Plano de Contas

Plano de Contas



Neste cadastro, realiza-se a inserção das classes de contas que serão utilizadas para o lançamento das receitas e despesas geradas no condomínio. No plano de contas, deve-se criar no mínimo dois grupos, um para despesas e outro para receitas. 

Se necessário crie mais de um grupo de contas, assim será possível agrupar as classes semelhantes.


Como Cadastrar Plano de Contas

  1. Acesse:  Menu > Cadastros > Plano de Contas ;



  1. Acione o botão  Novo



  1. Preencha os campos: 

- Código : informe um código para identificação do plano de contas cadastrado. 

- Nome : informe um nome para o plano de conas. 

- Código (coluna): informe o código do Plano de Contas. O sistema só aceita dois níveis. Observe que o plano deve sempre obedecer ao nível acima que faz parte. Exemplo: 01 = 01.01; 01.02; 01.03; 




- Item : informe uma descrição para cada item (classe de conta e grupo). 

- Débito/Crédito : informe se o grupo do plano de contas é débito ou crédito. 

D > grupo de contas de débito, ou seja, contas a pagar do condomínio. 

C > grupo de contas de crédito, ou seja, contas a receber do condomínio.




- Fundo de Reserva : marque as classes de contas que deseja usar como base para o calculo do valor do fundo de reserva.




- Travar Lançamento : ao marcar essa opção, a classe de conta não poderá mais ser utilizada para lançamento de contas, mas será possível ser utilizada para consulta. 


- Mostrar no Relatório : habilita a visualização dos lançamentos das classes selecionadas do plano de contas no relatório de Contas  A Receber por Unidade no modelo  Colunas Filtradas .






- Calcula Custo M2 : quando marcada a opção o sistema apresenta no relatório Contas  A Receber por Unidade no modelo  Gerencial Mov. Outras Contas a divisão do valor da classe selecionada pela área do condomínio para indicar o valor do m2. A fórmula do cálculo é interna. 


A área do condomínio citada acima deve ser cadastrada na tela de  Configurações Avançada  aba  Outros .


- Pgto Opcional : ao selecionar as classes o sistema possibilita a criação de contas cujo pagamento não é obrigatório e não gera inadimplência quando não é pago. 


Exemplo : Ao gerar o boleto com uma conta opcional no valor de R$70,00. Caso o cliente não queira pagar o valor dessa classe, deverá ser pago o valor total do boleto subtraindo o valor da classe opcional. Total boleto: R$770,00 – (menos) o valor da classe opcional R$70,00, o valor a ser pago então será apenas R$700,00 e não irá gerar nenhuma inadimplência para o condômino.




Para utilizar essa opção, é preciso que a opção  Classes Opcionais esteja selecionada na tela  Configurações do Sistema




Obs.: Essa opção está disponível apenas na versão  Corporate do Condomínio21.


- Mens. Cobrança Pgto Opcional : ao marcar a opção  Pgto Opcional e clique duas vezes sobre a linha correspondente, o sistema irá disponibilizar a seleção de  Mensagens de Cobrança já cadastradas no sistema.




- Informe de Rendimentos : é possível selecionar as classes de contas que serão apresentadas no documento de  Informe de Rendimentos - ADI .


  1. Após selecionar as opções desejadas e preencher os campos, acione o botão  Gravar .


Para incluir uma nova classe no Plano de Conta, utilize o botão Insert do seu teclado e para excluir uma classe,utilize o botão Delete do seu teclado. Observação: para excluir o Plano de Contas, utilize o botão Excluir que aparece na tela.



    • Related Articles

    • Relatório de Contas a Receber por Unidade

      O relatório de  Contas a Receber por Unidade exibe, de acordo com o filtro realizado, o demonstrativo de receitas por unidade.  Para exibir o relatório acesse o menu  Relatórios > Contas > A Receber por Unidade . Na aba  Filtros , preencha os campos ...
    • Plano de Contas Par

      Plano de Contas Neste cadastro, realiza-se a inserção das classes de contas que serão utilizadas para o lançamento das receitas e despesas geradas no condomínio. No plano de contas, deve-se criar no mínimo dois grupos, um para despesas e outro para ...
    • Relatório de Baixas

      Esse relatório exibe as baixas realizadas no sistema, de acordo com o filtro realizado.  Para emissão do relatório de baixa, acesse o menu  Relatórios > Contas > Baixa . Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os ...
    • Como criar classe no plano de contas?

                Para criar uma classe no plano de contas, acesse o menu Cadastro > Plano de contas. Clique com a tecla INSERT do teclado selecionando uma coluna anterior onde será adicionada a nova classe. Ao finalizar, clique no botão Gravar.  ...
    • Como alterar o plano de contas?

               Antes do processo, é necessário realizar o backup do banco antes da alteração. Feito o backup, acesse o menu Cadastro > Condomínios > Configurações Avançadas > Cobrança.  Selecione o plano de contas desejado clicando no binóculo.  ...