Permissão especial para operações críticas

Permissão especial para operações críticas




No Condomínio21 é possível aumentar o nível de segurança para a realização de algumas operações críticas, como o cancelamento de acordos, o cancelamento ou exclusão de baixas de contas a pagar e a receber e o cancelamento ou exclusão de lançamentos vinculados a boletos já emitidos. 


Com esta feature, estas operações somente poderão ser confirmadas no sistema se houver o aval de algum usuário com perfil de alçada superior, como supervisores, gerentes e diretores, por exemplo.


Etapas para a configuração e utilização do recurso :

  1. Habilite o recurso que condiciona a execução de alguns processos à liberação através de alçada especial.


Observação :

  • Se o parâmetro não for habilitado, a execução desses processos continuará acontecendo normalmente, dependendo apenas da permissão padrão de acesso à opção.


  1. Defina os usuários que podem ter acesso à opção de Permissões Especiais.


Observação :

  • Os usuários com acesso a esta opção poderão definir quem tem Permissões Especiais. Por esta razão, recomendamos critério na definição dos autorizados.


  1. Defina os usuários que podem ter acesso à opção de configuração de grupos de acesso.


Observação :

  • Os usuários com acesso a esta opção poderão, consequentemente, conceder a outros usuários (ou a si mesmos) acesso à opção que define quem tem Permissões Especiais (etapa 2). Por esta razão, recomendamos critério na definição dos autorizados.


  1. Identifique os usuários com perfil de alçada superior que serão responsáveis por avaliar a operação que está sendo executada e liberá-la ou não através de seu login/senha. Configure cada um destes usuários definindo os processos cuja execução eles poderão autorizar.


Observação :

  • As operações passíveis de bloqueio com liberação através de senha são: cancelamento de acordos, cancelamento ou exclusão de baixas de contas a pagar e a receber e o cancelamento ou exclusão de lançamentos vinculados a boletos já emitidos.


  1. Durante a realização de uma operação crítica, se o usuário não tiver perfil de alçada superior, o sistema solicitará uma senha que deverá ser fornecida por um dos usuários autorizados (definidos na etapa 4). Se a senha for válida, o sistema prosseguirá com a operação. Se a senha não for válida, ou seja, se o usuário que a digitou também não for autorizado para fazer aquela liberação, o sistema não permitirá que a operação seja concluída.


Como fazer

  1. Acesse  Arquivo > Configuração do Sistema > Geral > Aba Segurança ; selecione os processos que necessitam de liberação especial. Para não aderir a esta nova funcionalidade, basta manter os processos desmarcados.




  1. Acesse  Arquivo > Controle de Acesso > Grupo de Acesso ; faça as modificações abaixo com o objetivo de restringir ao Administrador do Sistema o acesso às telas de configuração de permissões: 


  • Altere todos os grupos já cadastrados desmarcando a opção Permissões Especiais de todos eles, exceto do grupo  Administrador do Sistema . Com esta medida, somente o Administrador poderá definir os usuários que podem ou não modificar as permissões especiais.





  • Alterar todos os grupos já cadastrados desmarcando a opção Grupo de Acesso de todos eles, exceto do grupo  Administrador do Sistema . Com esta medida, somente o Administrador poderá conceder ou não acesso à nova opção de configuração de Permissões Especiais.




  1. Identifique os usuários que serão responsáveis por avaliar a operação que está sendo executada e liberá-la ou não através de seu login/senha. Configure cada um destes usuários definindo os processos cuja execução eles poderão autorizar. Para isto, selecione um processo no quadro “ Processos não autorizados ” e clique na seta à direita para que ele seja transferido para o quadro “ Processos Permitidos ”. Ao gravar a alteração, esse usuário passará a ter alçada para autorizar, através de sua senha os processos definidos.




Observação

  • É possível definir que o usuário é autorizado a liberar um ou mais processos, não necessariamente todos. Desta forma, é possível definir, por exemplo, que somente o gerente de contas a pagar pode liberar um cancelamento ou exclusão de baixa de conta a pagar, e que somente o gerente de contas a receber pode liberar um cancelamento ou exclusão de baixa de conta a receber. Um gerente geral poderia ter permissão para liberar todas as operações.


   4. Durante a operação, se o usuário não tiver autorização especial, o sistema solicitará uma senha que deverá ser fornecida por um dos usuários autorizados (definidos na etapa anterior). Se a senha for válida, o sistema prosseguirá com a operação. Se a senha não for válida, ou seja, se o usuário que a digitou também não for autorizado, o sistema não permitirá que a operação seja concluída.


Exemplos

  1. Acordo – Cancelamento de Acordo (Usuário sem permissão especial ao processo tenta executar o cancelamento), a senha de permissão especial será solicitada.




Caso não seja fornecida a senha ou a mesma não seja válida, sistema exibe a mensagem abaixo.




  1. Contas a Pagar – Cancelar Baixa (Usuário sem permissão especial ao processo tenta executar o cancelamento), a senha de permissão especial será solicitada.




  1. Contas a Pagar – Alteração.




  1. Se o usuário tem perfil de alçada superior, a senha não será solicitada durante a execução dos processos críticos, como neste exemplo:




Cancelamento de Baixa (a senha não foi solicitada).







    • Related Articles

    • Permissão Especial para alguns usuários alterar o número da nota fiscal

               A partir da versão 44.94/2.6.43.00, o Condomínio21 possui uma funcionalidade onde é possível definir processos em que um ou mais usuários têm permissão para executar determinado processo. A alteração do número da nota fiscal está atrelada ...
    • Operações Bancárias

      Bancos Cadastre todos os bancos que forem necessários para as movimentações que serão feitas no condomínio. Operações Bancárias Será possível cadastrar as operações bancárias para agilizar o processo de conciliação bancária.  Poderão ser considerados ...
    • Cheque Especial

      O cheque especial permite o controle do saldo dos condomínios administrados pela conta corrente pool. Para utilizá-lo é  imprescindível que o sistema esteja configurado para trabalhar com conta pool. Em conceito, o cheque especial é uma forma de ...
    • Cheque Especial para Conta Pool - Cálculo de Juros

      No Condomínio21, é possível trabalhar com cheque especial e visualizar as correções de juros decorrentes deste uso. Como fazer: Configurar utilização de Cheque Especial para a conta pool Acesse o menu Arquivo à Configuração do Sistema. Vá à aba Conta ...
    • Relatório de cheque especial para todos os condomínios

      A partir da versão 44.43/2.6.35.01 será possível gerar o relatório de cheque especial para vários condomínios e com quebra de página por condomínio. Como fazer – Cadastro Acesse o menu Relatórios > Movimentação de Conta Corrente > Cheque ...