A fim de facilitar os processos de aprovação de contas a pagar das administradoras, foi disponibilizado um botão para aprovação das de Despesas regulares através da tela de Consulta de Contas a Pagar, também será possível a aprovação de lançamentos pendentes e já aprovados dentro da tela de aprovação.
Como fazer:
Acesse o menu Consultas > Contas a Pagar, clique no botão Aprovação de Pendentes;
O funcionamento geral da tela permanece o mesmo do que já temos disponível na aba Automático, na tela de lançamento de contas a pagar em: Editar > Lançamentos - Contas a pagar > Automático , porém com mais uma melhoria: a opção de Alterar Conta que permitirá que as Despesas disponíveis para aprovação sejam alteradas nessa mesma tela.
Importante:
- O botão Aprovação de Pendentes ficará visível somente quando estiver marcado a opção Aprovação da criação de despesas regulares no menu Arquivo > Configurações avançadas > Financeiro – Despesas e o usuário logado no sistema tiver a permissão de aprovar a criação de despesas regulares, para verificar acesse: Arquivo > Controle de Acesso – Permissões Especiais.
- O botão Alterar Conta ficará habilitado somente quando selecionado uma conta e esta estiver na situações Pendente ou Aprovada.
- Caso sejam selecionadas contas na situação Reprovada, ou mais de uma conta na lista independentemente da situação, o botão Alterar Conta ficará desabilitado.
O funcionamento da tela de Aprovação de Despesas regulares pela aba Automático no lançamento de Contas a pagar permanece como habitual, foi alterada apenas a descrição do botão, que agora será a mesma nas duas telas.
Para mais informações acesse: Aprovação de Despesas Regulares.
Observações:
- Ao clicar em Alterar na tela de aprovação de Despesas, a tela de alteração será aberta conforme o habitual, seguindo as mesmas regras para habilitação e desabilitação, conforme situação da despesa e mês de referência.
- Para os lançamentos alterados na tela de aprovação de Despesas que estiverem na situação Pendente, será exibido uma mensagem de validação após clicar em Gravar:
- <Sim> Se acionado, a alteração será gravada, o sistema irá efetivar o lançamento e a situação da despesa mudará para Aprovada.
- <Não> Se acionado, o sistema irá apenas gravar a alteração realizada.
- Sair: O sistema fechará as telas de confirmação e alteração de contas a pagar, sem salvar as informações alteradas.