Como fazer - Cadastro da Conta Corrente:
Para que seja possível a geração da remessa no Módulo de Cobrança CNAB dos bancos Bradesco e Itaú CNAB 400, é necessário que as instruções de cobrança CNAB estejam previamente configuradas. Essas configurações passam a ser realizadas no cadastro da Conta Corrente.
Ao finalizar o preenchimento clique em Gravar.
Observações:
Para contas correntes já castradas no sistema as configurações da aba CNAB são realizadas pelo menu: Arquivo > Ferramentas de Administração > aba Manutenção > Contas Correntes.
A opção Local de gravação dos arquivos de remessa/retorno/backup é acessada através do menu: Arquivo > Configurações do sistema > Financeiro > Boleto Laser/CNAB.
Como fazer - Geração da Remessa:
Acesse o menu: Baixas/Cobranças > Módulo de Cobrança CNAB.
Observe que ao acessar o módulo de cobrança CNAB, o sistema irá apresentar a opção Remessa.
Clique no botão Remessa. Inicialmente será apresentado o condomínio que estiver sido escolhido ao entrar no sistema, entretanto ele não será alterado quando escolhermos um condomínio diferente dele no Condomínio21 (troca de condomínios entre telas do sistema).
Primeiramente serão exibidos filtros sintéticos: Condomínio, Mês de Referência e Vencimento.
Para expandir o bloco de filtros clique sobre o botão Mais filtros. Realizando esta ação, além dos filtros sintéticos, serão apresentados os demais filtros que compõe a tela de Geração da Remessa. São eles: Conta Corrente e Situação.
Conhecendo os filtros da tela de geração da remessa:
Condomínio: Serão exibidos todos os condomínios da administradora. Os condomínios inativos serão apresentados, somente quando o parâmetro Mostrar somente condomínios ativos nas buscas estiver desmarcado.
Será permitido selecionar mais de um condomínio para realizar a geração do arquivo de remessa, porém é obrigatória a seleção de pelo menos um. Utilize as setas direcionais para realizar as seleções e clique no botão Confirmar.
Selecionando somente um condomínio o nome dele será apresentado no filtro, escolhendo dois ou mais será exibida a quantidade selecionada juntamente com a descrição itens selecionados.
Nesta tela há um filtro de Busca que procura a conta corrente de acordo com o que for digitado no campo. A busca poderá ser pelas informações contidas na coluna Dados ou da coluna Referência.
Mês Referência: Este filtro será apresentado por padrão preenchido com o mês atual. Neles poderão ser informados meses distintos ou somente um mês. Ao utilizar este filtro serão exibidos os boletos para o mês informado.
Vencimento: Neste campo poderá ser informando um período inicial e final de vencimento dos boletos. Para utilizar apenas uma data específica, basta marca a opção de qual data irá considerar. Por padrão, as duas opções de vencimento serão apresentadas desmarcadas.
Marcando somente a primeira opção, serão exibidos os boletos com o vencimento a partir daquela data informada. Utilizando somente a segunda opção, serão apresentados todos os boletos com vencimento até a data informada.
Situação: Será exibida uma lista com todas as situações possíveis da remessa, tratadas pelo Condomínio21. Será permitido selecionar mais de uma situação para realizar a geração do arquivo de remessa, porém é obrigatória a seleção de pelo menos um. Utilize as setas direcionais para realizar as seleções e clique no botão Confirmar.
As situações dos Boletos são:
Realize os filtros e clique no botão Filtrar.
Para gerar o arquivo de remessa, selecione os boletos e clique em Gerar Remessa.
Ao finalizar a geração da remessa o sistema irá apresentar a mensagem de que o arquivo de remessa foi gerado com sucesso.
O arquivo de remessa será salvo no diretório escolhido no cadastro da conta corrente e criando um subdiretório com o nome do Banco, agência e conta corrente. Conforme o exemplo abaixo.
Observação:
A opção Mostrar somente condomínios ativos nas buscas e acessada através do menu: Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > aba Outros.
Caso o sacado do boleto esteja com o CEP inválido no cadastro, o CEP será enviado no arquivo de remessa com a numeração 00000000.
Como fazer - Processamento do Arquivo de Retorno:
Acesse o menu: Baixas/Cobranças > Módulo de Cobrança CNAB.
Observe que ao acessar o módulo de cobrança CNAB, o sistema irá apresentar a opção Retorno.
Clique no botão Retorno. Será apresenta a tela para escolher o local onde os arquivos que retorno estão salvos para processamento.
Por padrão o sistema irá apresentar o local que foi configurado no momento da criação/alteração da conta corrente principal ou então o local padrão definido na opção Local e geração de remessa/retorno/backups. Caso deseje selecionar outro local, clique na lupa apresentada na opção Local dos arquivos de retorno.
Selecione o novo local e clique em Ok.
Caso não deseje selecionar um arquivo especifico o sistema irá realizar o processamento de todos os arquivos de retornos que estão no diretório informando ao clicar em Processar.
Ao finalizar o processamento dos arquivos o sistema irá apresentar a tela com os boletos do arquivo de retorno.
Os totalizadores do arquivo de retorno são:
Primeiramente serão exibidos filtros sintéticos Condomínio e Situação.
Para expandir o bloco de filtro clique sobre o botão Mais filtros. Realizando esta ação, além dos filtros sintéticos, serão apresentados os demais filtros que compõe a tela de Confirmação do Retorno. São eles: Conta Corrente e Arquivo.
Conhecendo os filtros da tela de confirmação do retorno:
Condomínio: Serão exibidos todos os condomínios da administradora. Será permitido selecionar mais de um condomínio para realizar a confirmação do arquivo de retorno, porém é obrigatória a seleção de pelo menos um. Utilize as setas direcionais para realizar as seleções e clique no botão Confirmar.
Nesta tela há um filtro de Busca que procura a conta corrente de acordo com o que for digitado no campo. A busca poderá ser pelas informações contidas na coluna Dados ou da coluna Referência.
Situação: Será exibida uma lista com todas as situações possíveis do retorno, tratadas pelo Condomínio21. Selecione uma situação específica para que o sistema retorne os boletos de acordo com ela.
Realize os filtros e clique no botão Filtrar.
Selecione os boletos que deseja realizar a baixa e clique em Confirmar.
Ao final o sistema irá apresentar a mensagem informando que os boletos foram baixados com sucesso.
Observações:
Ao utilizar o Módulo de Cobrança CNAB para geração da remessa e processamento do arquivo de retorno, não será permitido a geração dos arquivos e processamento do retorno na opção do menu Baixas/Cobranças > Cobrança CNAB. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo.