Geração de boletos/CNAB pelo Banco Inter 400 Posições

Geração de boletos/CNAB pelo Banco Inter 400 Posições

        



Será disponibilizado no Condomínio21 o processo de cobrança CNAB para o banco Inter. Essa instituição bancária é uma das mais procuradas pelas empresas, por sua baixa tarifa ou mesmo pelo custo zero em alguns casos, por isso foi implementado no sistema toda a rotina de geração de boletos, remessa e leitura do retorno para que as administradoras consigam trabalhar com esse banco. Entretanto, para o banco Inter há algumas particularidades que serão citadas ao longo desse documento, mas a principal é que o nosso número, linha digitável e código de barras dos boletos serão disponibilizados nos títulos somente após o registro feito pelo próprio banco.


Para utilizar o CNAB 400 do banco Inter é necessário que o Novo Módulo de Cobrança CNAB esteja habilitado no Condomínio21.


Cadastro do Banco

O cadastro do banco será realizado automaticamente ao realizar a atualização da versão, se não existir algum banco com o código 077.


Como fazer – Consultar o cadastro do banco Inter: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Bancos
  1. Clique no binóculo ao lado do campo Número do banco. Na Busca Rápida, coluna Banco, Selecione Banco Inter S.A. ou Banco Intermedium e clique em Selecionar.


Será exibido na tela o cadastro do banco Inter.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

Cadastro da Conta Corrente

A aba CNAB ficará visível somente se o Novo Módulo de Cobrança CNAB estiver habilitado.


Como fazer: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Contas Correntes
  1. Clique no botão Novo.
  1. Na aba Principal preencha os campos: 
  1. Banco: Selecione o banco correspondente ao Inter.
  1. Agência: Informe a agência com até 5 caracteres considerando seu dígito. Exemplo: 0001-5.
  1. Conta: Informe a conta com até 10 caracteres considerando seu dígito. Exemplo: 123456789-1.
  1. Carteira: O número de carteira permitido para o banco Inter é somente a 112, por isso o campo será preenchido automaticamente e ficará desabilitado.
  1. Aceite: Informe as letras A ou N.
  1. Espécie Doc. Boleto: A espécie de documento boleto permitida para o banco Inter é somente a 99, por isso o campo será preenchido automaticamente e ficará desabilitado.
  1. Espécie Doc. Remessa: A espécie de documento remessa permitida para o banco Inter é somente a 99, por isso o campo será preenchido automaticamente e ficará desabilitado.

Preencha os demais campos obrigatórios como de costume.



Na aba CNAB preencha os campos: 

  1. Dias Baixa/Devolução: Informe 30 ou 60. Esses são os dias decorridos da data de vencimento do título em que ainda será possível o pagamento.
  1. Inserir Instrução de Multa: Marque para enviar na remessa as instruções de multa.
  1. Inserir Juros de Mora ao Dia: Marque para enviar na remessa as instruções de juros de mora ao dia.
  1. Inserir Taxa de Juros Mensal: Marque para enviar na remessa as instruções de juros mensal.


  1. Na aba Inter preencha o campo: 
  1. Bloco Boletos: No campo Constante do campo livre do boleto é permitido informar uma sequência de até 8 números. Essa informação você encontra no Internet Banking de sua conta do banco Inter acessando a opção Conta Digital > Emissão via CNAB > Retorno. Nessa aba estará o Número da operação. Copie-o e cole no campo da Constante do campo livre do boleto na tela de conta corrente, conforme mostra a imagem abaixo.

Importante:

Informações de protesto e de baixa/devolução não estão sendo tratados nesta implementação. Portanto, os campos ficarão desabilitados na aba CNAB.


O banco Inter não trabalha com cobrança com código do cedente. Portanto, para que o sistema não trabalhe com o código do cedente é necessário apenas deixar desmarcada a opção Cobrança com Código do Cedente da aba Cobrança Avançada nas configurações Avançadas do Condomínio.


Como fazer:

  1. Acesse o menu Cadastros > Condomínios opção Configurações Avançadas.
  1. Na aba Cobrança Avançada desmarque a opção Cobrança com Código do Cedente e clique em Gravar.


Geração do Boleto

Para geração dos boletos é necessário que todos os cadastros e configurações anteriores já estejam realizados. 


Importante:

Caso o condomínio possua mais de uma conta corrente aberta e ao menos uma delas seja do banco Inter, será exibida a tela para seleção da conta corrente para qual os boletos serão emitidos. Caso o condomínio possua apenas uma conta corrente aberta e essa for do banco Inter ou de outro banco, a tela para seleção da conta corrente não será exibida, e abrirá a tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários como de costume.


Como fazer – Selecionar a conta corrente para geração do boleto, caso o condomínio possua mais de uma conta, sendo uma delas do banco Inter:


Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos. Será exibida a mensagem abaixo:


TextoDescrição gerada automaticamente

Após confirmar a mensagem será exibida a tela de seleção de contas correntes conforme mostra imagem abaixo. Selecione a conta que deseja gerar os boletos e clique em Selecionar.



Após fazer a abertura da tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários, caso a conta corrente selecionada seja do banco Inter, os botões serão apresentados conforme imagem abaixo:


Note que acima dos botões há uma mensagem informando sobre o Nosso Número dos boletos. Assim, após gerar o boleto, deverá ser gerada a remessa e no retorno do banco constará a ocorrência de registro ou rejeição, e estando registrado constará também o Nosso Número do boleto.


As situações dos boletos de acordo com a legenda estão descritas abaixo:

  1. Não Gerado - Os lançamentos são mostrados nessa situação, quando ainda não tiveram boletos gerados, ou seja, logo após a criação da conta a receber, são mostrados na tela de boletos na cor cinza.
  1. Gerado - Os lançamentos ficarão na cor preta, após geração dos boletos. Nesta situação os boletos não possuirão o nosso número, sendo necessário gerar a remessa e enviar ao banco.
  1. Alterado após emissão - Ficarão na cor azul, todos os lançamentos que já possuírem boleto gerado, enviado para registro, registrado ou rejeitado e que sofram algum tipo de alteração em que o nosso número não é zerado automaticamente, como por exemplo: inclusão de uma classe de conta. Para os lançamentos nessa situação o sistema permite acionar o botão Gerar, para o boleto registrado o nosso número inicial será perdido e substituído por outro.
  1. Enviado para registro: Ficarão na cor laranja os lançamentos que possuírem o arquivo de remessa gerado.
  1. Registrado: Ficarão na cor verde, os boletos que forem registrados (via leitura de arquivo de retorno).
  1. Não Registrado: Ficarão na cor vermelha, os boletos que forem rejeitados pelo banco (via leitura de arquivo de retorno).

As permissões dos botões estão descritas abaixo:

  1. Botão Gerar: Será permitida a geração de boletos para lançamentos nas situações Não Gerado Não Registrado Alterado após emissão.
  1. Botão Visualizar: Será permitida a visualização de boletos nas situações Gerado, Enviado para registro e Registrado.
  1. Botão Imprimir: Será permitida a impressão de boletos nas situações Gerado, Enviado para registro e Registrado.
  1. Botão Enviar E-mail: Será permitido o envio de e-mail nas situações Gerado, Enviado para registro e Registrado.


Como fazer – Geração do Boleto:

Na tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários informe os filtros desejados para seleção de um ou mais títulos e clique em Gerar.


Informações sobre a visualização, impressão e envio de e-mail estão disponíveis no tópico Visualização do Boleto.


Importante:

Quando o boleto sofre algum tipo de alteração, como por exemplo, alteração do valor ou data de vencimento, o sistema zera o nosso número caso o usuário confirme a ação. Logo nessa situação, os boletos não ficam alterados após a emissão e sim não emitidos, já que o nosso número é excluído. Essa regra não está sendo tratada nesta implementação.

Boletos rejeitados correspondem ao Não Registrado da legenda.


A geração de boletos Group Print para o banco Inter não está sendo tratada nesta implementação. Portanto, ao selecionar uma conta corrente do banco Inter, a opção Group Print ficará desabilitada. 


Independente de estar usando numeração geral de títulos ou individual, para o Inter isso não irá influenciar. Quem nos retorna o Nosso Número é o banco, apenas gravaremos a informação no Cond21.


Os boletos serão disponibilizados no Com21 somente quando forem visualizados, impressos ou enviados por e-mail com a situação Registrado.


Geração da Remessa

Para a geração da remessa serão considerados até 3 descontos no Condomínio21.



Como fazer – Geração do arquivo da remessa: 
  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Remessa.
  1. Selecione a conta corrente, a(s) situação(ões) e clique em Filtrar
  1. Selecione os boletos que deseja gerar a remessa e clique em Gerar Remessa.
  1. O arquivo ficará disponível conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Remessa.


Importante:

Os boletos com a situação Gerado na tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários deverão ser considerados nesta tela com a situação Emitido.


Leitura do Retorno

As ocorrências de retorno tratadas para o banco Inter CNAB 400 são:  02 (Entrada confirmada); 03 (Entrada rejeitada); 06 (Liquidação normal). Boleto com a ocorrência 02 indica que seu registro foi realizado com sucesso e o Nosso Número será registrado no Cond21. 


Como fazer – Leitura do arquivo de retorno: 


Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Retorno.


A localização do(s) arquivo(s) será realizada conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Retorno


Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) clicando na lupa indicada na imagem abaixo:


Se estiver definido um local fixo, o local definido será exibido conforme mostra a imagem abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


Na tela exibida selecione os boletos que deseja baixar e clique em Confirmar.

Após essa leitura é que os boletos receberão o Nosso Número que vier no arquivo de retorno. 


Importante:


Para saber mais sobre o Novo Módulo de Cobrança CNAB consulte os artigos Novo Módulo de Cobrança CNABGeração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNABProcessar arquivo de Retorno automaticamente.


É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.


Para o banco Inter CNAB 400 não será permitida a geração e processamento do retorno através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Visualização do Boleto

Para a visualização do boleto é necessário que todos os cadastros e configurações anteriores já estejam realizados.


Para boletos na situação Registrado, ao clicar nos botões VisualizarImprimir ou Enviar E-mail será calculado o Código de Barras e a Linha Digitável. Para boletos nas situações Gerado ou Enviado para registro o boleto será apresentado com o Nosso Número zerado, sem o Código de Barras e sem a Linha Digitável.


Como fazer: 

Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos

Informe os filtros desejados para seleção de um ou mais títulos e clique em Visualizar.


Exemplo 1 – Boleto Registrado: Todos os campos serão apresentados preenchidos.



Exemplo 2 – Boleto Gerado ou Enviado para registro: O campo Nosso Número será apresentado zerado e os campos  Código de BarrasLinha Digitável serão apresentados em branco.


Interface gráfica do usuário, Aplicativo, TabelaDescrição gerada automaticamente




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