Foi implementada uma melhoria no Condomínio21, especificamente no Módulo de cobrança CNAB para que seja possível emitir boletos pelo banco Itaú, aonde a geração do nosso número fica a cargo do banco. Será possível gerar a remessa com carteira específica pelo sacado, processar o retorno e emitir os boletos com as informações retornadas pelo banco.
Como fazer:
Configurações necessárias
- Para trabalhar com a emissão via banco primeiramente é necessário que a configuração abaixo esteja marcada no cadastro do condomínio.
- Como fazer:
- Cadastros -> Condomínios -> Configurações Avançadas -> aba Cobrança Avançada
- Selecione a emissão pelo Banco, conforme abaixo:
- Se a conta do Itaú do seu condomínio, trabalha com o código Flash, também informe no cadastro do condomínio. Com isso, o arquivo de remessa dos boletos, será gerado no padrão esperado pelo banco, com os segmentos de números 7 e 8 no arquivo.
- Além da configuração citada acima, como informado na descrição desse artigo, a emissão é para o Módulo de Cobrança CNAB, ou seja, esse módulo precisa está liberado no Condomínio21 e a conta corrente do banco Itaú vinculada para uso nele.
Para saber mais como habilitar o uso do Módulo de Cobrança CNAB, leia o artigo desse link. De toda forma, para adiantar, o acesso a configuração é feito através do menu Arquivo > Configuração do Sistema > Integrações aba Outros.
- Caso a contado Itaú já esteja vinculada, ignore esse passo.
- A conta corrente do Itaú precisa estar com uma das carteiras que o banco disponibiliza e caracteriza como sendo a que ele usa para esse tipo de trabalho. As carteiras utilizadas pelo banco Itaú para emissão do nosso número por parte dele são:
- 104: Escritural Eletrônica com emissão carnê ao pagador
- 112: Escritural Eletrônica com emissão pelo banco
Acesse o cadastro da conta corrente e confira se a conta está configurada para alguma dessas carteiras. Caso a emissão não seja pelo banco, a carteira utilizada é a 109 – Direta eletrônica com emissão pelo cliente.
Emissão de boletos pelo banco Itaú
Com a configuração realizadas, bem como os lançamentos de receitas feitos será possível a partir de então, realizar a emissão dos boletos para envio ao banco Itaú, para que ele faça a geração dos nossos números e devolva ao sistema para que ele reconheça.
- Como fazer:
- Acesse o menu Baixas/Cobranças -> Recibos/Boletos
- O sistema apresentará a tela para seleção da conta do Itaú, caso exista mais de uma conta cadastrada para o condomínio. Caso exista apenas ela, a tela de geração de boletos será aberta já com ela selecionada.
- Ao trabalhar com a conta Itaú configurada para emissão via banco e habilitada para o novo módulo CNAB a legenda e os botões em tela serão mostradas de acordo com a situação dos boletos. Logo, a legenda seguirá os status abaixo:
- Não Gerado - Os lançamentos são mostrados nessa situação, quando ainda não tiveram boletos gerados, ou seja, logo após a criação da conta a receber, são mostrados na tela de boletos na cor cinza.
- Gerado - Os lançamentos ficarão na cor preta, após geração dos boletos. Nesta situação os boletos não possuirão o nosso número, sendo necessário gerar a remessa e enviar ao banco.
- Alterado após emissão - Ficarão na cor azul, todos os lançamentos que já possuírem boleto gerado, enviado para registro, registrado ou rejeitado e que sofram algum tipo de alteração em que o nosso número não é zerado automaticamente, como por exemplo: inclusão de uma classe de conta. Para os lançamentos nessa situação o sistema permite acionar o botão Gerar, para o boleto registrado o nosso número inicial será perdido e substituído por outro.
- Enviado para registro: Ficarão na cor laranja os lançamentos que possuírem o arquivo de remessa gerado.
- Registrado: Ficarão na cor verde, os boletos que forem registrados (via leitura de arquivo de retorno).
- Não Registrado: Ficarão na cor vermelha, os boletos que forem rejeitados pelo banco (via leitura de arquivo de retorno).
Os botões para fazer a geração do boleto, serão os mostrados a seguir. Abaixo também estão descritas as permissões e o que cada um possibilitará fazer: :
- Botão Gerar: Será permitida a geração de boletos para lançamentos nas situações ‘Não Gerado’, ‘Não Registrado’ e ‘Alterado após emissão’.
- Botão Visualizar: Será permitida a visualização de boletos nas situações ‘Gerado’, ‘Enviado para registro’ e ‘Registrado’.
- Botão Imprimir: Será permitida a impressão de boletos nas situações ‘Gerado’, ‘Enviado para registro’ e ‘Registrado’.
- Botão Enviar E-mail: Será permitido o envio de e-mail nas situações ‘Gerado’, ‘Enviado para registro’ e ‘Registrado’.
- Para fazer a geração dos boletos, selecione os lançamentos que deseja e clique em Gerar.
- Será exibida a mensagem abaixo, informando que o boleto está configurado para emissão via banco. Ao clicar em não o processo é cancelado, ao clicar em sim o processo continua.
- Após clicar em Sim, o Condomínio21 perguntará se deseja emitir as contas selecionadas. Clique em Sim, para continuar.
- Após isso, o sistema irá confirmar que os boletos foram gerados com sucesso, através da mensagem abaixo, e que chegou a hora de partir para geração do arquivo remessa.
Observações:
- A geração de boletos Group Print para o banco Itaú emissão via banco não está sendo tratada nesta implementação. Portanto, ao selecionar uma conta corrente do banco Itaú, a opção Group Print ficará desabilitada.
- Independentemente de estar usando numeração geral de títulos ou individual, para o Itaú emissão via banco, isso não irá influenciar. Quem nos retorna o Nosso Número é o banco, apenas gravaremos a informação no Condomínio21.
Geração da Remessa
Após gerar os boletos, agora é necessário a geração da remessa para envio ao banco.
- Como fazer:
- Acesse o menu Baixas/Cobrança -> Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Remessa.
- Selecione a conta corrente, a(s) situação(ões) e clique em Filtrar.
- Selecione os boletos que deseja gerar a remessa e clique em Gerar Remessa.
- O arquivo ficará disponível na pasta que foi configurada para salvá-lo, conforme a configuração realizada no menu Arquivo -> Configuração do Sistema -> Financeiro, aba Diretórios, bloco Remessa.
- Envie o arquivo para que o banco gere o nosso número. Seja via internet banking ou van bancária.
- Após esse passo, aguarde até que o banco Itaú faça a geração dos nossos números e disponibilize o arquivo de retorno com essa informação e confirmando o registro dos boletos.
Leitura do arquivo retorno
O primeiro arquivo de retorno disponibilizado pelo banco terá o registro ou rejeição dos boletos. Havendo o registro, ele virá com os nossos números que foram gerados pelo Itaú.
Para que o sistema reconheça esses números e possa atribuir aos emitidos pelo Condomínio21, é necessário realizar a leitura desse arquivo.
- Como fazer:
- Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Retorno.
- A localização do(s) arquivo(s) será realizada conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Retorno.
- Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) clicando na lupa indicada na imagem abaixo:
- Se estiver definido um local fixo, o local definido será exibido conforme mostra a imagem abaixo:
- Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar.
- Na tela exibida selecione os boletos que deseja baixar e clique em Confirmar.
- Após essa leitura onde os boletos receberão o Nosso Número que vier no arquivo de retorno, já será possível visualizar aqueles com a situação Registrado..
Visualizando o boleto
- Como fazer:
- Com os boletos registrados acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos.
- Para eles será possível Visualizar, Imprimir ou Enviar E-mail. Clique no botão desejado e veja que o boleto conterá o nosso número que veio do Itaú, o código de barras e a linha digitável.
- Após a emissão, eles poderão ser distribuídos para os responsáveis.
- Caso o boleto ainda não tenha sigo registrado, e esteja nos status Gerado ou Enviado para registro, ele sairá conforme a imagem abaixo:
Outras opções para emissão de boletos e geração de remessa do banco Itaú pelo Módulo de Cobrança CNAB
- Geração da remessa ordenada por Carnê
Ao trabalhar com a emissão de diversos boletos para o mesmo sacado, temos a opção Ordenação por carnê Itaú CNAB400. Ao selecionar essa opção o sistema fará a
ordenação do arquivo de remessa agrupando todos os boletos do mesmo sacado e ordenando por data de vencimento. A ordenação do arquivo também será em ordem alfabética, não seguirá a ordem de unidades.
- Como fazer:
- Ainda na tela de geração da Remessa, faça os filtros.
- Selecione os lançamentos.
- Marque a opção Ordenação por carnê Itaú CNAB400.
- Clique em Gerar.
Carteiras diferentes para cada sacado/ responsável do boleto
Há cenários em que é possível ter em um mesmo condomínio, pessoas que recebem de forma diferente o boleto do banco Itaú. Para isso, foi liberada a opção de cadastrar uma carteira específica para o sacado. Com isso, a emissão do boleto, geração da
remessa para ele, levará em consideração a carteira configurada em seu cadastro e não do cadastro da conta corrente.
- Como fazer:
- Cadastros -> Pessoas / Proprietários / Locatários -> aba Dados Bancários
- Selecione qual a carteira do banco Itaú para emissão dos boletos. Carteiras disponíveis para seleção: 104, 109 e 112.
Importante:
- Essa funcionalidade, será utilizada somente para a remessa do Itaú CNAB 400, gerada pelo Módulo de Cobrança CNAB com a opção de boleto gerado pelo Banco.
Cadastro de Mensagens de cobrança para envio na remessa
Será possível cadastrar uma mensagem para envio ao banco através da remessa.
- Como fazer:
- Cadastros -> Mensagens CNAB
- Selecionar o banco Itaú com registro, informar o nome da mensagem e qual a mensagem a ser enviada na remessa. Temos a opção do campo de mesclagem de unidade e mês de referência.
- Marque a opção Mensagem para remessa Itaú formato carnê.
- Após clique em gravar.
Observações:
- É possível cadastrar uma mensagem com mais de 30 caracteres, porém, as posições na remessa disponíveis para envio ao banco são apenas de 30 caracteres. Se passar de 30 caracteres, o sistema fará o corte e enviará apenas 30 posições.
- Se for configurada a mensagem para remessa, mas a opção Mensagem para remessa Itaú formato carnê não for marcada, a remessa será gerada sem a mensagem.
- Para considerar a mensagem cadastrada na remessa, acesse o cadastro da conta corrente pelo menu Cadastros ou Arquivo -> Ferramenta de Administração -> aba Manutenção -> Conta Corrente .
- Na aba CNAB basta selecionar a instrução 93 e Gravar.
- Caso ainda queira enviar a unidade no campo destinado para uso da empresa na remessa, marque a opção ‘Enviar unidade na remessa no campo uso da empresa e clique em Gravar. da conta corrente do Itaú.
Observação:
- Para trabalhar com essa modalidade é necessário que o novo módulo CNAB esteja habilitado e a conta do Itaú esteja configurada para trabalhar no novo módulo. Saiba mais como habilitar pelos manuais do sistema: Habilitando o Novo Módulo de Cobrança CNAB e o Condomínio21Borderô