Nessa tela são realizados os processos de geração do arquivo de remessa e processo do arquivo de retorno. O arquivo de remessa é enviado ao banco quando o contrato do condomínio junto ao banco possui carteira registrada. E há duas situações: quando o boleto é impresso pelo banco e quando o boleto é impresso pelo condomínio. Nesse último caso, o arquivo de remessa é enviado ao banco apenas para registrar as contas que serão recebidas.
Obs.: este módulo é um diferencial das versões
Flex
e
Corporate
e deve ser adquirido separadamente.
Como Gerar Remessa e Retorno
- Condomínio
: selecione o condomínio.
- Mês Ref
.: informe o mês de referência dos arquivos.
- Cobrança
: informe qual o tipo de cobrança (
1
contas normais e
2
contas que estão em acordo). Por padrão, as contas lançadas no condomínio pertencem à cobrança
1
.
- Correio
: filtra os boletos configurados para serem enviados ou não para os correios. Essa configuração pode ser realizada na tela de
Pessoas/ Proprietários/ Locatários
campo Correio.
- Débito Aut.:
filtra os boletos que estão configurados para débito automático ou não. Essa configuração pode ser realizada na tela de
Pessoas/ Proprietários/ Locatários
campo
Débito Automático
.
- Todas as unidades
: exibe e seleciona os boletos de todas as unidades do condomínio.
- Escolhida
: seleciona o boleto de uma unidade. Após selecionar essa opção, será preciso selecionar uma unidade.
- Selecionadas na lista abaixo
: ao escolher essa opção, será possível selecionar os boletos um por um.
- Incluir outras Receitas
: ao acionar essa opção, o sistema exibe também os boletos dos clientes.
- Validar Agência/Conta Corrente
: valida se a conta corrente selecionada é a que realmente deseja utilizar para processar o retorno dos arquivos.
- Baixar títulos na data:
: ao escolher essa opção, o sistema desconsidera as datas no arquivo de retorno e baixa as contas na data informada nesse campo.
-
Não verificar o número do retorno
: o sistema ignora os números dos arquivos de retorno, ou seja, caso exista um arquivo com número igual o sistema irá substituir. Se a opção estiver desmarcada o sistema não baixa o arquivo de retorno com numeração igual.
- Não utilizar rel. Classe <-> Conta
: não utiliza a relação de classe e conta configuradas na tela de
Configuração de Contas
, ou seja, realiza baixa de acordo com as contas do arquivo de retorno sem utilizar o relacionamento.
- Incluir Balancete
: incluir no balancete as baixas automáticas.
- Considerar Correções Projetadas
: verifica no arquivo de retorno se as contas estão com as correções conforme valores informados no sistema.
- Conta Corrente
: selecione a conta corrente do banco que receberá o arquivo de remessa e enviará o arquivo de retorno.
- Configuração de Arquivos CNAB
: o sistema disponibiliza um atalho para configuração dos arquivos de remessa que serão enviados ao banco.
Para mais detalhes consulte a página
Configurações Avançadas
aba
Cobrança Avançada
.
- Arquivos Retornados
: lista todos os arquivos retorno para consulta e também exclusão.
- Gerar o arquivo nº
: numeração manual do arquivo de remessa.
Para habilitar ou desabilitar essa opção, selecione a opção Uti
lizar numeração manual do arquivo de remessa
na tela
Configuração do Sistema
aba
Boleto Laser/CNAB
.
- Dados Gerais
: selecione uma mensagem de dados gerais.
- Inadimplência
: selecione uma mensagem de inadimplência. As mensagens que são selecionadas nos campos acima deverão ser cadastradas na tela
Mensagens CNAB
.
- Inadimplência até o dia
: exibe no arquivo de remessa a data limite para inadimplência.
- Composição de Arrecadação
: exibe no arquivo de remessa as classes das contas.
- Lista de Unidades
: lista no arquivo de remessa as unidades.
- Descrição dos Lançamentos
: ao selecionar a opção
Composição da Arrecadação
o sistema habilita essa opção para que seja possível exibir no arquivo de remessa a descrição dos lançamentos.
Para localizar arquivo de remessa acesse o diretório de instalação do sistema que geralmente é: C:\Arquivos de programas\Group Software\Cond21\Remessa.
Para mais detalhes de como enviar o arquivo, entre em contato com o banco.
Obs
: Para mais detalhes consulte a página
Baixa de Cobrança Automática
.