Administradoras que contém carta de condomínios controlada por gerente ou mesmo por síndico, poderão se beneficiar com a criação das contas a pagar de despesas regulares mediante aprovação.
A partir da versão 44.43/2.6.35.01 do Condomínio21 as despesas regulares serão normalmente cadastradas, porém serão resgatadas com o status 'Pendente' e somente após aprovação da pessoa responsável por liberar a criação dessas contas a pagar, é que elas ficarão disponíveis no status 'Aprovado', sendo possível então trabalhar com essa despesa no sistema, seja para exportar ao borderô, realizar pagamento e consultas, bem como visualizá-las nos relatórios.
Obs.: As contas a pagar existentes antes da atualização da versão, ficarão todas com o status “Aprovado” a e caso seja necessária uma exclusão ou cancelamento, isso poderá ser feito pela tela de Pesquisa de contas a pagar.
Como fazer - Configuração:
A funcionalidade de aprovar a criação das despesas regulares será mediante parâmetro, ou seja, caso ele não seja marcado, o funcionamento padrão de resgatar as despesas continuará da forma padrão.
Como fazer - Configuração da Permissão especial:
Após marcar a opção Aprovação da criação de despesas regulares é necessário habilitar a permissão especial desse processo, para que o Condomínio21 vincule essa funcionalidade a pessoas específicas.
Observações:
Para saber mais sobre as permissões especiais clique aqui.
Como fazer - Configuração do Usuário:
Com a permissão especial liberada é hora de definir quais usuários poderão fazer a aprovação da criação das despesas regulares.
Feito isso clique em Gravar.
Observações:
Ao clicar em Resgatar Despesas Regulares será apresentado a mensagem abaixo, ao clicar em Sim as despesas serão resgatadas da forma padrão do Condomínio21 e ao clicar em Não o sistema irá abortar o processo de resgate.
Como fazer - Aprovação das Despesas Regulares:
Após o resgate das despesas regulares, seleciona as contas que deseja aprovar e clique em Aprovação de Pendentes.
Quando o botão Aprovação de Pendentes for acionado, será apresentada a tela para que sejam informados o login e a senha do usuário que está aprovando a despesa.
Após ser informado o usuário o sistema irá apresentar a tela para que seja aprovada ou reprovadas as despesas resgatadas.
Os filtros disponíveis na tela são:
As informações que são exibidas na tela das despesas são:
Selecione a despesa que será aprovada ou reprovada.
Observações:
Ao clicar em Aprovar o sistema irá apresentar a mensagem de confirmação abaixo. Clicando em sim o sistema irá criar o lançamento de contas a pagar que poderá ser verificado na própria tela de Lançamento já com a situação alterada para Aprovada ou pela tela de Pesquisa de contas a pagar, acessada pelo menu Consultas > Contas a Pagar.
Ao clicar em Reprovar o sistema irá apresentar a mensagem de confirmação abaixo. Clicando em sim o sistema irá reprovar a despesa regular resgatada e com isso não será criado o lançamento de contas a pagar. pagar que poderá ser verificado na própria tela de Lançamento já com a situação alterada para Reprovada.
Considerações importantes do resgate de despesas regulares com a aprovação da criação ativado:
A edição das despesas regulares que é realizada pelo botão Ativar Edição será permitida somente para contas com a situação Pendente.
A exclusão das despesas que é realizada pelo botão Excluir não será permitida para contas com a situação Aprovada, caso uma das contas selecionada esteja aprovada o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:
O resgate de despesas regulares repetidas/duplicadas seguirá a seguinte regra:
Caso a conta a pagar que foi aprovada anteriormente esteja com a situação Cancelada atualmente, ao realizar o resgate o sistema irá criar uma despesa com a situação Pendente.
No resgate dos lançamentos dos meses anteriores que é realizado pela aba Resumo da tela de contas a pagar (Editar > Lançamentos > Contas a Pagar > aba Resumo) tenha despesas com a situação Aprovada, esses lançamentos não serão copiados. O sistema irá apresentar a mensagem informativa.
Caso seja necessário realizar alguma alteração no lançamento, é possível acionar a tela de alteração de lançamentos de contas a pagar através do botão Alterar Conta da tela de Aprovação de contas a pagar – Despesas Regulares.
É possível realizar a aprovação após a criação da conta a pagar, para tal acesse o menu Consultas > Contas a Pagar e acione o botão Aprovação de Pendentes, com isso será exibida a tela de Aprovação de Contas a Pagar – Despesas Regulares.