Aprovação da despesa regular

Aprovação da despesa regular

        


Administradoras que contém carta de condomínios controlada por gerente ou mesmo por síndico, poderão se beneficiar com a criação das contas a pagar de despesas regulares mediante aprovação.


A partir da versão 44.43/2.6.35.01 do Condomínio21 as despesas regulares serão normalmente cadastradas, porém serão resgatadas com o status 'Pendente' e somente após aprovação da pessoa responsável por liberar a criação dessas contas a pagar, é que elas ficarão disponíveis no status 'Aprovado', sendo possível então trabalhar com essa despesa no sistema, seja para exportar ao borderô, realizar pagamento e consultas, bem como visualizá-las nos relatórios.


Obs.: As contas a pagar existentes antes da atualização da versão, ficarão todas com o status “Aprovado” a e caso seja necessária uma exclusão ou cancelamento, isso poderá ser feito pela tela de Pesquisa de contas a pagar.


Como fazer - Configuração:

A funcionalidade de aprovar a criação das despesas regulares será mediante parâmetro, ou seja, caso ele não seja marcado, o funcionamento padrão de resgatar as despesas continuará da forma padrão.

  1. Acesse o menu: Arquivo > Configurações do Sistema > Financeiro > aba Despesa.
  1. Observe que a nova opção Aprovação da criação de despesas regulares está disponível na tela. Marque-a e clique em Gravar. Ao marcá-la todas as despesas regulares que forem resgatadas a partir de então, ficarão disponíveis como lançamento de contas a pagar, somente após aprovação.


Como fazer - Configuração da Permissão especial: 

Após marcar a opção Aprovação da criação de despesas regulares é necessário habilitar a permissão especial desse processo, para que o Condomínio21 vincule essa funcionalidade a pessoas específicas.

  1. Acesse o menu: Arquivo > Configurações do Sistema > Geral > aba Segurança. 
  1. Observe que no bloco Permissões especiais está disponível na tela a opção Aprovarcriação de despesas regulares. Marque-a e clique em Gravar. Ao marcar essa opção, o sistema permite que apenas usuários específicos aprovem a criação de despesas regulares.


Observações: 

Para saber mais sobre as permissões especiais clique aqui


Como fazer - Configuração do Usuário: 

Com a permissão especial liberada é hora de definir quais usuários poderão fazer a aprovação da criação das despesas regulares.

  1. Acesse o menu: Arquivo > Controle de Acesso > Permissões especiais. 
  1. Clique em Novo e escolha o usuário, através do binóculo de seleção, que será definido como aprovador das despesas regulares. 


Após selecionar o usuário, utilize os botões ,   e   para adicionar ou remover uma permissão especial. 

Feito isso clique em Gravar



Como fazer - Resgate das Despesas Regulares:
  1. Acesse o menu: Editar > Lançamento > Contas a Pagar > aba Automático. 
  1. Clique em Resgatar Despesas Regulares. O sistema irá fazer o resgate deixando a despesa com a situação Pendente para que seja realizada a aprovação.


Observações: 

Ao clicar em Resgatar Despesas Regulares será apresentado a mensagem abaixo, ao clicar em Sim as despesas serão resgatadas da forma padrão do Condomínio21 e ao clicar em Não o sistema irá abortar o processo de resgate. 



Como fazer - Aprovação das Despesas Regulares: 

Após o resgate das despesas regulares, seleciona as contas que deseja aprovar e clique em Aprovação de Pendentes



Quando o botão Aprovação de Pendentes for acionado, será apresentada a tela para que sejam informados o login e a senha do usuário que está aprovando a despesa.



Após ser informado o usuário o sistema irá apresentar a tela para que seja aprovada ou reprovadas as despesas resgatadas. 


Os filtros disponíveis na tela são:

  1. Condomínio:  É possível selecionar um condomínio ou todos os condomínios. 
  1. Mês de Referência: É possível selecionar um mês de referência específico ou todos. 
  1. Classe de Conta: É possível selecionar uma classe de conta específica ou todas as classes. 
  1. Fornecedor: É possível selecionar um fornecedor específico ou todos os fornecedores. 
  1. Situação Pendente: Exibe as contas que estão com a situação Pendente.
  1. Situação Aprovada: Exibe as contas que estão com a situação Aprovada
  1. Situação Reprovada: Exibe as contas que estão com a situação Reprovada

As informações que são exibidas na tela das despesas são: 

  1. Condomínio em que a despesa foi criada 
  1. Mês de referência em que a despesa foi resgatada.
  1. Classe de conta em que a despesa foi criada.
  1. Fornecedor em que a despesa foi criada. 
  1. Valor da despesa.
  1. Vencimento da despesa. 
  1. Nota Fiscal da despesa. 
  1. Data de emissão da NF da despesa. 
  1. Linha Digitável em que a despesa foi criada.

Selecione a despesa que será aprovada ou reprovada.

  1. Ao clicar em Aprovar o sistema irá criar um lançamento de conta a pagar da despesa resgatada. 
  1. Ao clicar em Reprovar o sistema não irá criar o lançamento deixando um histórico de que a despesa foi reprovada.

Observações: 


Ao clicar em Aprovar o sistema irá apresentar a mensagem de confirmação abaixo. Clicando em sim o sistema irá criar o lançamento de contas a pagar que poderá ser verificado na própria tela de Lançamento já com a situação alterada para Aprovada ou pela tela de Pesquisa de contas a pagar, acessada pelo menu Consultas > Contas a Pagar.



Ao clicar em Reprovar o sistema irá apresentar a mensagem de confirmação abaixo. Clicando em sim o sistema irá reprovar a despesa regular resgatada e com isso não será criado o lançamento de contas a pagar. pagar que poderá ser verificado na própria tela de Lançamento já com a situação alterada para Reprovada.




Caso a despesa resgatada selecionada já estiver com o lançamento criado, ou seja, o resgate foi repetido o sistema irá apresentar a mensagem abaixo informando que já existe um lançamento criado anteriormente com as mesmas informações. Ao clicar em sim será criado um lançamento no sistema. 


Considerações importantes do resgate de despesas regulares com a aprovação da criação ativado:


A edição das despesas regulares que é realizada pelo botão Ativar Edição será permitida somente para contas com a situação Pendente.

A exclusão das despesas que é realizada pelo botão Excluir não será permitida para contas com a situação Aprovada, caso uma das contas selecionada esteja aprovada o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:



O resgate de despesas regulares repetidas/duplicadas seguirá a seguinte regra: 

  1. Despesa com a situação Reprovada: o sistema irá criar uma despesa com a situação Pendente.
  2. Despesa com a situação Pendente: o sistema irá atualizar as informações na tela de lançamento de contas a pagar.
  3. Despesa com a situação Aprovada:  o sistema irá apresentar a mensagem abaixa informando que as contas com a situação aprovada não serão substituídas. 


Caso a conta a pagar que foi aprovada anteriormente esteja com a situação Cancelada atualmente, ao realizar o resgate o sistema irá criar uma despesa com a situação Pendente


No resgate dos lançamentos dos meses anteriores que é realizado pela aba Resumo da tela de contas a pagar (EditarLançamentosContas a Pagar > aba Resumo) tenha despesas com a situação Aprovada, esses lançamentos não serão copiados. O sistema irá apresentar a mensagem informativa. 



Caso seja necessário realizar alguma alteração no lançamento, é possível acionar a tela de alteração de lançamentos de contas a pagar através do botão Alterar Conta da tela de Aprovação de contas a pagar – Despesas Regulares. 



É possível realizar a aprovação após a criação da conta a pagar, para tal acesse o menu Consultas > Contas a Pagar e acione o botão Aprovação de Pendentes, com isso será exibida a tela de Aprovação de Contas a Pagar – Despesas Regulares






    • Related Articles

    • Aprovação de despesas regulares através da tela de Consultas

               A fim de facilitar os processos de aprovação de contas a pagar das administradoras, foi disponibilizado um botão para aprovação das de Despesas regulares através da tela de Consulta de Contas a Pagar, também será possível a aprovação de ...
    • Orientações da antiga EFD-REINF – Descontinuada

      Visão Geral A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF) é mais uma das obrigações fiscais das empresas para com a Receita Federal do Brasil (RFB). Instituída pela Instrução Normativa RFB 1.701/2017, esta ...
    • Aprovação de Contas Condominio21Borderô

      A partir da versão 45.90/2.6.64.00 no Condomínio21 foi implementada uma melhoria para que seja possível gerar o borderô de pagamentos, pendente de aprovação através do Condomínio21 Borderô. Essa pendência de aprovação, é somente para gerar a remessa, ...
    • Bloqueio da alteração do valor de despesa com situação em aberto

      No contas a pagar do Condomínio21 é permitido modificar praticamente todos os dados das despesas. Entretanto, para administradoras que trabalham com um processo bem definido de autorização de pagamento e auditoria de contas a pagar, permitir que o ...
    • Alteração da posição da linha digitável - código de barras

      Visando proporcionar agilidade e direcionar as prioridades de um lançamento de contas a pagar, a partir da versão 43.60/2.6.22.00 do Condomínio21, nas telas de  lançamento   de   contas   a   pagar ,  alteração   de   contas   a   pagar e  cadastro   ...