Para utilizar o CNAB 400 do banco Inter é necessário que o Novo Módulo de Cobrança CNAB esteja habilitado no Condomínio21.
Cadastro do Banco
O cadastro do banco será realizado automaticamente ao realizar a atualização da versão, se não existir algum banco com o código 077.
Como fazer – Consultar o cadastro do banco Inter:
Será exibido na tela o cadastro do banco Inter.
Cadastro da Conta Corrente
A aba CNAB ficará visível somente se o Novo Módulo de Cobrança CNAB estiver habilitado.
Como fazer:
Preencha os demais campos obrigatórios como de costume.
Na aba CNAB preencha os campos:
Importante:
Informações de protesto e de baixa/devolução não estão sendo tratados nesta implementação. Portanto, os campos ficarão desabilitados na aba CNAB.
O banco Inter não trabalha com cobrança com código do cedente. Portanto, para que o sistema não trabalhe com o código do cedente é necessário apenas deixar desmarcada a opção Cobrança com Código do Cedente da aba Cobrança Avançada nas configurações Avançadas do Condomínio.
Como fazer:
Geração do Boleto
Para geração dos boletos é necessário que todos os cadastros e configurações anteriores já estejam realizados.
Importante:
Caso o condomínio possua mais de uma conta corrente aberta e ao menos uma delas seja do banco Inter, será exibida a tela para seleção da conta corrente para qual os boletos serão emitidos. Caso o condomínio possua apenas uma conta corrente aberta e essa for do banco Inter ou de outro banco, a tela para seleção da conta corrente não será exibida, e abrirá a tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários como de costume.
Como fazer – Selecionar a conta corrente para geração do boleto, caso o condomínio possua mais de uma conta, sendo uma delas do banco Inter:
Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos. Será exibida a mensagem abaixo:
Após confirmar a mensagem será exibida a tela de seleção de contas correntes conforme mostra imagem abaixo. Selecione a conta que deseja gerar os boletos e clique em Selecionar.
Após fazer a abertura da tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários, caso a conta corrente selecionada seja do banco Inter, os botões serão apresentados conforme imagem abaixo:
Note que acima dos botões há uma mensagem informando sobre o Nosso Número dos boletos. Assim, após gerar o boleto, deverá ser gerada a remessa e no retorno do banco constará a ocorrência de registro ou rejeição, e estando registrado constará também o Nosso Número do boleto.
As situações dos boletos de acordo com a legenda estão descritas abaixo:
As permissões dos botões estão descritas abaixo:
Na tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários informe os filtros desejados para seleção de um ou mais títulos e clique em Gerar.
Informações sobre a visualização, impressão e envio de e-mail estão disponíveis no tópico Visualização do Boleto.
Importante:
Quando o boleto sofre algum tipo de alteração, como por exemplo, alteração do valor ou data de vencimento, o sistema zera o nosso número caso o usuário confirme a ação. Logo nessa situação, os boletos não ficam alterados após a emissão e sim não emitidos, já que o nosso número é excluído. Essa regra não está sendo tratada nesta implementação.
Boletos rejeitados correspondem ao Não Registrado da legenda.
A geração de boletos Group Print para o banco Inter não está sendo tratada nesta implementação. Portanto, ao selecionar uma conta corrente do banco Inter, a opção Group Print ficará desabilitada.
Independente de estar usando numeração geral de títulos ou individual, para o Inter isso não irá influenciar. Quem nos retorna o Nosso Número é o banco, apenas gravaremos a informação no Cond21.
Os boletos serão disponibilizados no Com21 somente quando forem visualizados, impressos ou enviados por e-mail com a situação Registrado.
Geração da Remessa
Para a geração da remessa serão considerados até 3 descontos no Condomínio21.
Importante:
Os boletos com a situação Gerado na tela Emissão de Pagamentos/Boletos Bancários deverão ser considerados nesta tela com a situação Emitido.
Leitura do Retorno
As ocorrências de retorno tratadas para o banco Inter CNAB 400 são: 02 (Entrada confirmada); 03 (Entrada rejeitada); 06 (Liquidação normal). Boleto com a ocorrência 02 indica que seu registro foi realizado com sucesso e o Nosso Número será registrado no Cond21.
Como fazer – Leitura do arquivo de retorno:
Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Retorno.
A localização do(s) arquivo(s) será realizada conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Retorno.
Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) clicando na lupa indicada na imagem abaixo:
Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar.
Na tela exibida selecione os boletos que deseja baixar e clique em Confirmar.
Após essa leitura é que os boletos receberão o Nosso Número que vier no arquivo de retorno.
Importante:
Para saber mais sobre o Novo Módulo de Cobrança CNAB consulte os artigos Novo Módulo de Cobrança CNAB, Geração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB e Processar arquivo de Retorno automaticamente.
É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.
Visualização do Boleto
Para a visualização do boleto é necessário que todos os cadastros e configurações anteriores já estejam realizados.
Para boletos na situação Registrado, ao clicar nos botões Visualizar, Imprimir ou Enviar E-mail será calculado o Código de Barras e a Linha Digitável. Para boletos nas situações Gerado ou Enviado para registro o boleto será apresentado com o Nosso Número zerado, sem o Código de Barras e sem a Linha Digitável.
Como fazer:
Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos.
Informe os filtros desejados para seleção de um ou mais títulos e clique em Visualizar.
Exemplo 1 – Boleto Registrado: Todos os campos serão apresentados preenchidos.
Exemplo 2 – Boleto Gerado ou Enviado para registro: O campo Nosso Número será apresentado zerado e os campos Código de Barras e Linha Digitável serão apresentados em branco.