A partir da versão 44.79/2.6.41.01 no Condomínio21, será possível trabalhar com contas correntes do banco Santander (033) do arquivo CNAB 240 posições. Com isso, será permitido gerar boletos, remessa e ler os arquivos de retorno com instruções de baixa, entrada confirmada e entrada rejeitada desse banco.
Entretanto, o CNAB 240 do banco Santander está usual somente no Módulo de Cobrança CNAB, por isso é preciso que ele esteja habilitado no Condomínio21.
Cadastro do Banco
O cadastro do banco é necessário somente se o banco Santander não estiver cadastrado.
Como fazer:
Cadastro da Conta Corrente
A aba CNAB ficará visível somente se o Módulo de Cobrança CNAB estiver habilitado.
Como fazer:
Preencha os demais campos obrigatórios, como de costume.
Na aba CNAB preencha os campos:
Configuração do código de transmissão
O código de transmissão exigido no layout do banco Santander CNAB 240 corresponde ao código do cedente, que pode ser inserido de forma única para todas as contas correntes, independente do banco, no campo Código, aba Cobrança Avançada da tela de Configurações Avançadas do condomínio, ou ainda, de forma individual por conta corrente.
Para essa última é preciso marcar a opção Utilizar Código do Cedente por Conta Corrente presente na mesma tela citada anteriormente, porém na aba Outros, e posteriormente informar o código do cedente no cadastro da conta corrente.
Como fazer – Configurar o Código do Cedente de forma única:
Na aba Cobrança Avançada marque a opção Cobrança com Código do Cedente, informe o código de transmissão no campo Código e clique em Gravar.
Como fazer – Configurar o Código do Cedente de forma individual por conta corrente:
Na aba Cobrança Avançada marque a opção Cobrança com Código do Cedente e clique em Gravar.
Importante:
Para que o sistema não trabalhe com o código do cedente é necessário apenas deixar desmarcada a opção Cobrança com Código do Cedente da aba Cobrança Avançada nas configurações Avançadas do Condomínio. Porém, para o banco Santander é comum usá-lo, confirme com sua agência bancária.
Como fazer:
Visualização do Boleto
Para geração dos boletos é necessário que todos os cadastros e configurações anteriores já estejam realizados.
Como fazer:
Regras para impressão do campo Agência / Código do Beneficiário:
Exemplo 1 – Impressão do campo quando o sistema não trabalhar com o código do cedente: A agência será impressa sem o dígito e o número da conta corrente será impressa completa sem o separador do dígito.
Exemplo 2 – Impressão do campo quando o sistema trabalhar com o código do cedente: A agência será impressa sem o dígito e o código do cedente será impresso no lugar da conta corrente.
Regras para impressão dos campos Carteira e Modalidade da linha digitável:
Exemplo 1 – Carteira 1: Irá imprimir a sigla CSR (Cobrança Simples sem Registro) no campo Carteira e a modalidade 102 na Linha digitável.
Exemplo 2 – Carteira 5: Irá imprimir a sigla RCR (Cobrança Simples Rápida com Registro) no campo Carteira e a modalidade 101 na Linha digitável.
Exemplo 3 – Carteira 6: Irá imprimir a sigla RCR (Cobrança Simples Rápida com Registro) no campo Carteira e a modalidade 101 na Linha digitável.
Geração da Remessa
Para a geração da remessa serão considerados até dois descontos no Condomínio21.
Como fazer – Geração do arquivo da remessa:
O arquivo ficará disponível conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Remessa.
Leitura do Retorno
As ocorrências de retorno tratadas para o banco Santander CNAB 240 são: 02 (Entrada confirmada); 03 (Entrada rejeitada); 06 (Liquidação); 17 (Liquidação após baixa ou liquidação título não registrado).
Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) clicando na lupa indicada na imagem abaixo:
Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar.
Na tela exibida selecione os boletos que deseja baixar e clique em Confirmar.
Importante:
Para saber mais sobre o Novo Módulo de Cobrança CNAB consulte os artigos Novo Módulo de Cobrança CNAB, Geração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB e Processar arquivo de Retorno automaticamente.
É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.
Para o banco Santander CNAB 240 não será permitida a geração e processamento do retorno através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo: