Emissão de boletos a cargo do banco Itaú

Emissão de boletos a cargo do banco Itaú

        



Placa de letreiro luminosoDescrição gerada automaticamente com confiança baixa




   Foi implementada uma melhoria no Condomínio21, especificamente no Módulo de cobrança CNAB para que seja possível emitir boletos pelo banco Itaú, aonde a geração do nosso número fica a cargo do banco. Será possível gerar a remessa com carteira específica pelo sacado, processar o retorno e emitir os boletos com as informações retornadas pelo banco. 


Como fazer:

Configurações necessárias

  1. Para trabalhar com a emissão via banco primeiramente é necessário que a configuração abaixo esteja marcada no cadastro do condomínio. 


  1. Como fazer: 


  1. Cadastros -> Condomínios -> Configurações Avançadas -> aba Cobrança Avançada
  2. Selecione a emissão pelo Banco, conforme abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente




  1. Se a conta do Itaú do seu condomínio, trabalha com o código Flash, também informe no cadastro do condomínio. Com isso, o arquivo de remessa dos boletos, será gerado no padrão esperado pelo banco, com os segmentos de números 7 e 8 no arquivo. 

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente


  1. Além da configuração citada acima, como informado na descrição desse artigo, a emissão é para o Módulo de Cobrança CNAB, ou seja, esse módulo precisa está liberado no Condomínio21 e a conta corrente do banco Itaú vinculada para uso nele.

Para saber mais como habilitar o uso do Módulo de Cobrança CNAB, leia o artigo desse link. De toda forma, para adiantar, o acesso a configuração é feito através do menu Arquivo > Configuração do Sistema > Integrações aba Outros.

  1. Caso a contado Itaú já esteja vinculada, ignore esse passo.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente





  1. A conta corrente do Itaú precisa estar com uma das carteiras que o banco disponibiliza e caracteriza como sendo a que ele usa para esse tipo de trabalho. As carteiras utilizadas pelo banco Itaú para emissão do nosso número por parte dele são:
  1. 104: Escritural Eletrônica com emissão carnê ao pagador
  2. 112: Escritural Eletrônica com emissão pelo banco

 

Acesse o cadastro da conta corrente e confira se a conta está configurada para alguma dessas carteiras. Caso a emissão não seja pelo banco, a carteira utilizada é a 109 – Direta eletrônica com emissão pelo cliente.


Emissão de boletos pelo banco Itaú

Com a configuração realizadas, bem como os lançamentos de receitas feitos será possível a partir de então, realizar a emissão dos boletos para envio ao banco Itaú, para que ele faça a geração dos nossos números e devolva ao sistema para que ele reconheça. 


  1. Como fazer: 


  1. Acesse o menu Baixas/Cobranças -> Recibos/Boletos
  2. O sistema apresentará a tela para seleção da conta do Itaú, caso exista mais de uma conta cadastrada para o condomínio. Caso exista apenas ela, a tela de geração de boletos será aberta já com ela selecionada.
  3. Ao trabalhar com a conta Itaú configurada para emissão via banco e habilitada para o novo módulo CNAB a legenda e os botões em tela serão mostradas de acordo com a situação dos boletos. Logo, a legenda seguirá os status abaixo: 
  1. Não Gerado - Os lançamentos são mostrados nessa situação, quando ainda não tiveram boletos gerados, ou seja, logo após a criação da conta a receber, são mostrados na tela de boletos na cor cinza.




  1. Gerado - Os lançamentos ficarão na cor preta, após geração dos boletos. Nesta situação os boletos não possuirão o nosso número, sendo necessário gerar a remessa e enviar ao banco.
  2. Alterado após emissão - Ficarão na cor azul, todos os lançamentos que já possuírem boleto gerado, enviado para registro, registrado ou rejeitado e que sofram algum tipo de alteração em que o nosso número não é zerado automaticamente, como por exemplo: inclusão de uma classe de conta. Para os lançamentos nessa situação o sistema permite acionar o botão Gerar, para o boleto registrado o nosso número inicial será perdido e substituído por outro.
  3. Enviado para registro: Ficarão na cor laranja os lançamentos que possuírem o arquivo de remessa gerado.
  4. Registrado: Ficarão na cor verde, os boletos que forem registrados (via leitura de arquivo de retorno).
  5. Não Registrado: Ficarão na cor vermelha, os boletos que forem rejeitados pelo banco (via leitura de arquivo de retorno).

Os botões para fazer a geração do boleto, serão os mostrados a seguir. Abaixo também estão descritas as permissões e o que cada um possibilitará fazer: :

  1. Botão Gerar: Será permitida a geração de boletos para lançamentos nas situações ‘Não Gerado’, ‘Não Registrado’ e ‘Alterado após emissão’.
  2. Botão Visualizar: Será permitida a visualização de boletos nas situações ‘Gerado’, ‘Enviado para registro’ e ‘Registrado’.
  3. Botão Imprimir: Será permitida a impressão de boletos nas situações ‘Gerado’, ‘Enviado para registro’ e ‘Registrado’.
  4. Botão Enviar E-mail: Será permitido o envio de e-mail nas situações ‘Gerado’, ‘Enviado para registro’ e ‘Registrado’.


  1. Para fazer a geração dos boletos, selecione os lançamentos que deseja e clique em Gerar





Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

  1. Será exibida a mensagem abaixo, informando que o boleto está configurado para emissão via banco. Ao clicar em não o processo é cancelado, ao clicar em sim o processo continua. 

Interface gráfica do usuário, TextoDescrição gerada automaticamente

  1. Após clicar em Sim, o Condomínio21 perguntará se deseja emitir as contas selecionadas. Clique em Sim, para continuar. 

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  1. Após isso, o sistema irá confirmar que os boletos foram gerados com sucesso, através da mensagem abaixo, e que chegou a hora de partir para geração do arquivo remessa. 

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


      Observações:

  1. A geração de boletos Group Print para o banco Itaú emissão via banco não está sendo tratada nesta implementação. Portanto, ao selecionar uma conta corrente do banco Itaú, a opção Group Print ficará desabilitada.
  2. Independentemente de estar usando numeração geral de títulos ou individual, para o Itaú emissão via banco, isso não irá influenciar. Quem nos retorna o Nosso Número é o banco, apenas gravaremos a informação no Condomínio21.



Geração da Remessa

Após gerar os boletos, agora é necessário a geração da remessa para envio ao banco. 


  1. Como fazer: 


  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança -> Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Remessa.
  2. Selecione a conta corrente, a(s) situação(ões) e clique em Filtrar.
  3. Selecione os boletos que deseja gerar a remessa e clique em Gerar Remessa.






Interface gráfica do usuário, TabelaDescrição gerada automaticamente


  1. O arquivo ficará disponível na pasta que foi configurada para salvá-lo, conforme a configuração realizada no menu Arquivo -> Configuração do Sistema -> Financeiro, aba Diretórios, bloco Remessa.
  2. Envie o arquivo para que o banco gere o nosso número. Seja via internet banking ou van bancária. 
  3. Após esse passo, aguarde até que o banco Itaú faça a geração dos nossos números e disponibilize o arquivo de retorno com essa informação e confirmando o registro dos boletos.


Leitura do arquivo retorno

O primeiro arquivo de retorno disponibilizado pelo banco terá o registro ou rejeição dos boletos. Havendo o registro, ele virá com os nossos números que foram gerados pelo Itaú. 

Para que o sistema reconheça esses números e possa atribuir aos emitidos pelo Condomínio21, é necessário realizar a leitura desse arquivo.





  1. Como fazer: 


  1. Acesse o menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. Selecione a opção Retorno.


  1. A localização do(s) arquivo(s) será realizada conforme a configuração realizada no menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Diretórios, bloco Retorno. 


  1. Se não estiver definido um local fixo, informe a pasta onde está(ão) o(s) arquivo(s) que será(ão) processado(s) clicando na lupa indicada na imagem abaixo:

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  1. Se estiver definido um local fixo, o local definido será exibido conforme mostra a imagem abaixo:


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  1. Selecione o(s) arquivo(s) que deseja processar clicando na lupa indicada na imagem e clique em Processar.


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  1. Na tela exibida selecione os boletos que deseja baixar e clique em Confirmar.
  2. Após essa leitura onde os boletos receberão o Nosso Número que vier no arquivo de retorno, já será possível visualizar aqueles com a situação Registrado.. 





Visualizando o boleto

  1. Como fazer: 
  1. Com os boletos registrados acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos. 
  2. Para eles será possível Visualizar, Imprimir ou Enviar E-mail. Clique no botão desejado e veja que o boleto conterá o nosso número que veio do Itaú, o código de barras e a linha digitável.
  3. Após a emissão, eles poderão ser distribuídos para os responsáveis.








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  1. Caso o boleto ainda não tenha sigo registrado, e esteja nos status Gerado ou Enviado para registro, ele sairá conforme a imagem abaixo:


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Outras opções para emissão de boletos e geração de remessa do banco Itaú pelo Módulo de Cobrança CNAB

  1. Geração da remessa ordenada por Carnê

Ao trabalhar com a emissão de diversos boletos para o mesmo sacado, temos a opção Ordenação por carnê Itaú CNAB400. Ao selecionar essa opção o sistema fará a 





ordenação do arquivo de remessa agrupando todos os boletos do mesmo sacado e ordenando por data de vencimento. A ordenação do arquivo também será em ordem alfabética, não seguirá a ordem de unidades. 

  1. Como fazer: 


  1. Ainda na tela de geração da Remessa, faça os filtros.
  2. Selecione os lançamentos.
  3. Marque a opção Ordenação por carnê Itaú CNAB400.
  4. Clique em Gerar

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, TabelaDescrição gerada automaticamente





Carteiras diferentes para cada sacado/ responsável do boleto

Há cenários em que é possível ter em um mesmo condomínio, pessoas que recebem de forma diferente o boleto do banco Itaú. Para isso, foi liberada a opção de cadastrar uma carteira específica para o sacado. Com isso, a emissão do boleto, geração da 






remessa para ele, levará em consideração a carteira configurada em seu cadastro e não do cadastro da conta corrente. 


  1. Como fazer: 


  1. Cadastros -> Pessoas / Proprietários / Locatários -> aba Dados Bancários
  2. Selecione qual a carteira do banco Itaú para emissão dos boletos. Carteiras disponíveis para seleção: 104, 109 e 112. 

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   Importante:

  1. Essa funcionalidade, será utilizada somente para a remessa do Itaú CNAB 400, gerada pelo Módulo de Cobrança CNAB com a opção de boleto gerado pelo Banco







Cadastro de Mensagens de cobrança para envio na remessa 

Será possível cadastrar uma mensagem para envio ao banco através da remessa. 


  1. Como fazer: 


  1. Cadastros -> Mensagens CNAB
  2. Selecionar o banco Itaú com registro, informar o nome da mensagem e qual a mensagem a ser enviada na remessa. Temos a opção do campo de mesclagem de unidade e mês de referência. 
  3. Marque a opção Mensagem para remessa Itaú formato carnê.
  4. Após clique em gravar.


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      Observações:

  1. É possível cadastrar uma mensagem com mais de 30 caracteres, porém, as posições na remessa disponíveis para envio ao banco são apenas de 30 caracteres. Se passar de 30 caracteres, o sistema fará o corte e enviará apenas 30 posições. 




  1. Se for configurada a mensagem para remessa, mas a opção Mensagem para remessa Itaú formato carnê não for marcada, a remessa será gerada sem a mensagem. 



  1. Para considerar a mensagem cadastrada na remessa, acesse o cadastro da conta corrente pelo menu Cadastros ou Arquivo -> Ferramenta de Administração -> aba Manutenção -> Conta Corrente .


  1. Na aba CNAB basta selecionar a instrução 93 e Gravar.

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  1. Caso ainda queira enviar a unidade no campo destinado para uso da empresa na remessa, marque a opção ‘Enviar unidade na remessa no campo uso da empresa e clique em Gravarda conta corrente do Itaú. 











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      Observação:

  1. Para trabalhar com essa modalidade é necessário que o novo módulo CNAB esteja habilitado e a conta do Itaú esteja configurada para trabalhar no novo módulo. Saiba mais como habilitar pelos manuais do sistema: Habilitando o Novo Módulo de Cobrança CNAB e o Condomínio21Borderô