O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil etc.
Através da implementação de serviço LDAP, o Active Directory permite o uso de um único diretório para controle de acesso a todos sistemas e serviços dentro de uma rede corporativa. Isso significa que o colaborador de uma empresa não precisa criar um usuário e senha para cada sistema que tiver acesso, e sim utilizar seu usuário e senhas únicos(as).
A partir da versão 2.6.21.00 do Condomínio21, ao habilitar a co, o sistema reconhecerá se o usuário logado na máquina pertence a rede de computadores da administradora e se está cadastrado no sistema, para então possibilitar o acesso ao Condomínio21.
Como fazer:
Ao acessar a tela para realizar a conexão com o banco de dados, o sistema exibirá a opção Integração AD.
Marque-a e finalize o preenchimento dos dados de conexão com o banco de dados.
Clique em Testar Conexão, e após a mensagem de confirmação clique em Confirmar.
Ao acessar o sistema, será exibido o usuário logado na máquina, sendo necessário informar somente a senha de acesso à rede.