Configurações de receitas

Configurações de receitas




Condomínio21 possui uma tela exclusiva para configurações do sistema.


Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro > Aba Receitas.


Guia Receita – Quadrante Lançamento de Contas a Receber.




Visualizar resumo do rateio na geração das contas: essa opção, se marcada, apresentará uma mensagem no momento da geração de rateio mostrando os valores que serão lançados no sistema após uma confirmação. 



Inserir outras receitas automáticasmarcando esta opção, o sistema habilitará o cadastro de Receitas Regulares (menu Cadastro). 




Inserir rateio manual para grupos: permite que o sistema crie grupos de unidades para a realização do rateio. Marcando esta opção no menu Cadastros serão habilitados as seguintes alternativas: 
  1. Grupos de Rateio: permite definir dentro de um mesmo condomínio grupos que participarão de um mesmo conjunto de contas. (Cadastros / Grupos de Rateio).
  1. Guia Grupos: permite realizar o lançamento de um valor fixo para todas as unidades que compõem esse grupo. (Editar / Lançamento de Contas a Receber).





Cálculo percentual de Rateioao selecionar essa opção, o sistema considera percentual o valor da fração cadastrada nas unidades no momento da geração do rateio. Mas se a opção estiver desmarcada, o valor da fração será considerado decimal.



Permitir até 6 casas decimais: com essa opção marcada será possível inserir até 6 casas decimais depois da vírgula em um lançamento de Contas a Receber. O sistema preencherá automático, mesmo se for inserido um valor com poucas casas decimais.




Exibir Motivo de cancelamento da Conta: ao selecionar essa opção, o sistema exibe a tela Motivo ao cancelar uma conta a receber para que seja possível inserir uma mensagem sobre o cancelamento. 




O relatório Contas a receber por Unidade (Sintético) traz o motivo do cancelamento.






Permitir até 6 casas decimais no valor de consumo: com essa opção marcada será o sistema inserirá de forma automática 6 casas decimais após a vírgula no resultado do consumo.




Guia Receitas – Quadrante Utilizar




Natureza das Receitas: ao selecionar essa opção, o sistema exibe nas telas de cadastros e receitas uma nova forma de agrupamento ou nível de associação, proporcionando mais um filtro gerencial do condomínio. 




Sub Judiceao selecionar essa opção, o sistema disponibiliza a tela Contas em Sub Judice, proporcionando assim o controle das contas a receber que estão na situação de judice. 




Nº Recibo Independe do Condomínioao selecionar essa opção, o número do recibo de pagamento será sequencial independente do condomínio. Se a opção estiver desmarcada, o número do recibo de pagamento será sequencial por condomínio. 




Configuração de Recibos Personalizados: ao selecionar essa opção, o sistema disponibiliza a tela Configuração de Recibos. 




Débito Automático: ao selecionar essa opção, o sistema apresenta nas telas Pessoas / Proprietários / Locatários e Clientes, o campo de Débito Automático, possibilitando ao condomínio trabalhar com débito automático de contas a receber para as unidades e clientes que possuem conta corrente no mesmo banco. 




Controle de Emissão de Cobrançaao selecionar essa opção, o sistema disponibiliza a tela Histórico de Cobrança ao emitir boletos laser. 




Através do menu Consultas > Histórico de Cobrança é possível visualizaralterar ou excluir todos os históricos de cobrança.




No menu Relatórios > Contas > Histórico de Cobrança também é possível visualizar.




Controle de Carta de Cobrança: ao selecionar essa opção, o sistema disponibiliza o controle das cartas de cobrança na tela de cadastros e relatórios, possibilitando a geração das cartas em até três momentos: Carta 1, Carta 2 e Carta 3.





Alteração de Classe de Conta de contas baixasao selecionar essa opção, será possível alterar a classe de contas das contas baixadas. 




Bloquear lançamento para pessoas não vinculadas à unidade: ao selecionar essa opção, o sistema bloqueará lançamentos para todas as pessoas cadastradas sem vínculo à unidade. Ou seja, se uma pessoa está cadastrada, mas não está vinculada a nenhuma unidade, não será possível realizar lançamentos.


Incluir descrição da classe e mês de referência no lançamento de fundo de reservas: ao selecionar essa opção, o sistema disponibiliza como complemento do Fundo de Reserva o nome da classe e o mês de referência.



Classes opcionais: ao selecionar essa opção, o sistema disponibiliza a coluna Pgto Opcional na tela de Plano de Contas




Bloquear autorização de desconto na Pesquisa e Abonos e Descontos para Condôminos inadimplentes.


Essa opção bloqueia autorizar desconto para condôminos que estão com contas em aberto.




Apuração de inadimplência em relatórios: 


Valores zerados e negativos:
  1. Não mostrar valores zerados e negativos: quando a opção Não mostrar valores zerados for selecionada nas telas dos relatórios (A receber por UnidadeInadimplência Detalhada e Consolidada e Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete) permanecerão da forma padrão do sistema), sendo assim, a opção Não mostrar valores zerados negativos estará marcada por padrão e não poderá ser alterada.
  1. Mostrar valores zerados e negativosquando a opção Mostrar valores zerados for selecionada nas telas dos relatórios (A receber por UnidadeInadimplência Detalhada e Consolidada e Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete) permanecerão da forma padrão do sistema), sendo assim, a opção Mostrar valores zerados negativos estará marcada por padrão e não poderá ser alterada.
  1. Usar filtro avançado e escolher durante a emissão dos relatórioscom essa opção marcada, no momento da emissão dos relatórios será possível escolher como a apuração dos valores de inadimplência deverão aparecer. Os filtros poderão ser feitos na aba Filtros avançados.




Contas originais x Contas atuais:

  1. Usar filtro e escolher durante a emissão dos relatórioscom essa opção marcada, no momento da emissão dos relatórios será possível escolher como a inadimplência deverá aparecer.
  1. Contas originais: quando a opção Contas Originais for selecionada nas telas do boleto e dos relatórios (A receber por UnidadeInadimplência Detalhada e Consolidada e Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete) permanecerão da forma padrão do sistema), sendo assim, a opção Contas Originais estará marcada por padrão e não poderá ser alterada, assim os dados da inadimplência sempre serão os referentes as contas originais.
  1. Contas atuais: quando a opção Contas Atuais estiver selecionada, a inadimplência considerada no boleto e nos relatórios referentes, sempre irão considerar os títulos atuais assim a opção Contas Atuais estará marcada por padrão e não poderá ser alterada.





Guia Receitas – Controle jurídico 




Este controle se baseia na identificação das contas com status de judice no sistema e vinculação dessas às ações judiciais, permitindo assim o envio dessas informações (por e-mail) a escritórios jurídicos que também poderão ser cadastrados no Condomínio21. Além disso, com este novo processo poderão ser criados acordos de contas originais de receitas que estejam em sub judice.


Pré-requisitos:

  1. Cadastros > Escritório Jurídico.
  1. Cadastros > Ação judicial.
  1. Cadastros > Situações de Sub Judice. (Status jurídico)




    • Related Articles

    • Relatório de Baixas

      Esse relatório exibe as baixas realizadas no sistema, de acordo com o filtro realizado.  Para emissão do relatório de baixa, acesse o menu  Relatórios > Contas > Baixa . Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os ...
    • Classe específica de acordo no balancete dos boletos

      Atualmente ao emitir alguns modelos de relatórios específicos (Balancete formato detalhado nos modelos anual e por período, inadimplência detalhada e contas a receber por unidade) é possível realizar a configuração para que seja exibida uma classe de ...
    • Receitas regulares

      Receitas regulares são aquelas que o condomínio recebe todo mês ou por algum período de meses. Para essas receitas é possível fazer os lançamentos para que o resgate dos valores ocorra todos os meses. Como Cadastrar Receitas Regulares Acesse:  Menu > ...
    • Aba Receitas

        Nesta aba será possível definir todos os parâmetros referentes ao lançamento de contas a receber. Visualizar Resumo do Rateio na Geração de Contas:  ao selecionar essa opção, o sistema exibe um resumo do valor rateado entre as unidades ao gerar ...
    • Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete)

      Nessa tela será possível exibir todas as movimentações financeiras do condomínio. O balancete parcial é o balancete que pode ser exibido antes do fechamento do mês. O balancete real é exibido exatamente ao final destas operações e só será exibido se ...