Selecionar Conta Corrente e Conta Virtual ao criar lançamentos de contas a pagar

Selecionar Conta Corrente e Conta Virtual ao criar lançamentos de contas a pagar




Visando facilitar e até mesmo organizar a rotina de quem faz a criação e pagamento das despesas, o Condomínio21 a partir da versão 44.28/2.6.33.00 permite selecionar a conta corrente e/ou conta virtual no momento do lançamento da conta a pagar, seja o lançamento feito pelas telas padrões ou pela importação por arquivo texto ou planilha. 


Além disso, a conta corrente selecionada nesta tela será a considerada para o pagamento das despesas, seja ela pela rotina padrão de Baixa de Contas a Pagar ou pelo Borderô de Pagamentos


Para permitir a seleção da conta corrente ou virtual, o antigo bloco Modo Baixa, da tela de Lançamento de contas a pagar, sofreu algumas melhorias que possibilitarão um melhor entendimento e usabilidade dessa funcionalidade.


Como fazer - Cadastro da Despesa Regular


Acesse o menu Cadastros > Despesas Regulares.


Clique no botão Novo para criar uma despesa regular.


Observe que a opção Conta Corrente está disponível na tela. Se a conta corrente que deseja vincular a despesa regular não seja a principal, selecione a conta na opção Conta Corrente.


Realize o preenchimento das demais informações da despesa regular e clique em Gravar.  


Observações: 

  1. As opções conta correnteconta virtual exibirão as contas ativas por ordem de descrição; 
  1. Por padrão, o sistema exibirá a conta corrente principal na opção de conta corrente, sendo possível alterar no momento da criação do lançamento;
  1. Caso a classe de conta selecionada no momento do cadastro esteja relacionada (Editar > Configurações de Contas > Outros > Relacionar plano de conta com a conta corrente) o sistema exibirá a conta corrente configurada;
  1. A opção conta virtual será apresentada caso a opção no menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > Outros > Utilizar Contas Virtuais, esteja marcada;
  1. Para as despesas regulares já cadastradas no sistema, após a atualização do sistema, elas ficarão vinculadas a conta principal de cada condomínio cadastrado;
  1. Para saber mais sobre o cadastro da despesa regular clique aqui.  


Como fazer - Lançamento de Contas a Pagar:


Aba Manual


Acesse o menu Editar > Lançamentos > Contas a Pagar > Manual. 


Observe que agora existe um novo bloco na tela chamado Dados para Pagamento


Clique no botão Novo e realize o preenchimento do lançamento da forma habitual do sistema. 


No bloco Dados para Pagamento existirão as seguintes opções: 

  1. Conta Corrente: selecione a conta corrente que será utilizada para o pagamento da conta. 
  1. Conta Virtual: selecione a conta virtual que será utilizada para o pagamento da conta. 
  1. Tipo Pagamento: selecione o tipo de pagamento, em que a conta será ou foi paga. 
  1. Tipo Doc. Pgto: selecione o tipo de documento. 
  1. Modo de Pagamento/Liquidação: selecione essa opção se deseja realizar a baixa do lançamento, essa opção é o antigo Modo Baixa.
  1. Dt. Pagamento: informe a data de pagamento do lançamento. 
  1. Liquidar: selecione essa opção para liquidar a conta, ou seja, realizar a baixa da conta. 
  1. Dt. Liquidação: informe a data de liquidação (baixa) do lançamento. 
  1. Multa: informe o valor da multa, caso o lançamento tenha sido pago com multa. 
  1. Juros: informe o valor dos juros, caso o lançamento tenha sido pago com juros.
  1. Desconto: informe o valor do desconto, caso o lançamento tenha sido pago com desconto.
  1. Total: exibe o valor total em que o lançamento foi baixado. 
  1. Talão: selecione ou cadastre o talão de cheque utilizado para o pagamento do lançamento. 
  1. Nº Cheque: ao selecionar o talão o sistema preencherá qual folha de cheque será utilizada para baixar o lançamento.  
  1. Dt. Emissão Cheque: informe a data de emissão do cheque. 


Ao finalizar o preenchimento do lançamento, clique no botão Gravar


Observações: 

  1. As opções conta correnteconta virtual exibirão as contas ativas por ordem de descrição;
  1. Por padrão, o sistema exibirá a conta corrente principal na opção de conta corrente, sendo possível alterar no momento da criação do lançamento;
  1. Caso a classe de conta selecionada no momento do lançamento esteja relacionada (Editar > Configurações de Contas > Outros > Relacionar plano de conta com a conta corrente) o sistema exibirá a conta corrente e conta virtual configurada;
  1. A opção conta virtual será apresentada caso a opção no menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > Outros > Utilizar Contas Virtuais, esteja marcada;
  1. A opção Talão será apresentada caso a opção no menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > Cheques > Utilizar módulo de controle de cheques, esteja marcada; 
  1. As opções  ChequeDt. Emissão Cheque serão apresentas caso a opção no menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > Cheques > Utilizar Emissão de Cheques, esteja marcada. 
  1. Para saber mais sobre o lançamento de contas a pagar, clique aqui. 


Aba Automático


Acesse o menu Editar > Lançamentos > Contas a Pagar > Automático. 


Clique no botão Resgatar Despesas Regulares


O sistema apresentará as despesas regulares cadastradas para o condomínio selecionado. 


Observe que a coluna Conta Corrente e Conta Virtual está disponível na tela. Será apresentada a conta corrente em que a despesa regular foi cadastrada. 


Observações: 

  1. Ao clicar no botão Ativar Edição será possível alterar a conta corrente que foi informado no momento do cadastrado da despesa regular;
  1. As opções conta correnteconta virtual exibirão as contas ativas por ordem de descrição;
  1. A opção conta virtual será apresentada caso a opção no menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > Outros > Utilizar Contas Virtuais, esteja marcada;
  1. Para saber mais sobre o resgate de despesas regulares clique aqui.


Aba Resumo


Acesse o menu Editar > Lançamentos > Contas a Pagar > Resumo. 


Clique no botão Resgatar Mês Ant.. O sistema resgatará os lançamentos realizados no mês anterior ao mês de referência. 


Observações: 

  1. Ao resgatar as contas do mês anterior e elas estiverem com conta correnteconta virtual vinculadas, o sistema criará as contas com o vínculo da conta corrente e virtual; 
  1. Para saber mais sobre resgatar os lançamentos do mês anterior clique aqui.


Aba Nota Fiscal

Acesse o menu Editar > Lançamentos > Contas a Pagar > Nota Fiscal. 


Observe que agora existe um novo bloco na tela chamado Dados para Pagamento


Clique no botão Novo e realize o preenchimento do lançamento da forma habitual do sistema. 



No bloco Dados para Pagamento existe as seguintes opções: 

  1. Conta Corrente: selecione a conta corrente que será utilizada para o pagamento da conta;
  1. Conta Virtual: selecione a conta virtual que será utilizada para o pagamento da conta;
  1. Tipo Pagamento: selecione o tipo de pagamento, em que a conta será ou foi paga. 


Ao finalizar o preenchimento do lançamento, clique no botão Gravar


Observações: 

  1. Caso exista ao menos um relacionamento de contas a pagar vinculado a uma conta corrente (Editar > Configurações de Contas > Outros > Relacionar plano de conta com a conta corrente) as opções Conta CorrenteConta Virtual ficarão desabilitados. A opção conta corrente exibirá as contas ativas por ordem de descrição; 
  1. Caso não haja, relacionamento da classe de conta com as contas correntes e virtuais, por padrão o sistema exibirá a conta corrente principal na opção de conta corrente, sendo possível alterar no momento da criação do lançamento;
  1. A opção conta virtual será apresentada caso a opção no menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > Outros > Utilizar Contas Virtuais, esteja marcada;
  1. O bloco Liberação de Pagamento será apresentado caso a opção no menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > Despesas > Permissões especiais por alçada, estiver marcada;
  1. Para saber mais sobre o lançamento de contas a pagar na opção nota fiscal clique aqui. 


Como fazer - Alteração de Contas a Pagar


Acesse o menu Consultas > Contas a Pagar.


Selecione a conta que deseja alterar e clique em Alterar Conta. 




Selecione a nova conta corrente e/ou conta virtual e clique em Gravar




Observações: 
  1. As opções Conta CorrenteConta Virtual ficarão habilitadas para alteração para contas com a situação Em aberto
  1. As opções Conta CorrenteConta Virtual ficarão desabilitadas para alteração para contas com a situação Em aberto; Considerando as seguintes situações: 
  1. Se o mês de referência da conta está aberto (Editar > Fechamento > Mensal);
  1. Se o mês estiver fechado (Editar > Fechamento > Mensal) a opção Travar Lançamentos em Meses fechados (Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > Outros) estiver desmarcada.


Como fazer - Importação de Contas a Pagar


Acesse o menu Arquivo > Exportações/Importações > Importação de Contas a Pagar.

Observe que existe uma nova aba Conta Corrente/Conta Virtual


Clique em Novo e realize o cadastro da importação de forma habitual. 




As novas opções na aba Conta Corrente/Conta Virtual são: 

  1. Conta Corrente fixa: caso deseje selecionar uma conta corrente fixa para realizar a importação clique no .
  1. Utilizar Conta Corrente fixa: caso deseje importar o lançamento para somente uma conta corrente fixa. 
  1. Conta Virtual fixa: caso deseje selecionar uma conta virtual fixa para realizar a importação clique no .
  1. Utilizar Conta Virtual fixa: caso deseje importar o lançamento para somente uma conta virtual fixa.
  1. Posição inicial: informe a posição inicial em que o registro relativo a conta corrente e/ou conta virtual se encontra no arquivo a ser importado. 
  1. Tamanho: informe o tamanho em que o registro relativo a conta corrente e/ou conta virtual se encontra no arquivo a ser importado.


Ao finalizar, clique em Gravar




Para realizar a importação do arquivo texto ou do arquivo excel, selecione o arquivo na opção  e após a seleção clique em Executar leitura do arquivo




Na aba Visualização, ao realizar a importação será apresentada nas colunas Conta CorrenteConta Virtual a referência para qual conta está sendo realizada a importação. Após a conferência das informações, clique em Importar dados




Caso seja apresenta alguma inconsistência ao realizar a importação será apresentada na aba Log de Importação.





Observações: 

Nos campos conta corrente fixaconta virtual fixa ao clicar no , será apresentado na tela de busca rápida todas as contas correntes ativas de todos os condomínios, sendo possível buscar a conta por: CondomínioReferênciaBancoIdentificador e se a conta é principal ou não. 



Para saber mais sobre a importação de contas a pagar clique aqui. 

Como fazer - Exportação para o Group Borderô

Configuração

Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > Despesas.

Observe que a opção Considerar a conta corrente da despesa como a de pagamento na Exportação do Borderô está disponível na tela, marque-a e clique em Gravar

Ao marcar essa opção na exportação para o Group Borderô, o sistema deixará de considerar sempre a conta principal do condomínio e passa a considerar a conta corrente que estiver vinculada ao lançamento de contas a pagar sendo como a conta de pagamento.


Exportação para o Group Borderô

Acesse o menu Baixas/Cobranças > Exportação Borderô.

Observe que a opção Conta Corrente da Despesa está disponível para filtro na tela, realize os demais filtros na tela e clique em Filtrar


Após realizar o filtro clique em Processar, para realizar a exportação para o Group Borderô



Observações: 

  1. Na opção Conta Corrente da Despesa apresentará todas as contas correntes ativas para o condomínio selecionado, caso seja selecionado todos os condomínios serão exibidas todas as contas correntes ativas. 
  1. Ao selecionar a conta na opção Conta Corrente da Despesa e clicar em filtrar o sistema apresentará todos os lançamentos de contas a pagar vinculados a conta corrente selecionada.
  1. Ao selecionar uma conta na opção Conta Corrente da despesa a conta também será apresentada na opção Selecionar conta corrente de pagamento automaticamente, podendo ser alterada antes da exportação para o Group Borderô
  1. Caso a opção Considerar a conta corrente da despesa como a de pagamento na Exportação do Borderô estiver desmarcada o sistema prosseguirá com a exportação para o Group Borderô da forma habitual. 
  1. Caso a opção Considerar a conta corrente da despesa como a de pagamento na Exportação do Borderô estiver marcada o sistema  seguirá as seguintes regras:
  1. Se a conta a pagar possuir a conta corrente vinculada e no filtro Selecionar conta corrente de pagamento não for escolhido nenhuma conta, na exportação será considerada a conta corrente da conta a pagar. 
  1. Se a conta a pagar possuir a conta corrente vinculada e no filtro Selecionar conta corrente de pagamento for escolhida uma conta corrente diferente o sistema apresentará uma mensagem conforme exemplo abaixo:


  1. Ao clicar em Sim, será apresentada a tela para o usuário inserir a senha e após isso o sistema prosseguirá com a exportação para o Group Borderô
  1. Ao clicar em Não, o sistema abortará o processo voltando ao processo anterior. Se a conta a pagar possuir a conta corrente vinculada e no filtro Selecionar conta corrente de pagamento for escolhida uma conta corrente igual o sistema realizará a exportação para o Group Borderô da forma habitual.

  1. Se a conta a pagar não possuir a conta corrente vinculada e no filtro Selecionar conta corrente de pagamento também não for selecionado nenhuma conta o sistema realizará a exportação para o Group Borderô informando a conta corrente principal do condomínio.
  1. Se a conta a pagar não possuir conta corrente vinculada e no filtro Selecionar conta corrente de pagamento for escolhida uma conta corrente, o sistema exportará para o Group Borderô a conta a pagar informando a conta que foi selecionada. 

Para saber mais sobre a exportação para o Group Borderô clique aqui. 



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