Arquivo remessa com instruções de atualizações de dados de títulos – Banco Santander

Arquivo remessa com instruções de atualizações de dados de títulos – Banco Santander



A partir desta versão do Condomínio21 as instruções de prorrogação do vencimento e/ou pedido de baixa de títulos do banco Santander, poderão ser gravadas nos arquivos de remessa que são enviados para os bancos que utilizam estas informações para atualizarem os dados em seu ambiente.

Esta funcionalidade também está liberada no sistema para os bancos Bradesco, Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, sendo que cada instituição possui suas especificações particulares.

O funcionamento para o envio das instruções de alteração de vencimento e/ou pedido de baixa do Santander é o mesmo relatado para os demais bancos.


Cadastro


  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Cadastros > Bancos aba Configurações
  2. Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos.


  • Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os cadastros existentes para os bancos que sejam de mesmo número do que está sofrendo alteração, no caso 353 ou 353 utilizando o código 033 (de acordo com o cadastro do banco) do Santander, ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.






  • Após confirmar a mensagem, clique no botão Gravar
  • No campo Modelo de e-mail selecione o modelo quer será enviado aos condôminos quando estes solicitarem os boletos do Santander no Comunidades21/Comunidades21 Mobile/COM21.


Importante:

  • A configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos poderá ser marcada somente para os bancos liberados para utilizar esta funcionalidade.



Instruções de atualização de dados abrangidas

Para o Santander foram tratados, nesta versão do Condomínio21, dois tipos de atualizações de informações dos boletos. São elas:

 

  • Pedido de baixa/ Baixa do título: 
  • Código 02 – este código será enviado nas posições 109 a 110 da remessa quando a opção para cancelamento do título for acionada no momento da geração do arquivo. Para que este código seja enviado na remessa é necessário que a opção Cancelamento do título seja marcada e qualquer uma das duas opções disponíveis no filtro, Exclusão do título ou Pg direto ao beneficiário, seja selecionada.



  • Alteração/Prorrogação de vencimento: 
  • Código 06 – quando o vencimento do boleto for alterado, os títulos selecionados no momento da geração do arquivo de remessa irão com o código de ocorrência 06 nas posições 109 a 110. Demais posições permanecerão da mesma forma atual.

 


Geração do arquivo de remessa de boletos com dados atualizados

Os boletos que tiverem a data de vencimento alterada depois de terem sido vinculados/gravados a algum arquivo de remessa serão identificados na tela de Geração e Processamento dos Arquivos CNAB (acesso através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB) de forma diferenciada:

-Boletos com remessa gerada: serão identificados com um traço (-);

 


-Boletos com alteração de vencimento (que possuam uma remessa vinculada): serão identificados com um asterisco (*).



Alterações realizadas no Condomínio21 que podem ser enviadas para o Santander
  • Alteração de vencimento diretamente pelo Condomínio21: 
  • Novo vencimento informado na tela de Recibos/Boletos sem a utilização da opção “Acréscimos” que altera o valor do boleto.


Importante:

  • Para o banco Santander a mensagem de confirmação mostrada na imagem abaixo, será apresentada somente quando houver alteração da data de vencimento para um ou mais boletos e somente se estes já fizerem parte de algum arquivo de remessa gerado anteriormente.


  • Por padrão a primeira opção estará marcada. Confirmando esta ação, o sistema não irá atualizar a data de vencimento do boleto na tela de geração do arquivo de remessa. Porém, marcando a segunda opção, o boleto será identificado com um asterisco na tela Cobrança CNAB, destacando que será necessário gerar um novo arquivo de remessa para esse boleto e nesta remessa será gravada a instrução de alteração (código 06). Os botões Sim para todosNão para todos aplica a condição escolhida para todos os boletos selecionados no momento da emissão dos mesmos.


Observações:

  • Ao contrário dos bancos Bradesco e Itaú a alteração de vencimento através da solicitação de segunda via de boletos pelo Comunidades21 não será considerada para esta funcionalidade, uma vez que para o Santander somente a instrução de data de vencimento é enviada ao banco e como teríamos a alteração inevitável de valor neste tipo de solicitação, não é correto enviar o código de alteração da data com o valor do boleto diferente do que já foi enviado ao banco. 
  • Os títulos baixados/cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de Cobrança CNAB. 
  • Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja habilitada para o Santander, a remessa continuará sendo gerado da forma habitual, sem gerar instruções de atualização. P
  • rimeiramente, é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte do banco, este processo possa ser utilizado em definitivo. 
  • É imprescindível que este processo de atualização de informações seja homologado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.