Perguntas e Dúvidas Frequentes – Condomínio21 Borderô

Perguntas e Dúvidas Frequentes – Condomínio21 Borderô

        



O que é borderô? Meu banco não sabe o que é isso.

Resposta: Borderô é uma nomenclatura utilizada por muitos, para descrever o pagamento de despesas em lote. O borderô é um número que os bancos exigem para identificar uma determinada despesa. Caso seu gerente ou qualquer outra pessoa do banco não saiba do que se trata, troque o termo para ‘Pagamentos de Fornecedores via remessa bancária’.


Pago duas notas fiscais diferentes do mesmo fornecedor, porém com o mesmo boleto. O que fazer? 

Resposta: Atualmente não é possível fazer esse tipo de pagamento no Condomínio21 Borderô. Notas diferentes, precisam ser lançadas no sistema separadas, logo ainda não temos um agrupamento para notas distintas. Entretanto, é uma melhoria que está prevista para ser liberada ainda no ano de 2023.


Vou pagar a despesa como DOC, porém só chega como TED. Por quê?

Resposta: A forma de pagamento é diferente do tipo de pagamento. A forma de pagamento é a que o banco espera e o tipo de pagamento é uma informação do Condomínio21 que é aberta para cadastro, logo se você cria uma despesa e insere os dados da conta corrente do favorecido, no Condomínio21 Borderô ela sempre será considerada, por padrão, como TED que o tipo predominante em relação ao DOC. Porém, será possível alterar a forma de pagamento no próprio lançamento dentro do Condomínio21 Borderô.


As retenções de impostos podem ser pagas via borderô (remessa de pagamentos)? 

Resposta: Sim. Desde que o lançamento esteja com as informações corretas, para que o banco não faça a rejeição.


O pagamento do imposto foi recusado pelo banco. O que pode ser?

Resposta: Para pagamentos de impostos, todos os bancos exigem o Código da Receita. Esse código deve estar presente no cadastro de impostos do Condomínio21 no campo Geração. Para saber qual tipo de imposto utilizar acesse o site da Receita Federal (https://siefreceitas.receita.economia.gov.br/codigos-de-receita-de-tributos-e-contribuicoes-darf-e-dje).


Ao tentar gerar o borderô é informado que o CNPJ  precisa ser cadastrado ou que está sem CNPJ e com isso não consigo prosseguir. O que fazer?

Resposta: Acesse o cadastro do fornecedor/ favorecido da despesa e insira o CNPJ ou CPF dele. Essa informação é obrigatória, pois nos layouts bancários ela é solicitada. Além disso, você consegue deixar o seu cadastro de fornecedores atualizado.


Com quais Vans bancárias o Condomínio21 integra?

Resposta: O Condomínio21 não integra com Vans Bancárias, pois ela é uma rede privada que possibilita a troca de informações entre clientes e bancos. No caso o cliente é a administradora e não o Cond21 ou a Group Software. Alguns bancos liberam para seus clientes o software da Van Bancária de forma gratuita e outros cobram uma taxa. O software da VAN é instalado em seu computador e nele é configurada uma determinada pasta para indicar onde os arquivos de remessa serão salvos e onde os arquivos de retorno serão baixados.

A conversa entre Van e Condomínio21 ocorre nesse ponto, pois as mesmas pastas configuradas na Van, são as que devem ser cadastradas no Condomínio21 Borderô.


Os arquivos de remessa estão sendo gerados em pastas separadas e preciso que gere todos em uma pasta só, o que faço?

Resposta: Acesse as ‘Configurações Condomínio21 Borderô’ aba Remessa é marque a opção ‘Gerar todos os arquivos no mesmo diretório’.


Posso gerar remessa de pagamentos e ler arquivos de retorno de vários condomínios ao mesmo tempo?

Resposta: Sim. No Condomínio21 Borderô é possível selecionar vários condomínios para geração da remessa. E na leitura do arquivo de retorno, o sistema não obriga selecionar apenas um condomínio para fazer o processo, ele consegue ler vários arquivos distintos no mesmo momento.


O que é preciso para gerar o comprovante de pagamento?

Resposta: O comprovante de pagamento é gerado no Condomínio21 Borderô, somente e mediante o envio do Código de Autenticação da operação de pagamento, no arquivo de retorno do banco. Esse código está disponível no Segmento Z dos arquivos. É importante salientar que esse código é individual por pagamento.


Como faço para que o código de autenticação venha no arquivo de retorno?

Resposta: Contate o gerente da conta bancária e informe que precisa, que o código de autenticação do pagamento da despesa seja enviado no arquivo CNAB de retorno. Informe ainda, que de acordo com o layout de instruções do banco, ele está disponível no segmento Z dos arquivos. 


O que é preciso para que o comprovante de pagamento seja anexado automaticamente pelo GED no lançamento da despesa no Condomínio21?

Resposta: Primeiramente é preciso ter o GED contratado, junto ao Comercial da Group Software. Caso já tenha ou após contratação, é preciso garantir que o código de autenticação esteja vindo no arquivo de retorno e por fim, a opção <Anexar automaticamente o comprovante de pagamento no GED ao baixar as despesas> na tela de ‘Configurações Condomínio21 Borderô’ na aba ‘Retorno’.


- As configurações do antigo GBorderô funcionam no novo?

Resposta: Sim. Ainda tem algumas funcionalidades que estão sendo inseridas no novo Condomínio21 Borderô, mas o objetivo e trazer todas as particularidades existentes no antigo, para evitar quaisquer impactos.


Preciso que a despesa que foi rejeitada, tenha o borderô cancelado automaticamente. Assim não preciso fazer o processo manual, é possível?

Resposta: Sim. Acesse as ‘Configurações Condomínio21 Borderô’ aba ‘Borderô’ e marque a opção ‘Cancelar borderô de rejeição automaticamente.


Não tem os totalizadores e somadores de quantidade de despesas e valor total dos selecionados na tela e preciso disso para as minhas conferências.  

Resposta: De fato os somadores não estão fixos na tela do Condomínio21 Borderô, para que sua experiência visual fique a melhor possível. Porém, para visualizar e trabalhar com essas informações, basta clicar no botão    que a tela lateral irá abrir com todas essas informações e, você poderá trabalhar com ela aberta.


Tenho uma nota fiscal com o mesmo boleto, porém os lançamentos são diferentes. Exemplo: Um com o valor total da nota e outro apenas com o valor da cobrança do boleto. Ou ainda uma nota, com compras distintas. Como faço para que esses lançamentos sejam agrupados no Condomínio21 Borderô?

Resposta: Primeiramente o indicado é fazer esse tipo de lançamento de despesa na aba ‘Nota Fiscal’ da tela de criação de contas a pagar. Assim você poderá selecionar as classes distintas e deixar o mesmo código de barras para ambos os lançamentos.

Com o lançamento feito pela aba Nota Fiscal, o Condomínio21 Borderô irá reconhecer automaticamente eles como agrupados. Uma vez que a opção ‘Agrupar contas’ tem o padrão marcado.


Estou com a opção ‘Todas’ selecionada no filtro de Situação de Despesas, mas os pagamentos efetuados não são mostrados. O que está acontecendo?

Resposta: As despesas pagas, somente são demonstradas na tela quando a opção ‘Pagamento efetuado’ está selecionada.


Preciso ver o motivo da rejeição do pagamento. Como faço?

Resposta: Na tela de ‘Retornos Processados’ é mostrado o motivo na coluna ‘Ocorrência’. Você pode passar o mouse sob a linha ou mesmo fazer a geração do relatório, clicando no botão ‘Exportar’.


A rejeição está ocorrendo pelo motivo do número sequencial da remessa estar incorreto. O que fazer?

Resposta: É possível essa rejeição ocorrer devido a migração do antigo Borderô para o novo ou ainda, na homologação de novas remessas. Para mudar a numeração, acesse a tela de ‘Configurações Condomínio21 Borderô’ na aba ‘Remessa’ e clique no botão ‘Configurar Sequencial de Remessa’. Na tela que será aberta, selecione a conta corrente desejada e no campo ‘Número Atualizado’ insira o número anterior ao que deseja usar.


A despesa foi paga no banco, mas ao ler o arquivo de retorno a despesa não é baixada no sistema. O que pode ser?

Resposta: As despesas são baixadas no Condomínio21, somente quando o banco envia o número de ocorrência que identifica tal operação. Isso é necessário, pois seguimos à risca os layouts de instruções bancárias. O que pode ocorrer é que o código da ocorrência esteja sendo enviado errado pelo banco. Então confira o código da ocorrência no arquivo de retorno e veja se é o ‘00’ que indica que o crédito foi efetuado. 

Para saber qual posição é que tem a ocorrência, veja o layout de instruções bancárias.


Particularidades por banco

Banco Bradesco

É preciso cadastrar o código do contrato PTRB/ convênio.

No cadastro de conta corrente insira o número tanto no campo ‘Contrato PTRB’ quanto no campo ‘Contrato número’.

É preciso selecionar o layout.

No cadastro de conta corrente na aba ‘Bradesco’ selecione no filtro ‘Layout’ a opção Multipag (somente esse layout está no novo Condomínio21 Borderô).


Banco CEF (Caixa Econômica Federal)

É preciso cadastrar as informações abaixo na tela de conta corrente:

Cód. compromisso

Param. Transmissão

Operação da conta


Banco Santander

É preciso cadastrar o código do contrato/ convênio.

No cadastro de conta corrente insira o número tanto no campo ‘Contrato PTRB’ quanto no campo ‘Contrato número’.

O código do banco vinculado à conta corrente deve ser 033.

Caso no cadastrado do banco a opção ‘Usar Código 033’ esteja marcada, o sistema também irá entender como banco válido para o Condomínio21 Borderô.


Banco Sicredi

É preciso cadastrar o código do contrato/ convênio.

No cadastro de conta corrente insira o número tanto no campo ‘Contrato PTRB’ quanto no campo ‘Contrato número’.

Para o banco Sicredi esse número de contrato costuma ser alfanumérico (letras e números) e tem 4 posições.

É preciso cadastrar o número da agência cobradora.

No cadastro de conta corrente insira o número da agência cobradora que o banco passar no campo ‘Ag. Cobradora’.

 
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