Arquivo remessa com instrução de atualização dos dados dos boletos – Banco Sicoob CNAB400

Arquivo remessa com instrução de atualização dos dados dos boletos – Banco Sicoob CNAB400




A partir desta versão do Condomínio21 as instruções de prorrogação, alteração de vencimento e/ou pedido de baixa de títulos do banco Sicoob CNAB400, poderão ser gravadas nos arquivos de remessa e enviados para atualização dos dados no ambiente do banco.

Esta funcionalidade que também está liberada para os bancos Bradesco, Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Santander possui especificações particulares para cada um, porém o funcionamento para o envio das instruções de alteração de vencimento e/ou pedido de baixa do Sicoob segue o mesmo padrão dos demais.

Cadastro


Como fazer:


Acesse o menu Cadastros > Bancos e a nova aba criada Configurações. 


Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos.




Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os demais bancos cadastros para o mesmo número de banco selecionado também serão atualizados ao marcar a opção, ou seja, se houver mais de um banco com o número 756 que é o do Sicoob, todos eles ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.




Após confirmar a mensagem, clique no botão Gravar.


No campo Modelo de e-mail selecione o modelo que será enviado aos condôminos quando estes solicitarem os boletos do Sicoob no Comunidades21/Comunidades21 Mobile/COM21. A seleção deste modelo não é obrigatória. 


Instruções de atualização de dados abrangidas

Para o Sicoob CNAB400 foram tratados, nesta versão do Condomínio21, três tipos de atualizações de informações dos boletos. São elas:


Pedido de baixa/ Baixa do título:

Código 02 – este código será enviado nas posições 109 a 110 no arquivo de remessa, quando a opção Cancelamento de título for marcada. Este código deve ser enviado ao banco em situações em que o título estiver sido pago diretamente ao condomínio ou exclusões de títulos já registrados no banco. 


Alteração de vencimento:

Código 06 – este código será enviado nas posições 109 a 110 do arquivo de remessa quando um boleto sofrer alteração do vencimento. 

Alteração de outros dados:

Código 31 – inicialmente para este código, somente a alteração de valor de boletos será considerado. Assim como para as demais instruções o seu código estará disposto nas posições 109 a 110 do arquivo. 

Geração do arquivo de remessa de boletos com dados atualizados


Quando os boletos sofrerem alteração de valor e/ou de vencimento eles serão identificados na tela de Geração e Processamento dos Arquivos CNAB (acesso através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB) de forma diferenciada:


Boletos com remessa gerada: após gerar a remessa de títulos do banco Sicoob eles serão identificados com um traço (-) na frente do nome do proprietário/locatário;




Boletos com alteração de vencimento ou valor (que possuam uma remessa vinculada): títulos que já tiverem uma remessa gerada para eles, porém que sofreram alteração de vencimento ou valor após isso, serão identificados com um asterisco (*).




Alterações realizadas no Condomínio21 que podem ser enviadas para o Sicoob

Alteração de valor diretamente pelo Condomínio21:


Inclusão de taxa de emissão de 2ª via de boleto – caso o condomínio esteja configurado para cobrar taxa de segunda via de boletos, ao emitir um novo título com a opção 2ª via de Boleto (imagem abaixo) marcada, o valor deste será atualizado entrando assim no processo de boletos atualizados após a geração da remessa. 




Alteração de vencimento diretamente pelo Condomínio21:


Novo vencimento informado na tela de ‘Recibos/Boletos’ – quando utilizada a opção Vencimento e informada uma nova data para o boleto (diferente e maior do que o vencimento original) esta informação também poderá ser enviada ao banco Sicoob.




Alteração de vencimento e valor diretamente pelo Condomínio21:


Quando utilizada a opção Vencimento em conjunto com a configuração Acréscimos serão atualizados o vencimento e o valor, já que serão embutidos de juros, multa e correções (caso estejam devidamente configurados).




Importante:


Quando um boleto sofrer alteração de valor e/ou vencimento na tela Recibos/Boletos (exceto pelo uso da opção 2ª via de boleto) e ele já possuir um registro de remessa gerada, o sistema exibirá uma mensagem onde deverá ser confirmado se a nova visualização do boleto deverá implicar para a geração de um arquivo de remessa de atualização ou se aquela visualização é momentânea, ou seja, o título estará sendo apenas visualizado e não deverá ser identificado na tela de Cobrança CNAB como um boleto que precisa ter uma nova remessa gerada. 





Alteração de vencimento e valor através da solicitação de segunda via no Comunidades21 / Com21/ Comunidade21 Mobile:


Quando o condomínio estiver configurado para permitir a emissão de títulos de segunda via através do Comunidades21/ Com21 ou Comunidades21 Mobile com correções (juros, multa e correção monetária), o título solicitado com data superior ao seu vencimento original terá não somente esta data, mas também o valor atualizado (funcionamento padrão), dessa maneira o Condomínio21 entenderá que estes títulos também estarão disponíveis para serem enviados ao banco Sicoob em uma remessa de atualização de dados.


Assim como as alterações realizadas diretamente no sistema, as modificações feitas on-line também serão identificadas na tela de Cobrança CNAB com o asterisco e com os dados alterados.


Informações adicionais e importantes:

Esta funcionalidade de envio de dados atualizados dos boletos no arquivo de remessa está disponível somente para o Sicoob CNAB400 e Sicoob Correspondente Bradesco.


Os títulos baixados/cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de Cobrança CNAB.


Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja marcada, o Condomínio21 continuará com seu funcionamento habitual de emissão e alteração de dados dos boletos do Sicoob.


Primeiramente, é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte do banco, este processo possa ser utilizado em definitivo.


É imprescindível que este processo de atualização de informações seja homologado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.