Para que o condomínio trabalhe com cobrança automática do fundo de reserva nos boletos é necessário realizar uma configuração no sistema.
Acesse menu Editar > Configuração de contas.
Em seguida, clique na aba Contas a Receber e faça as configurações necessárias.
Em Taxa Principal de Rateio, selecione a classe padrão da princial taxa cobrada no condomínio.
Caso o condomínio trabalhe com Centro de Custos, selecione o Plano de de Centro de Custos. Se tiver mais dúvidas sobre centro de custo, confira esse artigo: Plano de Centro de Custos.
Em Taxa do Fundo de Reserva, habilite a opção Cobrar Taxa do Fundo de Reserva. Em seguida, habilite como será a cobrança, se em percentual ou valor fixo, e, na frente preencha o valor.
Abaixo, selecione a classe padrão para a cobrança do fundo de reserva.
Habilite quem será o sacado a pagar o fundo de reserva, se locatário ou proprietário e o Plano de Centro de Custos, caso a empresa trabalhe com centro de custos.
Ao finalizar, clique no botão Gravar.
Após realizar as configurações necessárias, acesse o Plano de Contas da empresa e informe qual a classe para cobrança do Fundo de Reserva.
Para isso, acesse o menu Cadastros > Plano de Contas > Selecione o Plano > Procure a classe padrão, no exemplo, utilizamos a Taxa de Condomínio > Em seguida, habilite a opção Fundo de Reserva na linha da classe padrão para cobrança.
Feito isso, no botão Gravar.
Caso tenha mais dúvidas sobre o Plano de Contas, confira esse artigo: Plano de Contas.