Inclusão de instrução na remessa do banco Itaú

Inclusão de instrução na remessa do banco Itaú



Na remessa do banco Itaú é possível levar instruções que determinam e discriminam algumas informações importantes para identificação dos títulos no banco, entre estas opções há aquelas destinadas aos protestos dos boletos. No Condomínio21, já havia algumas das opções necessárias e nesta versão foi inserido mais uma, a de código ‘10’ que se refere a instrução “Não Protestar”.


  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB
  2. Selecione uma conta do banco Itaú, um título e clique no botão Remessa
  3. No primeiro filtro de instruções, estará disposta a opção 10 – Não Protestar.





Opção para download da ferramenta de Conexão Remota com o Suporte da Group Software – Team Viewer

Visando agilizar o processo de conexão remota com o Suporte da Group Software, foi criada uma opção no Condomínio21 que quando acionada irá realizar o download do Team Viewer na versão ideal para a realização da conexão remota “pré-agendada” com o setor de Suporte.


  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Ajuda > Suporte via Conexão Remota.




  • Em seguida, será exibida uma mensagem de confirmação. Clique em Sim, para continuar.










  • Após confirmar, o download será iniciado em seu navegador padrão de internet.




  • É importante ressaltar, que as conexões remotas com o Suporte da Group Software são pré-agendadas, com isso, quando esta for acontecer, basta acessar o Team Viewer na pasta em que o download foi realizado e informar o Sua ID e Senha ao atendente.




Consulta de lançamentos excluídos – Contas a Receber e a Paga

Disponível nesta versão do Condomínio21, uma tela de consulta de lançamentos de contas a receber e de contas a pagar que foram excluídas. A consulta poderá ser realizada por condomínio ou pelo usuário que realizou a ação. É importante ressaltar, que esta opção está disponível somente para as versões Corporate do Condomínio21.

 

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção botão Consultar Contas Excluídas.



  • Informe a senha do usuário que estiver usando o sistema, para que a tela de Consultas de Contas Excluídas, possa ser apresentada.



  • Por padrão, o condomínio exibido será aquele que estiver em uso, além disso a opção para Todos os usuários estará previamente marcada e primeiramente o filtro de Contas a Receber será o que estará habilitado. Há também o campo Data da Exclusão, que inicialmente estará sem informações de datas.



  • Ao optar para exibir as contas a receber excluídas, os campos apresentados serão: 
  • Número: ID do lançamento; 
  • Mês Ref.: Mês de referência do lançamento; 
  • Cód. Classe: Código da classe de conta; 
  • Classe da conta: Descrição da classe de conta; 
  • Vencimento: Será exibida a data de vencimento do lançamento; 
  • Valor: Será apresentado o valor do lançamento; 
  • Unidade: Número/descrição da unidade; 
  • Sacado: Nome do sacado; 
  • Descrição: Descrição informada no lançamento da receita; 
  • Usuário (login): Será exibido o nome do usuário e entre parênteses o login do mesmo; 
  • Exclusão: Data da exclusão do lançamento.




  • Ao optar para exibir as contas a pagar excluídas, os campos apresentados serão: Número: ID do lançamento; 
  • Mês Ref.: Mês de referência da despesa; 
  • Cód. Classe: Código da classe de conta usado no lançamento da despesa; 
  • Classe da conta: Descrição da classe de conta; 
  • Vencimento: Data de vencimento do lançamento; 
  • Valor: Valor do lançamento; 
  • Unidade: Número/ descrição da unidade; 
  • Fornecedor: Nome do fornecedor; 
  • Nota fiscal: Número da nota fiscal da despesa; 
  • Descrição: Descrição informada no lançamento; 
  • Usuário (login): Será exibido o nome do usuário e entre parênteses o login do mesmo; 
  • Exclusão: Data da exclusão do lançamento.




  1. Para que os lançamentos sejam exibidos na tela sempre será necessário clicar no botão Filtrar, após escolher as opções desejadas. 
  2. No rodapé da tela, será exibido o total de contas apresentadas de acordo com os filtros realizados.

 

 

Geração dos arquivos dos serviços mobile (Json) de forma manual

Incluído no Cond21 Integrador o botão “Gerar Arquivo”, que permitirá que os arquivos Json que possuem todas as informações dos serviços mobile (Atualização dados Mobile e Inadimplência Comunidades21) possam ser criados manualmente, sem ter a necessidade de esperar que eles sejam gerados somente no horário agendado.


  • Como fazer:
  1. Acesse o Cond21 Integrador aba Comunidades21 Mobile
  2. Clique no botão Gerar Arquivo.




  • Confirme a criação dos arquivos na tela de confirmação que será exibida.



  • Em seguida, o sistema começará a análise dos dados e assim que os arquivos começarem a ser criados o ícone identificado na imagem abaixo, será apresentado.



  • Ao final da geração, o sistema apresentará a mensagem confirmando o sucesso da operação.



  • É importante salientar, que não houve alterações na estrutura dos arquivos e também no local onde os mesmos estarão dispostos, permanecendo assim da forma habitual do sistema.

 

Processo de Cobrança CNAB no formato Carnê do Banco do Brasil (Boletos, Remessa e Retorno)

Incluído na rotina financeira de cobrança CNAB do Condomínio21, o processo de cobrança CNAB do formato Carnê do Banco do Brasil. A utilização deste tipo de cobrança, será possível somente através da utilização de contas correntes específicas que trabalharão com este formato.

O objetivo principal deste processo é permitir a geração de um único arquivo de remessa contendo títulos de diferentes períodos e não somente boletos de um único mês de referência e por fim permitir a baixa através do arquivo de retorno gerado pelo banco.

É importante frisar que a rotina tratada no sistema é para emissão via Banco e não Empresa e foi baseado no Layout CNAB 240 posições do Banco do Brasil do ano de 2012.

 


Configurações – Conta Corrente

Para trabalhar com a remessa no formato Carnê do Banco Brasil, inicialmente será preciso alterar alguns dados da conta corrente já existente ou cadastrar uma nova e específica para este processo. Foi incluída a aba Banco do Brasil que ficará disponível somente quando este banco for selecionado.


  • Como fazer:
  1. O cadastro de uma nova conta, poderá ser feito através do menu Cadastros > Contas Correntes.



  • Caso o desejo seja alterar os dados de uma conta já criada, para que esta comece a trabalhar com o formato Carnê, o acesso deve ocorrer através do menu Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção > Contas Correntes.



Observações:

  • As opções disponíveis na aba ‘Banco do Brasil’ poderão ser alteradas somente através do acesso ao cadastro das contas correntes pelo Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção. 
  • As agências de contas correntes que trabalham com remessa no formato Carnê, devem ser cadastradas com seis dígitos e o número da conta com até 13 dígitos.

 

  • Com os dados cadastrais da conta corrente inseridos e/ou devidamente conferidos, acesse a aba Banco do Brasil e marque a opção Remessa formato boleto carnê para que os filtros fiquem disponíveis.




  • Os filtros existentes e suas opções são: 
  • Código protesto: neste filtro será permitido escolher algumas das opções referentes à protestos de títulos. A escolha de uma das opções listadas abaixo está diretamente relacionada a quantidade de dias informado no campo “Dias protesto” na aba “Principal” do cadastro da conta. Este filtro é um campo não obrigatório, mas que sempre ficará disponível para seleção. 
  • Protestar Dias Corridos; 
  • Protestar Dias Úteis;


  • Não protestar
  • Protestar Fim Falimentar – Dias Úteis; 
  • Protestar Fim Falimentar – Dias Corridos; 
  • Negativação sem protesto.


  • Código devolução: neste filtro possui duas opções relacionadas a devolução, elas também estão totalmente relacionadas a quantidade de dias informados no campo “Dias Devolução” informada na aba “Principal”. A escolha de uma das opções não é obrigatória, porém o filtro ficará sempre disponível. 
  • Baixar / Devolver; 
  • Não Baixar / Não Devolver.


  • Modalidade: neste filtro há opções relacionadas a modalidade da remessa. A escolha de uma modalidade será obrigatória somente em casos em que a carteira usada seja de números 11, 12 ou 17, para as demais carteiras 15, 31 ou 51 não haverá obrigatoriedade da seleção. 
  • Simples 
  • Vinculada/Caucionada


  • Descontada

 

  • Distribuição carnê: escolha do tipo de distribuição dos boletos. Nesta versão somente foi tratado o tipo distribuição Banco, com isso é necessário que esta opção seja escolhida, porém ainda sim é permitido selecionar a opção Empresa, mas esta ainda não possui tratamento realizado. 


  • Banco; 
  • Empresa.



Validações cadastrais

Há algumas validações importantes relacionadas as contas correntes cadastradas para o uso da remessa no formato boleto carnê. Estas validações, vão desde número da carteira à espécie de documento da remessa. São elas:


  • Carteiras aceitas:
  • 11; 
  • 12; 
  • 17; 
  • 15; 
  • 31; 
  • 51.


  • Espécie de documentos de remessa aceitas, de acordo com a carteira utilizada:









  • Distribuição Carnê
  • O sistema permite a distribuição Banco para as carteiras 11, 12, 31 e 51. Caso, a distribuição escolhida seja diferente desta e a carteira informada seja uma destas citadas o sistema exibirá esta mensagem ao clicar no botão Gravar na tela do cadastro de conta corrente.



  • Modalidades
  • Para as carteiras 11 e 17 qualquer modalidade é permitida; 
  • Para a carteira 12 somente é permitido que a modalidade Simples seja a selecionada.



  • Para as carteiras 31 e 51 qualquer modalidade é permitida, estas sem obrigatoriedade.

 

  • Envio de remessa oficial/homologada para o banco


  • : Visando manter a integridade dos dados durante o processo de homologação do arquivo remessa no formato Carnê, o sistema irá gerar inicialmente arquivos teste para que possa ser enviado para o banco, com isso, após a liberação do envio dos arquivos oficiais por parte da agência bancária, se faz necessária a marcação do parâmetro Produção – Arquivos, presente na aba Principal na tela de Cadastro de Conta Corrente.



Arquivo de Remessa

Após cadastro da conta corrente, com as devidas informações e demais dados relacionados ao formato Carnê do Banco do Brasil será o momento da geração do arquivo remessa.


  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB
  2. Observe que houve uma pequena alteração nesta tela para que fosse possível a geração da remessa em formato Carnê. Foi incluído o filtro Mês Final e modificada a descrição de Mês Ref. para Mês Inicial. Esta alteração foi necessária, para que títulos de meses diferentes possam ser selecionados e assim fazerem parte de um mesmo arquivo de remessa.



  • Informe o período desejado, selecione a conta corrente habilitada para este processo, escolha os títulos que irão para o arquivo e clique no botão Remessa.



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  • No exemplo da tela acima, foi escolhido o período de 11 a 12/2016 e foram apresentados os títulos deste período, para uma mesma unidade. 

  • O arquivo será gerado com as informações selecionadas e no padrão definido no Layout CNAB 240 posições do Banco do Brasil do ano de 2012.



Arquivo de Retorno

A leitura do arquivo de retorno continua da forma habitual do sistema, não sofrendo alterações para este formato de cobrança. A única observação é quanto a data da liquidação dos títulos, onde a data da baixa continuará dependendo da configuração “Baixar títulos na data: ” presente na tela de Cobrança CNAB, com isso, caso esta opção não seja utilizada o sistema irá considerar a data de baixa provinda do arquivo de retorno.

 

Boletos e Carta de Cobrança

A emissão dos boletos também não sofreu alterações, os títulos permanecem da forma habitual, seguindo as regras do Banco do Brasil. A diferença notável, será apenas uma mensagem de aviso apresentada quando a conta corrente selecionada para geração do título trabalhar com o formato Carnê e a emissão dos boletos estiver parametrizada para ser realizada pela Empresa, esta mesma mensagem será exibido quando a carta de cobrança utilizada for o modelo Boleto, selecionando a conta corrente específica para este processo.