A partir da versão 2.6.60.00 no Condomínio21 Borderô foi implementada uma melhoria para que seja possível bloquear ou liberar o pagamento de contas a pagar através da remessa. Também é possível que o síndico ou administrador defina quais condomínios trabalharão com este recurso, e com isso não é necessário que haja a liberação ou bloqueio no internet banking.
Configurando o Condomínio21 Borderô
Para que o recurso fique disponível é necessário que o parâmetro Gerar com Pendência de Aprovação esteja marcado na aba Remessa das Configurações do Condomínio21 Borderô.
Como fazer:
- Na tela do Condomínio21 Borderô clique no botão .
- Na tela exibida vá até a aba Remessa e marque o parâmetro Gerar com Pendência de Aprovação. Ao marcar este parâmetro todos os condomínios estarão liberados para utilização do recurso.
- Caso queira definir os condomínios que utilizarão o recurso, clique no botão localizado do lado direito do parâmetro. Na tela aberta clique duas vezes sobre a linha ou selecione o condomínio e utilize as setas (>, <, >>, <<) para incluir ou excluir um condomínio do filtro. Também é possível localizá-lo digitando o nome desejado na busca e ao final clique no botão [Confirmar].
- Marcado o parâmetro e definidos os condomínios, clique no botão [Confirmar] da tela Configurações do Condomínio21 Borderô.
Ao habilitar o parâmetro Gerar com Pendência de Aprovação, será exibida a coluna ‘Aprovação de Pagamento’ no final da grade, para identificar qual é a situação da despesa.
Gerando o borderô e a remessa de pagamento
Ao gerar o borderô e remessa, para um condomínio definido para utilização do recurso, a coluna ‘Aprovação de Pagamento’ será atualizada conforme abaixo:
- Geração do borderô: a coluna ‘Aprovação de Pagamento’ passará a ser exibida com a descrição Pendente Aprovação.
- Geração da remessa: a coluna ‘Aprovação de Pagamento’ passará a ser exibida com a descrição Bloqueado.
Como fazer:
- Para gerar o borderô selecione as despesas na grade com a situação Novo e clique na opção <Gerar> do botão [Borderô] como de costume.
- Ao finalizar a geração do borderô as despesas passam a ser exibidas com a descrição Pendente Aprovação na coluna ‘Aprovação de Pagamento’.
- Para gerar a remessa selecione as despesas na grade com a situação Borderô Gerado e clique na opção <Gerar> do botão [Remessa] como de costume.
- Ao finalizar a geração da remessa as despesas passam a ser exibidas com a descrição Bloqueado na coluna ‘Aprovação de Pagamento’.
Liberando um pagamento bloqueado
Após gerar a remessa, será possível liberar o pagamento que foi enviado bloqueado ao banco. Ao liberar o pagamento, a despesa será exibida com a situação Borderô Gerado, para que a remessa possa ser gerada novamente e enviada ao banco com o pagamento liberado.
Como fazer:
- Selecione na grade a(s) despesa(s) que deseja liberar o pagamento.
- Clique com o botão direito sobre a grade e selecione a opção <Alterar situação de Bloqueado para Liberado>.
- Após clicar na opção é solicitada a senha do usuário logado no Condomínio21. Após informar a senha clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Ao finalizar será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que o pagamento foi liberado com sucesso.
- Ao confirmar a mensagem anterior, as despesas passam a ser exibidas com a situação Borderô Gerado e com a descrição Liberado na coluna ‘Aprovação de Pagamento’.
- Selecione as despesas liberadas e clique na opção <Gerar> do botão [Remessa] como de costume. Ao finalizar a geração da remessa as despesas permanecem com a descrição Liberado na coluna ‘Aprovação de Pagamento’.
Bloqueando um pagamento liberado
Após gerar a remessa, será possível bloquear o pagamento que foi enviado liberado ao banco. Ao bloquear o pagamento, a despesa será exibida com a situação Borderô Gerado, para que a remessa possa ser gerada novamente e enviada ao banco com o pagamento bloqueado.
Como fazer:
- Selecione na grade a(s) despesa(s) que deseja bloquear o pagamento.
- Clique com o botão direito sobre a grade e selecione a opção <Alterar situação de Liberado para Bloqueado>.
- Após clicar na opção é solicitada a senha do usuário logado no Condomínio21. Após informar a senha clique no botão [Confirmar] para continuar e em [Cancelar] para abortar a operação.
- Ao finalizar será exibida a mensagem de finalização abaixo, informando que o pagamento foi bloqueado com sucesso.
- Ao confirmar a mensagem anterior, as despesas passam a ser exibidas com a situação Borderô Gerado e com a descrição Bloqueado na coluna ‘Aprovação de Pagamento’.
- Selecione as despesas bloqueadas e clique na opção <Gerar> do botão [Remessa] como de costume. Ao finalizar a geração da remessa as despesas permanecem com a descrição Bloqueado na coluna ‘Aprovação de Pagamento’.
Importante:
- Esta rotina está liberada para os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.
- Para condomínios que não utilizam o recurso, ao gerar o borderô e a remessa, a coluna ‘Aprovação de Pagamento’ é exibida com a descrição Liberado.
- Para condomínios que utilizam o recurso, ao cancelar o borderô, a coluna ‘Aprovação de Pagamento’ é exibida com a descrição Sem Liberação.
- Caso seja cadastrado um novo condomínio, é necessário que o síndico ou administrador libere o condomínio para utilizar este recurso.