Cobrança CNAB Santander 240 Posições

Cobrança CNAB Santander 240 Posições

        


A partir da versão 44.79/2.6.41.01 no Condomínio21, será possível trabalhar com contas correntes do banco Santander (033) do arquivo CNAB 240 posições. Com isso, será permitido gerar boletos, remessa e ler os arquivos de retorno com instruções de baixa, entrada confirmada e entrada rejeitada desse banco.


Entretanto, o CNAB 240 do banco Santander está usual somente no Módulo de Cobrança CNAB, por isso é preciso que ele esteja habilitado no Condomínio21.


    

Cadastro do Banco

O cadastro do banco é necessário somente se o banco Santander não estiver cadastrado.


Como fazer: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Bancos;
  1. Clique no botão Novo;
  1. Informe o nome no campo Nome do Banco e no campo Código do Banco digite o número 033 que identifica o Santander. Em seguida, selecione o padrão de cheque e clique no botão Gravar.

Cadastro da Conta Corrente

A aba CNAB ficará visível somente se o Módulo de Cobrança CNAB estiver habilitado.


Como fazer: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Contas Correntes
  1. Clique no botão Novo.
Na aba Principal preencha os campos: 
  1. Banco: Selecione o banco correspondente ao Santander.
  1. Agência: Informe a agência com até 5 caracteres considerando seu dígito. Exemplo: 1234-0.
  1. Conta: Informe a conta com até 10 caracteres considerando seu dígito. Exemplo: 123456789-1.
  1. Carteira: Informe o nº 1 Cobrança Simples (Sem Registro e Eletrônica com Registro), ou 5 Cobrança Simples (Rápida com Registro) ou 6 Cobrança Caucionada (Rápida com Registro). A carteira é fornecida pela sua agência bancária.

Preencha os demais campos obrigatórios, como de costume.



Na aba CNAB preencha os campos: 

  1. Inserir Instrução de Multa: Marque para enviar na remessa as instruções de multa.
  1. Inserir Juros de Mora ao Dia: Marque para enviar na remessa as instruções de juros de mora ao dia.
  1. Inserir Taxa de Juros Mensal: Marque para enviar na remessa as instruções de juros mensal.
  1. 1ª Instrução de Cobrança: Selecione qual será a instrução de protesto. Caso seja diferente de 00 é necessário informar a quantidade de dias no campo Dias Protesto.
  1. 2ª Instrução de Cobrança: Selecione qual será a instrução de baixa/devolução. Caso seja diferente de 02 é necessário informar a quantidade de dias no campo Dias Baixa/Devolução.
  1. Espécie documento Remessa: Selecione a espécie de documento que será enviada no arquivo de remessa. Caso não seja definido nenhum o padrão será 02.


Configuração do código de transmissão

O código de transmissão exigido no layout do banco Santander CNAB 240 corresponde ao código do cedente, que pode ser inserido de forma única para todas as contas correntes, independente do banco, no campo Código, aba Cobrança Avançada da tela de Configurações Avançadas do condomínio, ou ainda, de forma individual por conta corrente. 

Para essa última é preciso marcar a opção Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente presente na mesma tela citada anteriormente, porém na aba Outros, e posteriormente informar o código do cedente no cadastro da conta corrente. 


Como fazer – Configurar o Código do Cedente de forma única: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Condomínios opção Configurações Avançadas
  1. Na aba Outros desmarque a opção Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente e clique em Gravar.


Na aba Cobrança Avançada marque a opção Cobrança com Código do Cedente, informe o código de transmissão no campo Código e clique em Gravar.



Como fazer – Configurar o Código do Cedente de forma individual por conta corrente: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Condomínios opção Configurações Avançadas
  1. Na aba Outros desmarque a opção Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente e clique em Gravar.


Na aba Cobrança Avançada marque a opção Cobrança com Código do Cedente e clique em Gravar.



  1. Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção opção Contas Correntes. 
  1. No campo Cód. Cedente informe o código de transmissão.
  1. Marque a opção Utilizar cobrança com Cód. Cedente para essa conta e clique em Gravar.


Importante:


Para que o sistema não trabalhe com o código do cedente é necessário apenas deixar desmarcada a opção Cobrança com Código do Cedente da aba Cobrança Avançada nas configurações Avançadas do Condomínio. Porém, para o banco Santander é comum usá-lo, confirme com sua agência bancária.


Como fazer: 

  1. Acesse o menu Cadastros > Condomínios opção Configurações Avançadas
  1. Na aba Cobrança Avançada desmarque a opção Cobrança com Código do Cedente e clique em Gravar.



Visualização do Boleto

Para geração dos boletos é necessário que todos os cadastros e configurações anteriores já estejam realizados.


Como fazer: 

  1. Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos
  1. Informe os filtros desejados para seleção de um ou mais títulos e clique em Visualizar.


Regras para impressão do campo Agência / Código do Beneficiário:


Exemplo 1 – Impressão do campo quando o sistema não trabalhar com o código do cedente: A agência será impressa sem o dígito e o número da conta corrente será impressa completa sem o separador do dígito.



Exemplo 2 – Impressão do campo quando o sistema trabalhar com o código do cedente: A agência será impressa sem o dígito e o código do cedente será impresso no lugar da conta corrente.



Regras para impressão dos campos Carteira e Modalidade da linha digitável:


Exemplo 1 – Carteira 1: Irá imprimir a sigla CSR (Cobrança Simples sem Registro) no campo Carteira e a modalidade 102 na Linha digitável.



Exemplo 2 – Carteira 5: Irá imprimir a sigla RCR (Cobrança Simples Rápida com Registro) no campo Carteira e a modalidade 101 na Linha digitável.



Exemplo 3 – Carteira 6: Irá imprimir a sigla RCR (Cobrança Simples Rápida com Registro) no campo Carteira e a modalidade 101 na Linha digitável.



Geração da Remessa

Para a geração da remessa serão considerados até dois descontos no Condomínio21.


Como fazer – Geração do arquivo da remessa: 

  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Remessa.
  1. Selecione a conta corrente, a(s) situação(ões) e clique em Filtrar
  1. Selecione os boletos que deseja gerar a remessa e clique em Gerar Remessa.

O arquivo ficará disponível conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Remessa.



Leitura do Retorno

As ocorrências de retorno tratadas para o banco Santander CNAB 240 são:  02 (Entrada confirmada); 03 (Entrada rejeitada); 06 (Liquidação); 17 (Liquidação após baixa ou liquidação título não registrado).



Como fazer – Leitura do arquivo de retorno:
  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Retorno.
  1. A localização do(s) arquivo(s) será realizada conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Retorno.

Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) clicando na lupa indicada na imagem abaixo:



Se estiver definido um local fixo, o local definido será exibido conforme mostra a imagem abaixo:


Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar.


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente


Na tela exibida selecione os boletos que deseja baixar e clique em Confirmar.


Importante:

Para saber mais sobre o Novo Módulo de Cobrança CNAB consulte os artigos Novo Módulo de Cobrança CNABGeração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNABProcessar arquivo de Retorno automaticamente.


É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.


Para o banco Santander CNAB 240 não será permitida a geração e processamento do retorno através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo:







    • Related Articles

    • Cobrança CNAB Sicoob 240 posições

      A partir desta versão, o Condomínio21 está apto a fornecer as administradoras a utilização de mais um tipo de cobrança. Desta vez foi incluída a cobrança CNAB 240 posições do banco Sicoob. Para que a utilização definitiva desta cobrança seja ...
    • Cobrança CNAB Banco do Brasil – Unicred – Remessa de 850 posições

      A partir desta versão, o sistema Condomínio21 está apto para que as administradoras comecem a trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco do Brasil – Unicred de remessa com 850 posições. A inclusão desta cobrança abrange os boletos, o arquivo remessa ...
    • Cobrança CNAB Banco UNIPRIME

      A partir desta versão, o sistema Condomínio21 está apto para que as administradoras comecem a trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco Uniprime. Esta cobrança, assim como para os outros bancos, abrange as funcionalidades financeiras do sistema: ...
    • Cobrança CNAB

      Nessa tela são realizados os processos de geração do arquivo de remessa e processo do arquivo de retorno. O arquivo de remessa é enviado ao banco quando o contrato do condomínio junto ao banco possui carteira registrada. E há duas situações: quando o ...
    • Cobrança CNAB para o Banco do Nordeste

      O sistema Condomínio21 está adaptado para trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco do Nordeste (BNB). O sistema contempla deste o cadastro do banco até a geração da remessa e leitura do arquivo retorno. Contudo, é necessário que o processo de ...