpar os dados informados em todos os filtros, inclusive os Outros filtros disponíveis.
Outros filtros disponíveis
Outros filtros podem ser acessados através do botão , disponível na tela do Condomínio21 Borderô:
- Fornecedor: Mostra os fornecedores cadastrados no Condomínio21. Clique no botão para abrir a lista de fornecedores e para selecionar o fornecedor desejado clique duas vezes sobre a linha. Também é possível selecionando a linha correspondente ao fornecedor ou digitando o nome do fornecedor desejado na busca e ao final clique no botão [Selecionar]. Para desmarcar o fornecedor clique no botão [Limpar Seleção].
- Classe de Conta: Mostra os planos de conta, e suas respectivas classes de conta, cadastrados no Condomínio21. Clique no botão para abrir a lista de classes e para selecionar a classe desejada clique duas vezes sobre a linha. Também é possível selecionando a linha correspondente à classe de conta ou digitando a descrição da classe desejada na busca e ao final clique no botão [Selecionar].
- Centro de Custo: Mostra os centros de custos dos condomínios selecionados, de acordo com o plano configurado em cada condomínio. Clique no botão para abrir a lista de centros de custo e para selecionar um centro de custo desejado clique duas vezes sobre a linha. Também é possível selecionando a linha correspondente ao centro de custo ou digitando a descrição do centro de custo desejado na busca e ao final clique no botão [Selecionar]. Este filtro ficará disponível somente se o Condomínio21 estiver configurado para utilizar Centro de Custo.
- Forma de Pagamento: Mostra as formas de pagamento disponíveis no Condomínio21 Borderô e que são esperadas pelos bancos. Clique na seta para abrir a lista de formas de pagamento e para selecionar a forma desejada clique sobre a linha. Por padrão são selecionadas todas as formas de pagamento.
Importante:
- O tipo de pagamento é utilizado somente pelo Condomínio21 e a forma de pagamento configurada é enviada ao banco na remessa gerada.
- Banco: Mostra os bancos de acordo com o cadastro das contas correntes dos condomínios selecionados. Clique no botão para abrir a lista de bancos e para selecionar o banco desejado clique duas vezes sobre a linha. Também é possível selecionando a linha correspondente ao banco ou digitando o nome do banco desejado na busca e ao final clique no botão [Selecionar]. Para desmarcar o banco clique no botão [Limpar Seleção].
- Conta Corrente para Pagamento: Mostra as contas correntes abertas dos condomínios selecionados. Clique no botão para abrir a lista de contas correntes e para selecionar a conta corrente desejada clique duas vezes sobre a linha. Também é possível selecionando a linha corresponde à conta corrente ou digitando a referência desejada na busca e ao final clique no botão [Selecionar]. Para desmarcar a conta corrente clique no botão [Limpar Seleção].
- Número do Borderô: Permite filtrar um número de borderô desejado. Por padrão são selecionados todos os borderôs.
- Tipo de Pagamento: Mostra os tipos de pagamento disponíveis no Condomínio21. Clique na seta para abrir a lista de tipos de pagamento e para selecionar o tipo desejado clique sobre a linha. Por padrão são selecionados todos os tipos de pagamento e este tipo é vinculado no momento de criar a despesa.
- Data de Pagamento: Permite filtrar despesas que contenham a data de pagamento dentro do intervalo informado. Marque a opção existente no campo e escolha uma data no calendário disponível.
- Data de Liquidação: Permite filtrar despesas que contenham a data de liquidação dentro do intervalo informado. Marque a opção existente no campo e escolha uma data no calendário disponível.
- Valor do Lançamento: Permite filtrar despesas que contenham o valor dentro do intervalo informado. Marque a opção existente no campo e digite um valor válido.
- Botão Ocultar Filtros: Deve ser acionado para fechar a tela.
Bloco Alterar Despesas Selecionadas
Este bloco dispõe dos campos ‘Conta Corrente de Pagamento’, ‘Conta Virtual’ e ‘Data de Pagamento’. Ao selecionar uma ou mais despesas é possível alterar essas informações, podendo ser aplicada a alteração de um campo apenas ou os três ao mesmo tempo, dependendo das despesas selecionadas na grade. Para maiores informações consulte o tópico Alterando a conta corrente de pagamento, conta virtual e data de pagamento da despesa.
Visualizando os saldos das contas correntes
Os saldos e provisões de contas correntes e virtuais podem ser acessadas através do botão , disponível na tela do Condomínio21 Borderô. Neste saldo são apresentadas as contas correntes e virtuais do(s) condomínio(s) selecionado(s) ou apenas de contas pool.
Cada saldo mostrado apresenta:
- Saldo Atual: Saldo de hoje da conta considerando despesas e receitas já baixadas.
- Despesas em Aberto: Considera todas as despesas em aberto, em qualquer vencimento, e que estejam vinculadas à conta de pagamento.
- Saldo Provisionado: Saldo considerando saldo atual subtraindo as despesas em aberto.
Para que o gráfico fique disponível para a conta corrente, é necessário existir despesas com data de vencimento igual a data atual mais oito dias subsequentes. Ao clicar no botão será exibido o gráfico com o saldo provisionado por data de vencimento. Na vertical apresenta o valor do saldo provisionado e na horizontal a data de vencimento.
Importante:
- É possível visualizar o saldo somente de um condomínio por vez. Caso no filtro ‘Condomínio’ esteja selecionado mais de um condomínio, ao clicar no botão [Saldo das Contas Correntes] será exibida a mensagem de alerta abaixo:
Após confirmá-la será aberta a tela abaixo para seleção do condomínio para exibição dos saldos. Selecione o condomínio desejado e clique no botão [Confirmar] para que os saldos sejam exibidos.
- São exibidas somente contas correntes e virtuais sem fechamento.
- Este recurso está disponível somente para cliente Corporate.
Visualizando informações do Condomínio21 Borderô
As informações podem ser acessadas através do botão , disponível na tela do Condomínio21 Borderô. Nesta opção é possível saber quais bancos estão disponíveis e a legenda de ícones utilizados na grade de exibição das despesas.
Visualizando totalizadores das despesas
Os totalizadores podem ser acessados através do botão , disponível na tela do Condomínio21 Borderô. Nesta opção é possível saber:
- A quantidade de despesas exibidas na tela ao filtrar e o valor total destas despesas.
- A quantidade de despesas selecionadas na tela e o valor total destas despesas.
Importante:
- Ao selecionar um agrupamento, a quantidade de despesas selecionadas é contabilizada em 1 independentemente da quantidade de despesas do agrupamento, e no valor total das despesas selecionadas consta o somatório dos valores das despesas do agrupamento.
Colunas disponíveis
As colunas preenchidas automaticamente são as que possuem informações das despesas, e as que estão fazias dependem de ações para preenchimento.
- : Indica que a linha possui despesas agrupadas.
- Condomínio: Mostra o nome do condomínio da despesa.
- : Indica que a despesa com Pagamento Efetuado teve a baixa cancelada através do menu Consultas > Contas a Pagar.
- Cód. Classe: Mostra o código da classe da despesa.
- Classe da Conta: Mostra a descrição da classe da despesa.
- Fornecedor: Mostra o nome do fornecedor.
- Favorecido: Mostra o nome do favorecido.
- Número do Borderô: Mostra o número do borderô gerado para a despesa.
- Nota Fiscal: Mostra o número da nota da despesa.
- Mês Referência: Mostra o mês de referência da despesa.
- Valor Lançamento: Mostra o valor da despesa.
- Data Vencimento: Mostra o vencimento da despesa.
- Forma de Pagamento: Mostra a forma de pagamento identificada automaticamente ou definida pelo usuário.
- Tipo de Pagamento: Mostra o tipo de pagamento da despesa.
- Conta Corrente: Mostra a conta corrente de pagamento.
- C/C do Favorecido: Mostra a conta corrente do fornecedor/favorecido.
- Conta Virtual: Mostra a conta virtual da despesa. Esta coluna será mostrada somente se ao menos um condomínio estiver configurado para trabalhar com Conta Virtual.
- Valor de Pagamento: Mostra o valor liquidado.
- Data de Pagamento: Mostra a data de pagamento da despesa.
- Data de Liquidação: mostra a data em que foi liquidada a despesa.
- Situação: Mostra a situação da despesa.
- Id Movimento: Mostra o número de movimento da despesa.
- Id do Lançamento: Mostra o número da despesa.
Importante:
- A exibição das colunas, quando houver agrupamento, irá depender das informações existentes nas despesas agrupadas.
Utilizando o Condomínio21 Borderô
Após conhecer um pouco sobre o Condomínio21 Borderô, apresentaremos a partir de agora as alterações possíveis na despesa desde antes da geração do borderô até o processamento do arquivo de retorno. Pelas opções disponíveis nos botões [Borderô], [Remessa] e [Retorno] é possível alterar a situação da despesa, e abordaremos a funcionalidade presente em cada opção destes botões.
Mudando a ordenação das despesas
O Condomínio21 Borderô permite alterar a ordenação das despesas após clicar no botão [Filtrar]. Isto é possível clicando sobre o título da coluna que deseja ordenar.
Como fazer:
- Informe os filtros desejados e clique no botão [Filtrar].
- Na grade de despesas, clique no título da coluna que deseja ordenar.
Exemplo 1 – Ordenando em ordem crescente pelo Fornecedor: Após filtrar as despesas e clicar no título da coluna ‘Fornecedor’, as despesas são mostradas em ordem crescente. Note que na coluna é exibido o botão no canto direito.
Exemplo 2 – Ordenando em ordem decrescente pelo Fornecedor: Após ordenar a coluna ‘Fornecedor’ em ordem crescente, clique novamente sobre o título da coluna para ordená-la em ordem decrescente. Note que na coluna é exibido o botão no canto direito.
Importante:
- A ordenação pela coluna desejada será desfeita caso posteriormente seja acionado o botão [Filtrar].
Agrupando despesas
O Condomínio21 Borderô permite o agrupamento de despesas. Isto é possível através da opção <Agrupar Contas>, disponível ao lado da opção <Selecionar Todos>. Ao inicializar o Condomínio21 Borderô esta opção é por padrão marcada, e caso não queira agrupar as despesas é necessário desmarcá-la antes de gerar o borderô.
As despesas serão agrupadas se possuírem as seguintes informações em comum:
- Número de Movimento.
- Fornecedor.
- Data de vencimento.
- Data de pagamento.
- Número de borderô.
- Código de imposto.
- Código de barras.
Ao agrupar, na grade é apresentada uma linha contendo os dados em comum das despesas agrupadas e com o do lado esquerdo da coluna ‘Condomínio’.
Ao clicar neste as despesas agrupadas são exibidas em uma grade adjacente.
Importante:
- A opção <Agrupar Contas> somente irá agrupar ou desagrupar despesas com a situação Novo. Caso a despesa esteja com outras situações, ela sempre será apresentada da forma em que foi gerado o borderô.
- Ao gerar a remessa de um agrupamento, é enviado apenas um registro somando os valores das despesas agrupadas.
Alterando a conta corrente de pagamento, conta virtual e data de pagamento
Caso seja necessário alterar a conta corrente de pagamento, conta virtual ou data de pagamento, isto poderá ser feito através do bloco ‘Alterar Despesas Selecionadas’, disponível juntamente com os filtros.
Como fazer – Alterar a conta corrente de pagamento:
- Selecione na grade as despesas que deseja alterar a conta corrente de pagamento.
- Clique na lupa disponível no campo à esquerda do bloco ‘Alterar Despesas Selecionadas’, selecione a nova conta corrente de pagamento na lista disponível e clique no botão [Selecionar].
- Selecionada a conta corrente de pagamento, clique no botão [Aplicar] para continuar.
- Será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que a conta corrente de pagamento será atualizada para as despesas selecionadas. Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
- Ao confirmar a mensagem anterior é solicitada a senha do usuário logado no Condomínio21. Após informar a senha clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
Como fazer – Alterar a conta virtual:
- Selecione na grade as despesas que deseja alterar a conta virtual.
- Clique na lupa disponível no campo centralizado do bloco ‘Alterar Despesas Selecionadas’, selecione a nova conta virtual na lista disponível e clique no botão [Selecionar].
- Selecionada a conta virtual, clique no botão [Aplicar] para continuar.
- Será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que a conta virtual será atualizada para as despesas selecionadas. Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
- Ao confirmar a mensagem anterior é solicitada a senha do usuário logado no Condomínio21. Após informar a senha clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
Como fazer – Alterar a data de pagamento:
- Selecione na grade as despesas que deseja alterar a data de pagamento.
-Clique na seta disponível no campo à direita do bloco ‘Alterar Despesas Selecionadas’, selecione a nova data no calendário.
- Selecionada a data de pagamento, clique no botão [Aplicar] para continuar.
- Será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que a data de pagamento será atualizada para as despesas selecionadas. Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
- Ao confirmar a mensagem anterior é solicitada a senha do usuário logado no Condomínio21. Após informar a senha clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
Importante:
- A alteração da conta corrente de pagamento, conta virtual e data de pagamento é permitida somente para as situações Novo e Borderô Gerado. Caso estejam selecionas também despesas com situações diferentes das permitidas, será exibida a mensagem de alerta abaixo:
- Caso a conta corrente de pagamento e/ou a conta virtual escolhidas não pertença ao condomínio de uma ou mais despesas selecionadas, será exibida a mensagem de confirmação abaixo:
- As despesas em que não for definida a data de pagamento será considerada a mesma data da coluna ‘Data Vencimento’.
- Para fazer a alteração nas despesas agrupadas, é necessário selecionar a linha do agrupamento antes de aplicar.
- Nas telas de seleção de conta corrente de pagamento e conta virtual são exibidas somente contas sem fechamento.
- Caso esteja marcada a opção <Apenas Conta Pool> no filtro ‘Condomínio’, na tela de seleção da conta corrente de pagamento serão exibidas somente contas pool.
Alterando a forma de pagamento
Ao filtrar as despesas, é realizada uma validação para definir a qual forma de pagamento cada despesa se adequa:
- Boleto: Se a despesa possuir código de barras e não for um imposto.
- Conta de Concessionária: Se a despesa estiver com código de barras de concessionária.
- DOC: Se a despesa estiver com uma conta corrente do favorecido e sem código de barras.
- TED: Se a despesa estiver com uma conta corrente do favorecido e sem código de barras.
- FGTS: Se a despesa possuir o tipo de imposto ‘FGTS’, possuir código de barras e for criada como lançamento avulso selecionando esse imposto.
- GPS: Se a despesa possuir o tipo de geração ‘GPS’, possuir código de barras e for criada como lançamento avulso selecionando esse tipo de geração.
- IPTU: Se a despesa possuir o formato de título de prefeituras, com código de barras.
- ISS: Se a despesa possuir o tipo ‘Outros Impostos’ sem possuir o tipo, for imposto sobre serviço, possuir código de barras e for criada como lançamento avulso selecionando esse imposto.
- Crédito em Conta Corrente: Se a despesa estiver com uma conta corrente do favorecido, sem código de barras e o banco favorecido seja o mesmo do pagador.
- DARF: Se a despesa for um imposto, possuir o tipo de geração ‘DARF’ e for criada como lançamento avulso selecionando esse tipo de geração, que não seja ‘ISS’, ‘GPS’ e ‘FGTS’ .
- Outros Tributos: Se a despesa possuir o tipo de geração ‘Outros Impostos’ com o tipo, possuir código de barras e for criada como lançamento avulso selecionando imposto com esse tipo de geração.
- Se a despesa não se adequar a nenhuma das validações acima, a forma de pagamento ficará vazia.
Caso a forma de pagamento não esteja de acordo com o pagamento a ser realizado, ou esteja vazia, o Condomínio21 Borderô permite que uma nova forma de pagamento seja definida.
Como fazer:
- Selecione na grade a(s) despesa(s) que deseja alterar a forma de pagamento.
- Clique com o botão direito sobre a grade e selecione a opção <Alterar Forma de Pagamento>.
- Na tela apresentada selecione a linha correspondente à nova forma de pagamento e clique no botão [Selecionar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Caso a(s) despesa(s) esteja(m) apta(s) para a forma de pagamento escolhida, será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que a alteração ocorreu com sucesso.
Importante:
- Para a despesa que possui a conta corrente do favorecido, sem código de barras e o banco favorecido seja diferente do pagador, a forma de pagamento mostrada na grade será padrão ‘TED’.
- Para o banco 077 Inter – 240 posições estão liberadas somente as formas de pagamento ‘Boleto’, ‘Conta de Concessionária’, ‘TED’, ‘FGTS’, ‘GPS’, ‘IPTU’, ‘ISS’ e ‘Outros Tributos’, sendo que os tributos precisam ter código de barras. Para as demais formas o banco Inter não consegue realizar os pagamentos e a coluna ‘Forma de Pagamento’ será mostrada vazia.
- A alteração da forma de pagamento é permitida somente para as situações Novo e Borderô Gerado. Caso estejam selecionas também despesas com situações diferentes das permitidas, será exibida a mensagem de confirmação abaixo:
- Caso uma ou mais despesas não atenda aos requisitos da forma de pagamento selecionada, será exibida a mensagem abaixo, informando o motivo da(s) despesa(s) não alterada(s):
Fazendo a conferência dos pagamentos
Ao selecionar uma ou mais despesas é possível realizar a conferência através do Condomínio21 Borderô.
Como fazer:
- Clique com o botão direito sobre a grade e selecione a opção <Conferir>. Não é necessário selecionar despesas na grade.
- Ao clicar nesta opção será chamada a rotina Conferência do Condomínio21, disponível no menu Editar > Conferência. Informe os filtros desejados, selecione a(s) despesa(s) que deseja conferir e clique no botão [Conferir].
Importante:
- A opção <Conferir> ficará habilitada somente se o usuário logado tiver permissão mínima de consulta para a rotina Conferência. As permissões são definidas para o grupo de acesso através do menu Arquivo > Controle de Acesso > Grupo de Acesso. O grupo é vinculado ao usuário através do menu Arquivo > Controle de Acesso > Cadastro de Usuários no campo ‘Grupo’.
Botão Borderô
Este botão apresenta as opções <Gerar> e <Cancelar>.
Estas opções poderão ser aplicadas somente em despesas ou agrupamentos que possuem as seguintes situações:
- Gerar: Situação Novo.
- Cancelar: Situações Borderô Gerado, Remessa Gerada, Pagamento Registrado ou Pagamento Efetuado com cancelamento da baixa.
Mostrando a provisão da conta ao gerar o borderô
Para visualizar o saldo das contas correntes ou contas virtuais, é necessário marcar o parâmetro <Mostrar provisão na geração de borderôs> nas Configurações do Condomínio21 Borderô.
Cada saldo mostrado apresenta:
- Saldo Atual: Saldo de hoje da conta considerando despesas e receitas já baixadas.
- Total de Despesas Selecionadas: Considera todas as despesas selecionadas para geração do borderô.
- Saldo Provisionado: Saldo considerando saldo atual subtraindo o total de despesas selecionadas.
Como fazer:
- Selecione as despesas na grade e clique na opção <Gerar>.
- Após visualizar o saldo da conta clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
Exemplo 1 - Visualizando o saldo das Contas Correntes:
Exemplo 2 - Visualizando o saldo das Contas Virtuais:
Importante:
- Caso estejam selecionadas despesas com contas correntes ou contas virtuais distintas, será exibido o saldo individualmente para cada conta corrente ou conta virtual. Para ser gerado o borderô é necessário concordar com todos os saldos apresentados.
- Caso esteja configurado para mostrar o saldo das contas virtuais, mas a(s) despesa(s) selecionada(s) não possui(em) conta virtual, será mostrado o saldo das contas correntes.
- Este recurso está disponível somente para cliente Corporate.
Gerando o borderô de pagamento
Após realizadas as configurações e alterações desejadas iremos gerar o borderô.
Como fazer:
- Selecione as despesas na grade com a situação Novo e clique na opção <Gerar>.
- Ao finalizar a geração do borderô será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que a geração foi realizada com sucesso e as despesas passam a ser exibidas com a situação Borderô Gerado.
Cancelando o borderô de pagamento
O cancelamento é permitido para despesas com as situações Borderô Gerado, Remessa Gerada, Pagamento Registrado e Pagamento Efetuado com cancelamento da baixa. Para efetuar o cancelamento do borderô em despesas com a situação Pagamento Efetuado, é necessário antes realizar o cancelamento da baixa deste pagamento como de costume. A despesa será exibida com o ícone antes da coluna ‘Cód. Classe’.
Como fazer:
- Selecione as despesas na grade e clique na opção <Cancelar>.
- Será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que as despesas perderão o vínculo com o número do borderô. Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
- Ao confirmar a mensagem anterior é solicitada a senha do usuário logado no Condomínio21. Após informar a senha clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Após informar a senha é solicitado o motivo do cancelamento. Após informar o motivo clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Ao finalizar o cancelamento será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que o cancelamento foi realizado com sucesso e as despesas passam a ser exibidas com a situação Novo.
Importante:
- Ao selecionar um agrupamento com a situação Borderô Gerado, Remessa Gerada ou Pagamento Registrado, será cancelado o borderô de todas as despesas deste agrupamento.
- É possível cancelar o borderô com a situação Pagamento Efetuado somente em despesas sem agrupamento.
- Caso estejam selecionadas somente despesas com as situações Remessa Gerada, Pagamento Registrado e Pagamento Efetuado com cancelamento da baixa e o usuário logado não esteja com permissão para cancelamento de borderô com remessa gerada, será exibida a mensagem de alerta abaixo:
- Caso estejam selecionadas somente despesas com as situações Borderô Gerado, Remessa Gerada, Pagamento Registrado e Pagamento Efetuado com cancelamento da baixa e o usuário logado não esteja com permissão para cancelamento de borderô com remessa gerada, será exibida a mensagem de alerta abaixo:
- Caso não seja permitido o cancelamento para uma ou mais despesas selecionadas, será exibida a mensagem de alerta abaixo:
Botão Remessa
Este botão apresenta a opção <Gerar>.
Esta opção poderá ser aplicada somente em despesas ou agrupamentos que possuem a seguinte situação:
- Gerar: Situação Borderô Gerado.
Gerando a remessa de pagamento
Após realizadas as configurações e alterações desejadas iremos gerar a remessa.
Como fazer:
- Selecione as despesas na grade com a situação Borderô Gerado e clique na opção <Gerar>.
- Ao finalizar a geração será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que a remessa foi gerada com sucesso e solicita a confirmação para exibição do diretório onde o(s) arquivo(s) foi(foram) salvo(s). Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para não exibir o diretório.
- Caso confirme a mensagem para acesso ao diretório, será aberto o explorador de arquivos do Windows e exibido o diretório configurado no parâmetro <Diretório para Geração da Remessa>.
- Após a geração da remessa as despesas passam a ser exibidas com a situação Remessa Gerada.
Importante:
- Para maiores informações sobre a configuração do parâmetro <Diretório para Geração da Remessa> consulte o tópico Configurações para o funcionamento do Condomínio21 Borderô.
- Caso na seleção da grade contenha apenas despesas com a situação Remessa Gerada, será exibida a mensagem de alerta abaixo, informando que as despesas não possuem a situação Borderô Gerado:
- Caso na seleção da grade contenha despesas com as situações Borderô Gerado e Remessa Gerada, será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que a remessa será gerada somente para as despesas possuem a situação Borderô Gerado:
Botão Retorno
Este botão apresenta as opções <Processar>, <Abrir Processados>, <Comprovante> e <Reiniciar Recusados>.
Estas opções poderão ser aplicadas somente em despesas ou agrupamentos que possuem as seguintes situações:
- Processar: Situação Remessa Gerada.
- Abrir Processados: Situações Pagamento Registrado, Pagamento Recusado ou Pagamento Efetuado.
- Comprovante: Situação Pagamento Efetuado com registro de autenticação.
- Reiniciar Recusados: Situação Pagamento Recusado.
Processando o arquivo de retorno
Após realizadas as configurações desejadas iremos processar o arquivo de retorno. Neste processamento a despesa terá a situação alterada para Pagamento Registrado, Pagamento Recusado ou Pagamento Efetuado, de acordo com a ocorrência enviada pelo banco.
Após processar o(s) arquivo(s) de retorno será apresentado o log contendo as despesas processadas, podendo este ser exportado para PDF.
Como fazer:
- Clique na opção <Processar>. Não é necessária a utilização dos filtros para processar o retorno.
- Será aberto o explorador de arquivos do Windows e exibido o diretório configurado no parâmetro <Diretório para Leitura do Retorno>. Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar e clique no botão [Abrir] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Ao finalizar o processamento será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que os arquivos foram lidos com sucesso e as despesas passam a ser exibidas com as situações Pagamento Registrado, Pagamento Recusado ou Pagamento Efetuado.
- Ao confirmar a mensagem anterior é apresentado o log na tela Retornos processados por Borderô Eletrônico de pagamentos, mostrando as despesas processadas com a respectiva situação. Neste log é possível filtrar pelo condomínio e pela situação das despesas, bem como exportar para PDF.
- Para maiores informações sobre as funcionalidades do log consulte o tópico Consultando os arquivos já processados.
Importante:
- Para maiores informações sobre a configuração do parâmetro <Diretório para Leitura do Retorno> consulte o tópico Configurações para o funcionamento do Condomínio21 Borderô.
Consultando os arquivos já processados
As informações referentes ao arquivo de retorno ficarão disponíveis no sistema para consulta. Assim, é possível saber:
- Quais arquivos foram processados em uma data.
- Qual despesa e sua respectiva situação foi processada.
- Qual foi o valor, data de pagamento/liquidação e conta corrente a despesa foi paga.
As colunas apresentam as seguintes informações:
- Nota Fiscal: Mostra o número da nota da despesa.
- Conta Corrente: Mostra a conta corrente de pagamento da despesa.
- Vencimento: Mostra a data de vencimento da despesa.
- Pagamento: Mostra a data de pagamento da despesa.
- Valor Original: Mostra o valor da despesa.
- Valor Liquidado: Mostra o valor pago da despesa.
- Condomínio: Mostra o nome do condomínio da despesa.
- Fornecedor/Favorecido: Mostra o nome do fornecedor/favorecido da despesa.
- Situação: Mostra a situação que foi processada no arquivo.
- Ocorrência/Motivo: Mostra a ocorrência recebida no arquivo.
- Liquidação: Mostra a da de liquidação da despesa.
Os totalizadores consideram:
- Total de títulos: Mostra o somatório da quantidade e valor de Pagos, Registrados e Rejeitados.
- Processados Corretamente: Mostra o somatório da quantidade e valor de Pagos e Registrados.
- Processados com Ocorrências: Mostra a quantidade e valor de Rejeitados.
- Pagos: Mostra o somatório da quantidade e valor liquidado das despesas com a situação ‘Pago’.
- Registrados: Mostra o somatório da quantidade e valor original das despesas com a situação ‘Registrado’.
- Rejeitados: Mostra o somatório da quantidade e valor original das despesas com a situação ‘Rejeitado’.
Como fazer:
- Clique na opção <Abrir Processados>.
- A tela Retornos processados por Borderô Eletrônico de pagamentos será mostrada vazia.
- Utilize os filtros disponíveis:
- Selecione o arquivo de retorno: Mostra todos os arquivos processados informando no nome de cada arquivo a data e hora de processamento. Clique no botão para abrir a tela de seleção de arquivos, e para selecionar o arquivo desejado clique duas vezes sobre a linha ou selecione o arquivo e utilize as setas (>, <, >>, <<) para incluir ou excluir um arquivo do filtro. Ao final clique no botão [Confirmar].
Para limpar a seleção do filtro clique no botão .
- Condomínio: Permite filtrar um ou mais condomínios e por padrão serão selecionados todos os condomínios. Clique no botão para abrir a lista de condomínios, e para incluir ou excluir um condomínio clique duas vezes sobre a linha ou selecione o condomínio e utilize as setas (>, <, >>, <<) . Ao final clique no botão [Confirmar].
- Situação: Monstra as situações disponíveis para arquivo processado. Clique na seta para abrir a lista de situações e para selecionar a situação desejada clique sobre a linha. Por padrão são selecionadas todas as situações.
- Após definir os filtros clique no botão [Filtrar]. As despesas serão mostradas com a cor referente à situação processada.
O sistema permite exportar o log visualizado através do botão . Ao clicar neste botão, ele será exportado para PDF e apresentado pelo navegador ou aplicativo configurado para visualização.
Exemplo - Log exportado da demonstração acima: Cada arquivo será apresentado separadamente, por página, e na última página são apresentados os totalizadores gerais. Neste exemplo selecionamos três arquivos, note que em cada página consta um arquivo com seu respectivo detalhamento.
O log visualizado fica salvo no diretório onde o Condomínio21 está instalado com a nomenclatura LogDeRetornoBordero_DDMMAAHHMMSS.pdf, onde:
- DDMMYY = data de exportação do log.
- HHMMSS = hora de exportação do log.
Importante:
- O filtro ‘Selecione o arquivo de retorno’ está disponível somente quando o log é aberto através da opção <Abrir Processados>. Quando o log é exibido após o processamento do arquivo de retorno, são mostrados todos os arquivos processados.
Emitindo o comprovante de pagamento
Para os pagamentos realizados, e que possuem registro de autenticação, será possível a emissão do comprovante de pagamento.
Como fazer:
- Selecione as despesas na grade com a situação Pagamento Efetuado e clique na opção <Comprovante>.
- Será exibida uma mensagem de confirmação, informando que o comprovante foi salvo com sucesso, e solicita a confirmação para mostrar os comprovantes. Clique no botão [Sim] para continuar ou em [Não] para não visualizar os comprovantes.
- Caso confirme a mensagem:
- Se for selecionada mais de uma despesa ou agrupamento: Será aberto o explorador de arquivos do Windows e exibido o diretório onde os comprovantes foram salvos. Serão mostrados os diretórios gerados considerando o ano/mês de baixa da despesa.
- Se for selecionada apenas uma despesa sem agrupamento: O comprovante será apresentado pelo navegador ou aplicativo configurado para visualização de arquivos PDF.
Exemplo - Consultando um comprovante salvo: Os comprovantes ficarão salvos no diretório onde o Condomínio21 está instalado mais o complemento \Comprovantes de Pgto Bordero.
Como fazer:
- Após acessar o diretório \Comprovantes de Pgto Bordero, é possível visualizar outro diretório contendo o nome do condomínio. Clique no diretório correspondente ao condomínio consultado e serão listados os comprovantes salvos.
- No exemplo apresentado as despesas foram pagas em 01/2022 e são do condomínio COND. MODELO I. O comprovante possui na nomenclatura ComprovantePgto_PPPPPP_FORNECEDOR_AAAAMMDD_NF.pdf, onde:
- PPPPPP = Número da despesa.
- FORNECEDOR = Nome do fornecedor da despesa.
- AAAAMMDD = Data de pagamento da despesa.
- NF = Número da nota fiscal na despesa.
Importante:
- O código de autenticação é enviado pelo banco nos arquivos de retorno. Para que o banco disponibilize tal informação, é preciso entrar em contato com o gerente da conta do condomínio ou da administradora, solicitando a liberação de envio do código de autenticação das operações de baixa das despesas no arquivo de retorno, que tecnicamente vem no segmento Z de cada arquivo.
- Não será permitida a visualização do comprovante para despesas com a situação Pagamento Efetuado que tiveram a baixa cancelada ou não possuem o registro de autenticação. Será exibida a mensagem de alerta abaixo:
- Caso seja selecionada alguma despesa com a situação diferente de Pagamento Efetuado, será exibida a mensagem de alerta abaixo:
- Este recurso está disponível somente para cliente Corporate.
Reiniciando despesas com pagamento recusado
Caso seja necessário refazer o pagamento de alguma despesa que teve o pagamento recusado, será possível desconsiderar o número de borderô e remessa gerados, fazendo com que a despesa ou agrupamento volte para o status inicial.
Como fazer:
- Selecione as despesas na grade com a situação Pagamento Recusado e clique na opção <Reiniciar Recusados>.
- Será exibida a mensagem de confirmação abaixo, informando que as despesas serão reiniciadas. Clique no botão [Sim] para continuar e em [Não] para abortar a operação.
- Ao confirmar a mensagem anterior será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que o pagamento foi restaurado para seu estado inicial e elas passam a ser exibidas com a situação Novo.
Importante:
- Caso não seja permitido o reinício para uma ou mais despesas selecionadas, será exibida a mensagem de alerta abaixo:
Particularidades do Banco Santander
Para o Santander temos a opção de seleção de dois bancos no cadastro da conta corrente e é obrigatório o preenchimento do contrato.
O número cadastrado após o hífen (-) no cadastro da agência e conta corrente é considerado como digito e não é enviado na remessa, pois essa informação não é obrigatória.
Como fazer:
- O Banco pode ser configurado com o código 033 ou 353. O código 353 precisa de habilitar o parâmetro Usar código 033. Acesse Cadastro -> Bancos e faça a configuração.
- Acesse Cadastro -> Contas Correntes para um cadastro de uma nova conta, ou Arquivo -> Ferramentas de Administração -> aba Manutenção -> Contas Correntes para editar uma conta existente. A informação contrato número é obrigatória, e deve ser preenchida com o contrato informado pelo banco. Após o cadastro/edição, clique em gravar.
Particularidades por banco