1ª - 3 primeiros dígitos do CPF + 3 primeiros dígitos do endereço principal de e-mail: senha formada pelos três primeiros dígitos do CPF/CNPJ do locatário da unidade (sem espaço, ponto ou barra) juntamente com os três primeiros caracteres do e- mail do condômino que estiver cadastrado no sistema.
2ª - CPF / CNPJ do Condômino (Somente números): senha formada pelo número completo do CNPJ/CPF do locatário do contrato sem espaços, ponto ou barra.
3° - 3 primeiros dígitos CPF / CNPJ (Somente números): senha formada pelos 3 primeiros números do CPF/ CNPJ que constam no cadastro de pessoas/ proprietários/ locatários.
Abaixo das opções de composição de senha, há uma configuração identificada como Incluir modelo de senha no corpo do boleto que, quando marcada, irá inserir no corpo do e-mail a descrição do tipo da composição da senha que deverá ser digitada pelo condômino ao tentar visualizar o boleto (exemplo presente na Etapa 3).
Dicas:
- A conferência do CPF/CNPJ e do endereço do e-mail principal poderá ser feita acessando o menu Cadastros > Pessoas / Proprietários /Locatários.
- O campo do CPF/CNPJ está presente na aba Dados Pessoais.
Importante:
Vale ressaltar que o e-mail considerado para desbloqueio do arquivo através da senha é o que estará presente na tela de envio dos boletos (mostrada na próxima etapa).
Observe que na imagem acima o status estava como Aguardando envio, após concluir o processo será apresentada a mensagem de confirmação e o status mudará para Enviado com Sucesso, conforme mostrado abaixo.
Importante:
Caso aconteça alguma inconsistência durante o envio do e-mail como, por exemplo, os dados das configurações estejam inválidos ou mesmo o servidor de e-mails esteja fora do ar, o boleto não será enviado e o status mudará para Falha no envio.
Na tela de Envio de Boletos por E-mail o campo Endereço de E-mail trará o e-mail principal presente no cadastro da pessoa, porém estará habilitado para alteração caso se faça necessário. Contudo, é importante frisar que quando houver a alteração do endereço de e-mail no momento do envio, este será o considerado também para a visualização do boleto, caso a senha seja composta pelos três caracteres do e-mail.
Os dados do envio de boletos que são apresentados na tela de Log, somente são disponibilizados e atualizados se a configuração Log de envio de E-mail presente no menu Arquivo > Configuração do Sistema >Integrações > E-mail estiver marcada.
Com a conclusão das duas etapas anteriores, o condômino irá receber um e-mail contendo como anexo seu boleto em formato PDF podendo abri-lo somente com sua senha individual.
Clique para abrir o arquivo recebido no e-mail e observe que em seguida será exibida a tela para inserção da senha.
Digite a senha, de acordo com a composição escolhida e clique em OK.
Exemplo:
Para o tipo de composição com os 3 primeiros dígitos do CPF/CNPJ + os 3 primeiros caracteres do e-mail principal do condômino:
- CPF: 001.002.003-04;
- E-mail: pessoa.teste@email.com.br
-Senha: 001pes
Para o tipo de composição considerando o CPF/CNPJ do condômino (Somente números):
- CPF: 001.002.003-04
- Senha: 00100200304
Para o tipo de composição considerando os 3 primeiros dígitos do CPF/CNPJ do condômino (Somente números):
- CPF: 001.002.003-04
- Senha: 001
Com a configuração Incluir modelo de senha no corpo do boleto marcada (relatada na Etapa1) o email conterá a descrição da composição da senha, conforme é demonstrado abaixo:
Para a opção: 3 primeiros dígitos do CPF/CNPJ + os 3 primeiros caracteres do e-mail principal do condômino:
Para a opção: CPF/CNPJ do condômino (Somente números).
Para a opção: 3 primeiros dígitos CPF/CNPJ do condômino (Somente números).
Dica:
Há uma configuração no sistema Condomínio21 que permite cadastrar uma nova pessoa ou alterar os dados de uma já existente somente se o CPF/ CNPJ tiver sido inserido. Essa pode ser uma maneira prática para que os dados fiquem completos e assim evite retrabalhos futuros para inserção dessas informações.
Salientamos também que a marcação dessa configuração não é somente para validação na tela de Pessoas, mas também em todas as outras telas do sistema as quais possuem o campo CPF/CNPJ.
Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro, aba Outros. Marque a opção Campos Obrigatórios e clique em Gravar.