Arquivo remessa com instruções de atualizações de dados de títulos – Banco Bradesco

Arquivo remessa com instruções de atualizações de dados de títulos – Banco Bradesco


A partir desta versão do Condomínio21 está disponível o processo de geração e envio de remessas específicas com informações de atualização de dados dos boletos para os bancos. Até o momento esta funcionalidade estava liberada apenas para o banco Itaú e nesta versão contempla também o banco Bradesco.

Todo o funcionamento para se obter arquivos de remessa com informações de alteração de dados e cancelamento de títulos do banco Bradesco é o mesmo do relatado para o banco Itaú, o passo a passo está disponível no manual da versão de número 39.45/2.5.54, neste documento será apresentado apenas um resumo da funcionalidade. Uma diferença entre o processo anterior para o atual é que ó parâmetro que habilita tal processo foi transferido das configurações gerais do sistema para o cadastro de bancos.


Cadastro

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Cadastros > Bancos e a nova aba criada Configurações
  2. Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos.


  • Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os demais cadastros para o mesmo número de banco selecionado também serão atualizados ao marcar a opção, ou seja, se houver mais de um banco com o número 237 do Bradesco ou 341 do Itaú, todos eles ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.


  1. Após confirmar a mensagem, clique no botão Gravar
  2. O campo Modelo de e-mail permanece com a mesma função que é possibilitar o envio de um modelo especifico de e-mail (mediante criação no sistema) para boletos solicitados no Comunidades21. A seleção deste modelo não é obrigatória. 
  3. Não será permitido marcar a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos caso seja selecionado um banco diferente do Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob, Banese e Santander (353 ou 353 usando 033). 


Instruções de atualização de dados abrangidas

Nesta versão do Condomínio21 foram tratadas as seguintes instruções de atualização de dados dos boletos, que poderão ser enviadas para o banco através do arquivo de remessa:


  • Cancelamento de títulos: 
  • Código 02 – este código será enviado nas posições 109 a 110 da remessa, quando a opção para cancelamento do título for acionada no momento da geração do arquivo. 
  • Alteração de vencimento: 
  • Código 06 – este código será enviado nas posições 109 a 110 do arquivo de remessa quando um boleto sofrer alteração do vencimento.
  • Alteração de outros dados: 
  • Código 31 – inicialmente para este código, somente a alteração de valor de boletos será considerado. Assim como para as demais instruções o seu código estará disposto nas posições 109 a 110 do arquivo.


Todos os demais campos do arquivo de remessa permanecerão da mesma forma atual, não sofrendo alterações de dados nas posições diferentes de 109 e 110.


Geração do arquivo de remessa de boletos com dados atualizados

Os boletos que possuírem algum arquivo de remessa gerado ou que estiverem com o valor e/ou vencimento alterados, serão identificados na tela de Geração e Processamento dos Arquivos CNAB (acesso através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB) de forma diferenciada.

       - Boletos com remessa gerada: serão identificados com um traço (-);

       - Boletos com alteração de dados: serão identificados com um asterisco (*).



Alterações abrangidas no Condomínio21 que podem ser enviadas ao banco Bradesco

  • Alteração de valor e/ou vencimento diretamente pelo Condomínio21 através de opções disponíveis na tela de Recibos/Boletos acessada pelo menu Baixas/Cobrança
  • Inclusão de taxa de emissão de 2ª via de boleto; 
  • Novo vencimento informado na tela de Recibos/Boletos e utilização ou não da opção “Acréscimos” que altera o valor do boleto.


Importante:

  • Quando um boleto sofrer alteração de valor e/ou vencimento na tela Recibos/Boletos (exceto pelo uso da opção 2ª via de boleto) e este já possuir um registro de remessa gerada, o sistema exibirá uma nova mensagem onde deverá ser confirmado se a visualização do boleto deverá implicar para a geração de um novo arquivo de remessa de atualização ou se aquela visualização é momentânea, ou seja, o título estará sendo apenas visualizado e não deverá ser identificado na tela de Cobrança CNAB como um boleto que precisa ter uma nova remessa gerada. Esta mensagem será exibida tanto para o banco Bradesco quanto para o Itaú.


  • Por padrão a primeira opção apresentada na mensagem estará marcada. Os botões Sim para todosNão para todos aplica a condição escolhida para todos os boletos selecionados no momento da emissão dos mesmos. 
  • Alteração de vencimento e valor através da solicitação de segunda via de boletos pelo Comunidades21: 
  • O título vencido, solicitado pelo condômino através do Comunidades21 será atualizado no sistema e identificado na tela de Cobrança CNAB para que um novo arquivo de remessa com os dados de atualização do boleto possa ser gerado.

Observações:

  • Os títulos cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de Cobrança CNAB. 
  • Os boletos enviados em arquivos de remessa do banco Bradesco em versão anterior a (39.98/2.5.59) terão os status atualizados na tela de Cobrança CNAB somente se uma nova remessa for gerada nesta versão. 
  • Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja habilitada, o Condomínio21 continuará com funcionamento padrão. 
  • Primeiramente é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte da mesma este processo possa ser utilizado em definitivo.