Arquivo remessa do banco Itaú com instruções de atualizações e cancelamentos de títulos

Arquivo remessa do banco Itaú com instruções de atualizações e cancelamentos de títulos



Com o intuito de aprimorar os processos financeiros do Condomínio21, principalmente as que estão diretamente relacionadas a cobrança (títulos, arquivo de remessa e retorno, entre outros) foi criada uma funcionalidade que permitirá enviar ao Itaú arquivos remessas com instruções de cancelamento de títulos e alterações de dados que precisam ser atualizados na base de dados do banco.

É recorrente títulos sofrerem alterações de informações, sejam estas realizadas diretamente no Condomínio21 ou no Comunidades21. Até então, estas alterações não eram listadas para envio ao Itaú, pois somente o arquivo de remessa com os dados originais dos boletos era criado no sistema, porém com esta nova funcionalidade o Condomínio21 estará apto para que as administradoras comecem a realizar o processo de homologação junto ao banco, através do envio desses arquivos de remessas específicos, para que então após aprovação da agência bancária e ajustes que se façam necessários os arquivos de atualização e cancelamento de títulos possam ser utilizados em definitivo pelas administradoras e condomínios.

 

Configuração

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro aba Boleto Laser/CNAB
  2. Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos
  3. Caso deseje selecionar um modelo de e-mail específico que será enviado aos condôminos quando estes solicitarem boletos com novas datas de vencimento no Comunidades21, selecione o modelo no binóculo disposto no campo Modelo de e-mail
  4. Clique em Gravar ao final.




Observações:
  • O parâmetro Enviar e-mail com link do banco Itaú para boletos de 2º via não poderá ser marcado simultaneamente com a nova opção “Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos”. 
  • O campo “Modelo de e-mail” é utilizado apenas para a segunda via de e-mail solicitado no Comunidades. Ele não é obrigatório.


Arquivo de remessa com instruções de atualização de dados ou cancelamento de títulos

Nesta versão do Condomínio21 foram tratadas algumas das ocorrências dispostas no Layout de Arquivos – CNAB 400 posições do banco Itaú de fevereiro de 2016. Os códigos destas ocorrências serão inseridos nas posições 109 a 110 do arquivo de remessa, são eles:


  • Cancelamento de títulos: 
  • 02 – Pedido de baixa (cancelamento por exclusão do título); 
  • 34 – Baixa por ter sido pago diretamente ao beneficiário (cancelamento por liquidação do título).
  • Alteração de dados dos títulos: 
  • 06 – Alteração de vencimento; 
  • 31 – Alteração de outros dados (alteração de valor).


Funcionamento para títulos com atualização de dados

Os boletos que sofrerem alguma alteração que se faça necessário o envio desta informação ao banco, serão sinalizados na tela de Cobrança CNAB com um asterisco (*) ficando este disposto ao lado do nome do sacado. Este símbolo será apresentado somente nos títulos que tiveram alteração, mas que tenham sido inseridos em um arquivo de remessa anterior, ou seja, é preciso que uma remessa já tenha sido gerada contendo este boleto antes desse processo. Além disso, também foi inserida nesta tela uma opção que filtra os boletos atualizados, quando este for marcado serão exibidos os títulos que se encaixem nessa característica.

Para identificar os boletos que fazem parte de alguma remessa, será inserido um traço (-) também ao lado do nome do sacado, assim que o arquivo for criado contendo o mesmo.




Traço apresentado logo após o arquivo de remessa ter sido gerado.




Asterisco apresentado, pois o boleto sofreu alteração de valor e já havia um arquivo de remessa gerado com este título.


Funcionamento para cancelamento de títulos

Inicialmente serão enviados dois tipos de cancelamentos para o banco Itaú: o de exclusão do título que deve ser selecionado no filtro inserido na tela de Cobrança CNAB quando o boleto enviado em uma remessa anterior tenha que ser desconsiderado/inutilizado no banco e o de pagamento direto ao beneficiário que deve ser escolhido quando boleto for pago diretamente na administradora.

Ainda na tela de Cobrança CNAB, para esta funcionalidade, serão exibidos todos os títulos independente destes terem sofrido alterações ou não, por isso para realizar este procedimento deve-se marcar primeiramente a opção Cancelamento de título, escolher o tipo referente e somente depois selecionar os títulos que farão parte da remessa e então realizar o procedimento habitual de geração do arquivo.




Importante:

  • Nesta versão, os títulos baixados manualmente ou excluídos/cancelados, não serão levados automaticamente para tela de Cobrança CNAB, por este motivo caso haja a necessidade de enviar estas informações ao banco é importante que a remessa de cancelamento seja gerada antes destes processos. 
  • As novas opções inseridas na tela de Geração e Processamento dos Arquivos CNAB ficarão disponibilizadas somente para o banco Itaú e quando a configuração “Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos” estiver marcada. 
  • Os boletos que tenham sido enviados para arquivo remessa em uma versão do Condomínio21 anterior a (39.45/2.5.54) terão os status atualizados na tela de Cobrança CNAB somente se uma nova remessa for gerada nesta versão.


Alterações abrangidas no Condomínio21 que podem ser enviadas ao banco Itaú

 

  • Alteração de valor diretamente pelo Condomínio21: 
  • Inclusão de taxa de emissão de 2ª via de boleto – caso o condomínio esteja configurado para cobrar taxa de segunda via de boletos, ao emitir um novo título com a opção 2ª via de Boleto (imagem abaixo) marcada, o valor deste será atualizado entrando assim no processo de boletos atualizados após a geração da remessa.

 

  • Alteração de vencimento diretamente pelo Condomínio21: 
  • Novo vencimento informado na tela de Recibos/Boletos – quando utilizada a opção Vencimento e informada uma nova data para o boleto (diferente e maior do que o vencimento original) esta informação também poderá ser enviada ao banco Itaú, ficando este boleto com um asterisco e com o novo vencimento apresentados na tela de Cobrança CNAB e disponível para gerar uma remessa de atualização com ele.



  • Alteração de vencimento e valor diretamente pelo Condomínio21: 
  • Novo vencimento informado na tela de Recibos/Boletos – quando utilizada a opção Vencimento, informada uma nova data para o boleto e embutidos valores de juros, multa e correções (caso estejam devidamente configurados) através da marcação do parâmetro Acréscimos, tanto o vencimento original do título quando seu valor serão atualizados e poderão fazer parte de uma remessa de atualização de dados.



Observação:

  • Todas as vezes em que títulos do banco Itaú que já tenham sido incluídos em algum arquivo de remessa, forem visualizados novamente (reemissão) na tela de Emissão de Recibos e boletos, o sistema exibirá a mensagem abaixo, alertando a possível alteração de dados. Nela, será permitido visualizar a mensagem para cada um dos títulos que se enquadrarem nesta situação através do botão Não ou confirmar a reemissão para todos os boletos sem a necessidade de visualizar a mensagem para cada um separadamente, através do botão Sim.



  • Alteração de vencimento e valor através da solicitação de segunda via no Comunidades21: 
  • Quando o condomínio estiver configurado para permitir a emissão de títulos de segunda via através do Comunidades21 com correções (juros, multa e correção monetária), o título solicitado com data superior ao seu vencimento original terá não somente esta data, mas também o valor atualizado (funcionamento padrão), dessa maneira o Condomínio21 entenderá que estes títulos também estarão disponíveis para serem enviados ao banco Itaú em uma remessa de atualização de dados.

Assim como as alterações realizadas diretamente no sistema, as modificações feitas no Comunidades21 também serão identificadas na tela de Cobrança CNAB com o asterisco e com os novos dados.




Observação:

  • Caso um novo modelo de e-mail tenha sido escolhido na configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos, este será o enviado para o condômino quando ele solicitar um boleto no site, caso contrário será enviado o modelo de e-mail padrão cadastrado para tal.


Informações adicionais e importantes:

  • Nos relatórios de contas a receber e nas telas de consulta e baixa, os títulos que tenham sofrido alterações não serão apresentados com os dados atualizados e sim com as informações originais; 
  • Esta nova rotina estará disponível apenas para o banco Itaú, não se encaixando os passos descritos para esta funcionalidade para os demais bancos. 
  • Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja marcada o Condomínio21 continuará com seu funcionamento habitual de emissão e alteração de dados dos boletos do Itaú. 
  • É aconselhável que antes de implementar em definitivo esta nova funcionalidade sua agência bancária seja comunicada informando o começo da utilização destes tipos de arquivos de remessa, para que seja iniciado um processo de homologação junto ao banco.