Cobrança CNAB Sicoob 240 posições

Cobrança CNAB Sicoob 240 posições



A partir desta versão, o Condomínio21 está apto a fornecer as administradoras a utilização de mais um tipo de cobrança. Desta vez foi incluída a cobrança CNAB 240 posições do banco Sicoob.

Para que a utilização definitiva desta cobrança seja efetivada, é necessário homologar os arquivos de remessa e retorno junto ao banco.

 

Cadastro da Conta Corrente

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção > Contas Correntes.
  2. Escolha uma conta corrente do banco Sicoob e acesse a aba Outras Configurações
  3. Selecione no campo Layout a opção CNAB240 e em seguida marque a opção Cobrança Registrada.
  4. Ao final clique no botão Gravar.



  • É preciso informar os tipos de documentos do boleto e da remessa para a conta corrente do banco Sicoob Layout CNAB240. Caso não haja nenhum tipo de documento cadastrado o sistema irá apresentar a advertência abaixo, listando todos os tipos aceitos:



Observações:

  • Para esta cobrança é necessário possuir o Código de Cedente
  • Caso a cobrança utilizada seja a CNAB400 posições não será necessário realizar nenhuma ação, uma vez que o filtro Layout, por padrão, já estará com esta opção selecionada.


Geração do arquivo remessa e leitura do arquivo de retorno

  1. Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB
  2. Selecione a conta corrente cadastrada para o Sicoob Layout CNAB 240 posições (caso esta não seja a principal) e em seguida escolha o título e clique em no botão Remessa.



  • Entre as opções apresentadas de juros e multa, escolha as que serão inseridas no arquivo de remessa e clique no botão OK.



  • Após esta operação a remessa será gerada em formato TXT e seguirá a padronização descrita no documento “Layout para troca de informações do ano de 2012” disponibilizado pelo banco Sicoob para a criação do arquivo.










Importante:

  • A leitura do arquivo de retorno correspondente a cobrança 240 posições do banco Sicoob funcionará na forma habitual do sistema. Assim que for disponibilizado, o arquivo deve ser processado no Condomínio21 para que as baixas sejam realizadas. 
  • Não houve alterações no layout do boleto do banco Sicoob. 
  • É extremamente necessário que o processo de homologação junto ao banco seja realizado.