Como fazer – Adicionar retenção:
Acesse o menu Consultas > Contas a pagar, faça o filtro conforme desejado e clique em Filtrar.
Selecione o lançamento que deseja adicionar a retenção e clique em Alterar Conta.
Na tela Alteração de Contas clique em Adicionar retenção.
Na tela Retenção de impostos clique em Novo.
No campo Retenção de Impostos selecione o imposto e clique nas duas setas para baixo. O imposto com os detalhes será exibido no grid abaixo. Em seguida clique em Gravar e depois em Sair.
Na tela Alteração de Contas clique em Gravar e depois em Sair. O imposto será exibido no canto superior da tela.
Importante:
- É possível adicionar a retenção de imposto somente para lançamentos com Situação Em Aberto e que não tenha retenção de imposto informada.
Observação:
- Após adicionar a retenção de impostos, na tela de Pesquisa de Contas a Pagar serão apresentados dois lançamentos: do imposto e da conta a pagar.
Observe que o valor da conta a pagar estará diferente, porque será descontado o valor do imposto.
Se a retenção do imposto for lançada na tela de Editar > Lançamentos > Contas a pagar, e o lançamento for parcelado, na tela de Consultas > Contas a pagar, serão exibidos o valor do parcelamento da conta e do imposto.
Exemplos de lançamento com uma parcela e com três parcelas.
É possível fazer a consulta dos lançamentos com a retenção dos impostos através do menu de Relatórios.
Basta selecionar o tipo de relatório desejado, aplicar os filtros desejados e clicar em Visualizar.
Exemplo: Relatório de contas a pagar por período.