Na remessa do banco Itaú é possível levar instruções que determinam e discriminam algumas informações importantes para identificação dos títulos no banco, entre estas opções há aquelas destinadas aos protestos dos boletos. No Condomínio21, já havia algumas das opções necessárias e nesta versão foi inserido mais uma, a de código ‘10’ que se refere a instrução “Não Protestar”.
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB.
- Selecione uma conta do banco Itaú, um título e clique no botão Remessa.
- No primeiro filtro de instruções, estará disposta a opção 10 – Não Protestar.
Opção para download da ferramenta de Conexão Remota com o Suporte da Group Software – Team Viewer
Visando agilizar o processo de conexão remota com o Suporte da Group Software, foi criada uma opção no Condomínio21 que quando acionada irá realizar o download do Team Viewer na versão ideal para a realização da conexão remota “pré-agendada” com o setor de Suporte.
- Acesse o menu Ajuda > Suporte via Conexão Remota.
- Em seguida, será exibida uma mensagem de confirmação. Clique em Sim, para continuar.
- Após confirmar, o download será iniciado em seu navegador padrão de internet.
- É importante ressaltar, que as conexões remotas com o Suporte da Group Software são pré-agendadas, com isso, quando esta for acontecer, basta acessar o Team Viewer na pasta em que o download foi realizado e informar o Sua ID e Senha ao atendente.
Consulta de lançamentos excluídos – Contas a Receber e a Paga
Disponível nesta versão do Condomínio21, uma tela de consulta de lançamentos de contas a receber e de contas a pagar que foram excluídas. A consulta poderá ser realizada por condomínio ou pelo usuário que realizou a ação. É importante ressaltar, que esta opção está disponível somente para as versões Corporate do Condomínio21.
- Acesse o menu Arquivo > Ferramentas de Administração aba Manutenção botão Consultar Contas Excluídas.
- Informe a senha do usuário que estiver usando o sistema, para que a tela de Consultas de Contas Excluídas, possa ser apresentada.
- Por padrão, o condomínio exibido será aquele que estiver em uso, além disso a opção para Todos os usuários estará previamente marcada e primeiramente o filtro de Contas a Receber será o que estará habilitado. Há também o campo Data da Exclusão, que inicialmente estará sem informações de datas.
- Ao optar para exibir as contas a receber excluídas, os campos apresentados serão:
- Número: ID do lançamento;
- Mês Ref.: Mês de referência do lançamento;
- Cód. Classe: Código da classe de conta;
- Classe da conta: Descrição da classe de conta;
- Vencimento: Será exibida a data de vencimento do lançamento;
- Valor: Será apresentado o valor do lançamento;
- Unidade: Número/descrição da unidade;
- Sacado: Nome do sacado;
- Descrição: Descrição informada no lançamento da receita;
- Usuário (login): Será exibido o nome do usuário e entre parênteses o login do mesmo;
- Exclusão: Data da exclusão do lançamento.
- Ao optar para exibir as contas a pagar excluídas, os campos apresentados serão: Número: ID do lançamento;
- Mês Ref.: Mês de referência da despesa;
- Cód. Classe: Código da classe de conta usado no lançamento da despesa;
- Classe da conta: Descrição da classe de conta;
- Vencimento: Data de vencimento do lançamento;
- Valor: Valor do lançamento;
- Unidade: Número/ descrição da unidade;
- Fornecedor: Nome do fornecedor;
- Nota fiscal: Número da nota fiscal da despesa;
- Descrição: Descrição informada no lançamento;
- Usuário (login): Será exibido o nome do usuário e entre parênteses o login do mesmo;
- Exclusão: Data da exclusão do lançamento.
- Para que os lançamentos sejam exibidos na tela sempre será necessário clicar no botão Filtrar, após escolher as opções desejadas.
- No rodapé da tela, será exibido o total de contas apresentadas de acordo com os filtros realizados.
Geração dos arquivos dos serviços mobile (Json) de forma manual
Incluído no Cond21 Integrador o botão “Gerar Arquivo”, que permitirá que os arquivos Json que possuem todas as informações dos serviços mobile (Atualização dados Mobile e Inadimplência Comunidades21) possam ser criados manualmente, sem ter a necessidade de esperar que eles sejam gerados somente no horário agendado.
- Acesse o Cond21 Integrador aba Comunidades21 Mobile.
- Clique no botão Gerar Arquivo.
- Confirme a criação dos arquivos na tela de confirmação que será exibida.
- Em seguida, o sistema começará a análise dos dados e assim que os arquivos começarem a ser criados o ícone identificado na imagem abaixo, será apresentado.
- Ao final da geração, o sistema apresentará a mensagem confirmando o sucesso da operação.
- É importante salientar, que não houve alterações na estrutura dos arquivos e também no local onde os mesmos estarão dispostos, permanecendo assim da forma habitual do sistema.
Processo de Cobrança CNAB no formato Carnê do Banco do Brasil (Boletos, Remessa e Retorno)
Incluído na rotina financeira de cobrança CNAB do Condomínio21, o processo de cobrança CNAB do formato Carnê do Banco do Brasil. A utilização deste tipo de cobrança, será possível somente através da utilização de contas correntes específicas que trabalharão com este formato.
O objetivo principal deste processo é permitir a geração de um único arquivo de remessa contendo títulos de diferentes períodos e não somente boletos de um único mês de referência e por fim permitir a baixa através do arquivo de retorno gerado pelo banco.
É importante frisar que a rotina tratada no sistema é para emissão via Banco e não Empresa e foi baseado no Layout CNAB 240 posições do Banco do Brasil do ano de 2012.
Configurações – Conta Corrente
Para trabalhar com a remessa no formato Carnê do Banco Brasil, inicialmente será preciso alterar alguns dados da conta corrente já existente ou cadastrar uma nova e específica para este processo. Foi incluída a aba Banco do Brasil que ficará disponível somente quando este banco for selecionado.
- O cadastro de uma nova conta, poderá ser feito através do menu Cadastros > Contas Correntes.
- Caso o desejo seja alterar os dados de uma conta já criada, para que esta comece a trabalhar com o formato Carnê, o acesso deve ocorrer através do menu Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção > Contas Correntes.
Observações:
- As opções disponíveis na aba ‘Banco do Brasil’ poderão ser alteradas somente através do acesso ao cadastro das contas correntes pelo Arquivo > Ferramentas de Administração > Manutenção.
- As agências de contas correntes que trabalham com remessa no formato Carnê, devem ser cadastradas com seis dígitos e o número da conta com até 13 dígitos.
- Com os dados cadastrais da conta corrente inseridos e/ou devidamente conferidos, acesse a aba Banco do Brasil e marque a opção Remessa formato boleto carnê para que os filtros fiquem disponíveis.
- Os filtros existentes e suas opções são:
- Código protesto: neste filtro será permitido escolher algumas das opções referentes à protestos de títulos. A escolha de uma das opções listadas abaixo está diretamente relacionada a quantidade de dias informado no campo “Dias protesto” na aba “Principal” do cadastro da conta. Este filtro é um campo não obrigatório, mas que sempre ficará disponível para seleção.
- Protestar Dias Corridos;
- Protestar Dias Úteis;
- Protestar Fim Falimentar – Dias Úteis;
- Protestar Fim Falimentar – Dias Corridos;
- Negativação sem protesto.
- Código devolução: neste filtro possui duas opções relacionadas a devolução, elas também estão totalmente relacionadas a quantidade de dias informados no campo “Dias Devolução” informada na aba “Principal”. A escolha de uma das opções não é obrigatória, porém o filtro ficará sempre disponível.
- Baixar / Devolver;
- Não Baixar / Não Devolver.
- Modalidade: neste filtro há opções relacionadas a modalidade da remessa. A escolha de uma modalidade será obrigatória somente em casos em que a carteira usada seja de números 11, 12 ou 17, para as demais carteiras 15, 31 ou 51 não haverá obrigatoriedade da seleção.
- Simples
- Vinculada/Caucionada
- Distribuição carnê: escolha do tipo de distribuição dos boletos. Nesta versão somente foi tratado o tipo distribuição Banco, com isso é necessário que esta opção seja escolhida, porém ainda sim é permitido selecionar a opção Empresa, mas esta ainda não possui tratamento realizado.
Validações cadastrais
Há algumas validações importantes relacionadas as contas correntes cadastradas para o uso da remessa no formato boleto carnê. Estas validações, vão desde número da carteira à espécie de documento da remessa. São elas:
- Carteiras aceitas:
- 11;
- 12;
- 17;
- 15;
- 31;
- 51.
- Espécie de documentos de remessa aceitas, de acordo com a carteira utilizada:
- O sistema permite a distribuição Banco para as carteiras 11, 12, 31 e 51. Caso, a distribuição escolhida seja diferente desta e a carteira informada seja uma destas citadas o sistema exibirá esta mensagem ao clicar no botão Gravar na tela do cadastro de conta corrente.
- Para as carteiras 11 e 17 qualquer modalidade é permitida;
- Para a carteira 12 somente é permitido que a modalidade Simples seja a selecionada.
- Para as carteiras 31 e 51 qualquer modalidade é permitida, estas sem obrigatoriedade.
- Envio de remessa oficial/homologada para o banco
- : Visando manter a integridade dos dados durante o processo de homologação do arquivo remessa no formato Carnê, o sistema irá gerar inicialmente arquivos teste para que possa ser enviado para o banco, com isso, após a liberação do envio dos arquivos oficiais por parte da agência bancária, se faz necessária a marcação do parâmetro Produção – Arquivos, presente na aba Principal na tela de Cadastro de Conta Corrente.
Arquivo de Remessa
Após cadastro da conta corrente, com as devidas informações e demais dados relacionados ao formato Carnê do Banco do Brasil será o momento da geração do arquivo remessa.
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB.
- Observe que houve uma pequena alteração nesta tela para que fosse possível a geração da remessa em formato Carnê. Foi incluído o filtro Mês Final e modificada a descrição de Mês Ref. para Mês Inicial. Esta alteração foi necessária, para que títulos de meses diferentes possam ser selecionados e assim fazerem parte de um mesmo arquivo de remessa.
- Informe o período desejado, selecione a conta corrente habilitada para este processo, escolha os títulos que irão para o arquivo e clique no botão Remessa.
- No exemplo da tela acima, foi escolhido o período de 11 a 12/2016 e foram apresentados os títulos deste período, para uma mesma unidade.
- O arquivo será gerado com as informações selecionadas e no padrão definido no Layout CNAB 240 posições do Banco do Brasil do ano de 2012.
Arquivo de Retorno
A leitura do arquivo de retorno continua da forma habitual do sistema, não sofrendo alterações para este formato de cobrança. A única observação é quanto a data da liquidação dos títulos, onde a data da baixa continuará dependendo da configuração “Baixar títulos na data: ” presente na tela de Cobrança CNAB, com isso, caso esta opção não seja utilizada o sistema irá considerar a data de baixa provinda do arquivo de retorno.
Boletos e Carta de Cobrança
A emissão dos boletos também não sofreu alterações, os títulos permanecem da forma habitual, seguindo as regras do Banco do Brasil. A diferença notável, será apenas uma mensagem de aviso apresentada quando a conta corrente selecionada para geração do título trabalhar com o formato Carnê e a emissão dos boletos estiver parametrizada para ser realizada pela Empresa, esta mesma mensagem será exibido quando a carta de cobrança utilizada for o modelo Boleto, selecionando a conta corrente específica para este processo.