Atualmente a apropriação de centros de custos dos lançamentos de contas a receber e também de contas a pagar acontece de forma manual, dependendo exclusivamente da ação do usuário do Condomínio21. Visando automatizar parte deste processo, foi desenvolvida uma nova funcionalidade que permite apropriar de forma automática o centro de custo do lançamento, desde que esse esteja entre as rotinas utilizadas na tela de “Configuração de Contas” do sistema, tais como: taxa principal de rateio, cálculo de consumos, taxa de inadimplência, entre outras.
Configuração
A partir desta versão alguns campos da tela de “Configuração de contas” receberão um outro campo onde deve ser selecionado o centro de custo referente, ou seja, quando for realizado o cálculo daquela determinada rotina, utilizando esta classe de conta, o centro de custo vinculado será apropriado automaticamente.
Funcionamento
Lançamento de contas a receber
A seleção de centro de custo para as rotinas citadas acima, não será obrigatória. Com isso, caso nenhum centro de custo seja selecionado o sistema funcionará da forma habitual (apresentando a tela para apropriação manual do centro de custo). Entretanto, com os centros de custos configurados o Condomínio21 irá considerá-los para a apropriação do lançamento.
Importante:
As classes configuradas para fazerem parte do rateio, junto a taxa principal, que tiverem centro de custo vinculado, terão a apropriação realizada para eles. Caso contrário o sistema irá considerar o centro de custo da taxa principal se este estiver vinculado. Caso não esteja, a tela para a apropriação manual será exibida para todas as classes.
Exemplo:
Taxa de Gás: Classe 01.24 - Gás
Centro de custo vinculado: C.C. Gás
Exemplo:
Taxa de Gás: Classe 01.24 - Gás
Centro de custo vinculado: Não há.
Centro de custo vinculado a classe principal de rateio: C.C. Administrativo Principal
Taxas relacionadas a geração de acordos
Lançamento Rápido