Geração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB

Geração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB





A partir da versão 43.60/2.6.22.00 do Condomínio21, o sistema passa a gerar o arquivo de remessa e processar os arquivos de retorno no Módulo de Cobrança CNAB, para os bancos Bradesco e Itaú CNAB 400


Como fazer - Cadastro da Conta Corrente:


Para que seja possível a geração da remessa no Módulo de Cobrança CNAB dos bancos Bradesco e Itaú CNAB 400 é necessário que as instruções de cobrança CNAB estejam previamente configuradas. Essas configurações passam a ser realizadas no cadastro da Conta Corrente. 


Acesse o menu Cadastro > Conta Corrente.


Clique no botão Novo




Na opção Banco, selecione o banco Bradesco ou Itaú. Observe que ao selecionar um dos bancos será exibida a aba CNAB.




Preencha as informações da conta corrente nas abas PrincipalOutras Configurações, de acordo com o banco selecionado. 




Na aba CNAB preenchas as informações: 


Layout: selecione o layout do arquivo de remessa CNAB 400. 


Dias Protesto/ Devolução: informe a quantidade de dias para protesto/devolução. Para alguns bancos essa opção não estará disponível. 


Dias decurso de Prazo: informe a quantidade de dias para decurso de prazo. Para alguns bancos essa opção não está disponível. 


Inserir instruções de Multa: marque caso seja enviado na remessa a instrução de multa. 


Inserir Juros de Mora ao dia: Marque caso seja enviado na remessa a instrução de juros de mora ao dia. 


Inserir Valor de Correção: marque caso seja enviado na remessa a instrução de valor de correção. 


Inserir taxa de juros mensal: marque caso seja enviado na remessa a taxa de juros mensal. 


Instruções de Cobrança - 1º Instrução: selecione a primeira instrução que será enviada na remessa. 


Instruções de Cobrança - 2º Instrução: selecione a segunda instrução que será enviada na remessa. 


Diretórios padrão de arquivos - Remessa: selecione o diretório onde será salvo os arquivos de remessa gerados.


Diretórios padrão de arquivos - Retorno: por padrão, o sistema apresentará o diretório salvo na opção Local de gravação dos arquivos de remessa/retorno/backup.


Espécie Documento Remessa: selecione a espécie de documento que será enviado no arquivo de remessa. 


Ao finalizar o preenchimento clique em Gravar.




Observações:


Para contas correntes já castradas no sistema, as configurações da aba CNAB serão realizadas pelo menu ArquivoFerramentas de Administraçãoaba Manutenção Contas Correntes


A opção Local de gravação dos arquivos de remessa/retorno/backup é acessada através do menu Arquivo > Configurações do sistema > Financeiro > Boleto Laser/CNAB.


Como fazer - Geração da Remessa:


Acesse o menu Baixas/Cobranças > Módulo de Cobrança CNAB.


Observe que ao acessar o módulo de cobrança CNAB, o sistema apresentará a opção Remessa.




Clique no botão Remessa. Inicialmente será apresentado o condomínio que estiver sido escolhido ao entrar no sistema, entretanto ele não será alterado quando escolhermos um condomínio diferente dele no Condomínio21 (troca de condomínios entre telas do sistema). 




Primeiramente serão exibidos filtros sintéticos: CondomínioMês de ReferênciaVencimento





Para expandir o bloco de filtros, clique no botão Mais filtros. Realizando esta ação, além dos filtros sintéticos, serão apresentados os demais filtros que compõe a tela de Geração da Remessa. São eles: Conta CorrenteSituação



Conhecendo os filtros da tela de geração da remessa: 


Condomínio: serão exibidos todos os condomínios da administradora. Os condomínios inativos serão apresentados somente quando o parâmetro Mostrar somente condomínios ativos nas buscas estiver desmarcado.


Será permitido selecionar mais de um condomínio para realizar a geração do arquivo de remessa, porém é obrigatória a seleção de pelo menos um.  Utilize as setas direcionais para realizar as seleções e clique no botão Confirmar. 




Selecionando somente um condomínio o nome dele será apresentado no filtro. Escolhendo dois ou mais será exibida a quantidade selecionada juntamente com a descrição itens selecionados. 





Conta Corrente: será exibida a lista de todas as contas correntes cadastras para o(s) condomínio(s) selecionado(s). Para escolher uma conta corrente específica, clique duas vezes sobre a conta corrente desejada e/ou marque-a e clique no botão Selecionar.

Esta tela possui um filtro de Busca que localiza a conta corrente de acordo com o que for digitado no campo. A busca poderá ser pelas informações contidas na coluna Dados ou da coluna Referência.  




Mês Referência: por padrão, esse filtro parecerá preenchido com o mês atual. Neles poderão ser informados meses distintos ou somente um mês. Ao utilizar este filtro serão exibidos os boletos para o mês informado. 




Vencimento: neste campo poderá ser informando um período inicial e final de vencimento dos boletos. Para utilizar apenas uma data específica, basta marcar a opção de qual data considerará. Por padrão, as duas opções de vencimento serão apresentadas desmarcadas. 


Marcando somente a primeira opção, serão exibidos os boletos com o vencimento a partir daquela data informada. Utilizando somente a segunda opção, serão apresentados todos os boletos com vencimento até a data informada. 




Situação: será exibida uma lista com todas as situações possíveis da remessa, tratadas pelo Condomínio21. É permitido selecionar mais de uma situação para realizar a geração do arquivo de remessa, porém é obrigatória a seleção de pelo menos um.  Utilize as setas direcionais para realizar as seleções e clique no botão Confirmar. 




As situações dos Boletos são: 

Baixa Enviada Remessa: boletos que foram baixados manualmente e que foram enviados o pedido de baixa desse boleto na remessa. 


Boleto pendente inclusão Remessa: boletos que foram alterados após a geração da remessa e precisam de uma nova geração do arquivo de remessa. 


Entrada Rejeitada: boletos que tiveram a entrada rejeitada no banco por algum motivo. Esse motivo deve ser verificado juntamente com o banco caso não tenha a ocorrência cadastrada no menu Ocorrência CNAB (Cadastro > Ocorrências CNAB).


Registrado: boletos que tiveram a entrada confirmada no banco. 


Baixa Pendente Remessa: boletos que foram baixados manualmente e que ainda não foram enviados uma remessa com o pedido de baixa. 


Emitido: boletos que foram emitidos e falta a geração do arquivo de remessa. 


Realize os filtros e clique no botão Filtrar.




Para gerar o arquivo de remessa, selecione os boletos e clique em Gerar Remessa




Ao finalizar a geração da remessa o sistema apresentará a mensagem de que o arquivo de remessa foi gerado com sucesso. 




O arquivo de remessa será salvo no diretório escolhido no cadastro da conta corrente e criando um subdiretório com o nome do Bancoagênciaconta corrente. Conforme o exemplo abaixo.




Observação:


A opção Mostrar somente condomínios ativos nas buscas e acessada através do menu ArquivoConfigurações do SistemaFinanceiroaba Outros.


Como fazer - Processamento do Arquivo de Retorno:


Acesse o menu Baixas/Cobranças > Módulo de Cobrança CNAB.


Observe que ao acessar o módulo de cobrança CNAB o sistema apresentará a opção Retorno.




Clique no botão Retorno. Será apresenta a tela para escolher o local onde os arquivos que retorno estão salvos para processamento. 




Por padrão o sistema apresentará o local que foi configurado no momento da criação/alteração da conta corrente principal ou então o local padrão definido na opção Local e geração de remessa/retorno/backups. Para selecionar outro local, clique na lupa  apresentada na opção Local dos arquivos de retorno



Selecione o novo local e clique em Ok



Selecione os arquivos de retorno que deseja processar clicando na lupa , na opção Arquivos de retorno. Utilize as setas direcionais para realizar a seleção dos arquivos de retorno e clique em Confirmar



Caso não deseje selecionar um arquivo especifico o sistema apresentará o processamento de todos os arquivos de retornos que estão no diretório informando ao clicar em Processar




Ao finalizar o processamento dos arquivos o sistema apresentará a tela com os boletos do arquivo de retorno. 



Os totalizadores do arquivo de retorno são:

Total de Boletos: total de boletos no arquivo de retorno. 


Processados Corretamente: quantidade de boletos que foram processados corretamente no arquivo de retorno. 


Processados com ocorrências: quantidade de boletos que foram processados e tiveram ocorrências.


Baixados: quantidade de boletos que vieram com a situação de baixado no arquivo de retorno.


Confirmação de Entrada: quantidade de boletos que vieram com a entrada confirmada no arquivo de retorno. 


Com divergências diversas: quantidade de boletos que vieram com divergências apresentadas pelo banco. 


Divergências de Valores: quantidade de boletos que apresentaram divergências de valores. 


Entrada Rejeitada: quantidade de boletos que tiveram a entrada rejeitada pelo banco. 


Pagamentos em duplicidade: quantidade de boletos que tiveram o pagamento em duplicidade. 


Primeiramente serão exibidos filtros sintéticos CondomínioSituação




Para expandir o bloco de filtro clique no o botão Mais filtros. Realizando esta ação, além dos filtros sintéticos, serão apresentados os demais filtros que compõe a tela de Confirmação do Retorno. São eles: Conta CorrenteArquivo




Conhecendo os filtros da tela de confirmação do retorno: 


Condomínio: serão exibidos todos os condomínios da administradora. Será permitido selecionar mais de um condomínio para realizar a confirmação do arquivo de retorno, porém é obrigatória a seleção de pelo menos um.  Utilize as setas direcionais para realizar as seleções e clique no botão Confirmar. 




Conta Corrente: será exibida a lista de todas as contas correntes cadastras para o(s) condomínio(s) selecionado(s). Para escolher uma conta corrente específica, clique duas vezes sobre a conta corrente desejada e ou marque-a e clique no botão Selecionar.


Esta tela possui um filtro de Busca que localiza a conta corrente de acordo com o que for digitado no campo. A busca poderá ser pelas informações contidas na coluna Dados ou da coluna Referência.  




Situação: será exibida uma lista com todas as situações possíveis do retorno, tratadas pelo Condomínio21.  Selecione uma situação específica para que o sistema retorne os boletos de acordo com ela.



Realize os filtros e clique no botão Filtrar



Selecione os boletos que deseja realizar a baixa e clique em Confirmar



Ao final, o sistema apresentará a mensagem informando que os boletos foram baixados com sucesso.



Observações:


Ao utilizar o Módulo de Cobrança CNAB para geração da remessa e processamento do arquivo de retorno, não será permitido a geração dos arquivos e processamento do retorno na opção do menu Baixas/Cobranças > Cobrança CNAB. O sistema apresentará a mensagem abaixo.