Como fazer - Configuração do grupo de acesso
Acesse o menu Arquivo > Controle de Acesso > Grupo de acesso.
Em Nome do Grupo informe o grupo desejado (exemplo: usuários, administrador, consultas). Defina as permissões e clique em Gravar.
São apresentadas todas as telas do sistema, distribuídas na coluna menu. Para cada tela, são definidas as permissões de acesso. Quando alguma opção estiver marcada, significa que o usuário está apto a visualizar a tela e realizar ações. Quando todas as opções estiverem desmarcadas, o usuário não terá acesso à tela.
Permissões da tela de Fechamento de despesa:
Como fazer - Fechamento de despesas: Realizar o Fechamento
Acesse o menu Editar > Fechamento > Lançamento de despesas.
Selecione os condomínios que deseja realizar o fechamento, através das opções:
Seleciona somente um condomínio;
Seleciona vários condomínios, selecione aqueles condomínios que deseja realizar o fechamento e em seguida clique em Atualizar;
Seleciona todos os condomínios ativos castrados no sistema.
Informe o dia que deseja realizar o fechamento em Fechar a partir do dia.
Em seguida, clique em Fechar.
Ao finalizar o fechamento para um, todos ou vários condomínios, o sistema informará uma mensagem em que fechamento foi realizado com sucesso.
Regra:
Ao realizar o fechamento da despesa o sistema irá bloquear a criação das despesas com vencimento do dia do fechamento até o último dia do mês.
Exemplo:
Ao realizar o fechamento do mês 05/2021 no dia 20, significa que a partir do dia 20 não poderão ser criadas despesas vencendo até 31/05/2021.
Como fazer - Fechamento de despesas: Excluir o Fechamento
Acesse o menu Editar > Fechamento > Lançamento de Despesas.
Selecione os condomínios que deseja realizar o fechamento, através das opções:
Seleciona somente um condomínio.
Seleciona vários condomínios, selecione aqueles condomínios que deseja realizar o fechamento e em seguida clique em Atualizar.
Seleciona todos os condomínios ativos castrados no sistema.
Informe o dia que deseja realizar a exclusão do fechamento em Fechar dia.
Em seguida clique em Excluir.
Ao finalizar a exclusão o sistema informará uma mensagem em que o dia selecionado foi excluído com sucesso.
Como fazer - Consultar histórico do fechamento
Acesse o menu Editar > Fechamento > Lançamento de Despesas > Consultar Fechamentos.
Será exibida uma nova tela onde será possível realizar os filtros para consultar o histórico dos fechamentos. Selecione os condomínios que deseja realizar o fechamento, através das opções:
Seleciona somente um condomínio.
Seleciona vários condomínios, selecione aqueles condomínios que deseja realizar o fechamento e em seguida clique em Atualizar.
Seleciona todos os condomínios ativos castrados no sistema.
Informe a data para filtro na opção Exibir fechamentos De: Até:, e clique em Filtrar.
O sistema apresentará os fechamentos e exclusões realizadas de acordo com o período e condomínio informado.
ID: identificador do condomínio cadastrado no Condomínio21;
Regras Lançamento de contas a Pagar
O sistema não permitirá movimentação de contas a pagar para um dia que está fechado, ou seja, caso seja informado uma data de vencimento em que esse dia está fechado o sistema apresentará a seguinte mensagem, conforme exemplo abaixo:
Telas que essa mensagem é apresentada ao informa uma data de vencimento em que o dia esteja fechado:
Lançamento de contas a pagar - todas as abas (Editar > Lançamentos > Contas a Pagar).
Lançamento de imposto avulso (Editar > Lançamentos > Imposto Avulso).
Importação de contas a pagar (Arquivo > Exportações/ Importações).
Lançamento de abonos e descontos (Editar > Estorno de Abonos e Descontos).
Lançamento de taxas e tarifas (Editar > Lançamentos > Taxas/Tarifas).
Lançamento de contas de serviços (Editar > Lançamentos > Contas de Serviço).
Agrupamento de contas (Editar > Agrupamento de contas).
Desmembramento de contas (Editar > Desmembramento de contas).
Contas importadas pelo sistema Group Folha (Arquivo > Exportações/ Importações).
Contas importadas pelo sistema Group Compras (Arquivo > Exportações/ Importações).
Alteração de contas a pagar (Consulta > Contas a Pagar > Alterar Conta).
Transferência entre condomínios (Editar > Transferências > Transferências entre Condomínios).
Aprovação de contas a pagar GED (Editar > Aprovação de Contas a Pagar GED).
Aprovação de despesas regulares (Editar > Lançamentos > Contas a Pagar > aba Automático > Aprovar Criação).
Observaçâo:
As rotinas de fechamento mensal, fechamento de cobrança e fechamento diário não foram alteradas, ou seja, elas permanecerão da forma habitual do sistema.