Cobrança CNAB Banco UNIPRIME

Cobrança CNAB Banco UNIPRIME



A partir desta versão, o sistema Condomínio21 está apto para que as administradoras comecem a trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco Uniprime.


Esta cobrança, assim como para os outros bancos, abrange as funcionalidades financeiras do sistema: boletos, arquivo remessa e de retorno. Por este motivo, é necessário que o processo de homologação de todas essas rotinas seja, primeiramente, realizado junto ao banco antes que se inicie o uso em definitivo no Condomínio21.


Etapa 1: Cadastro do banco


  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Cadastros > Bancos
  2. Clique no botão  Novo
  3. Insira o nome e no campo  Código do Banco digite o número  099 que identifica o Uniprime. Em seguida, selecione o padrão de cheque e clique no botão  Gravar .



Etapa 2: Cadastro da Conta Corrente

  • Como fazer :
  1. Após cadastrado o banco, acesse o menu  Cadastros > Contas Correntes
  2. Clique no botão  Novo
  3. Selecione no filtro  Banco o Uniprime e em seguida informe o número da  Agência que deve conter entre cinco e seis dígitos, o número da  Conta que deve conter oito dígitos e a  Carteira que é de número 9. 
  4. Selecione e digite as demais informações como  Natureza, Tipo, Cód. Cedente, Abertura, Referência, Espécie Doc. Boleto Espécie Doc. Remessa que são campos obrigatórios nesta aba  Principal.



Importante :

  • As espécies de documentos de boletos e remessas implementados e liberados no Condomínio21 para cadastro são: 
  • DM - Duplicata Mercantil 
  • DMI - Duplicata Mercantil p/ Indicação 
  • DS - Duplicata de Serviço 
  • DSI - Duplicata de Serviço p/ Indicação 
  • LC - Letra de Câmbio 
  • NP - Nota Promissória 
  • NPR - Nota Promissória Rural 
  • NS - Nota de Seguro 
  • RC / RE - Recibo 
  • ND - Nota de Débito 
  • OUT  – Outros


  1. Já na aba  Outras Configurações marque primeiramente o parâmetro  Cobrança Registrada
  2. Em seguida, marque a opção  Unicred , para que os campos referentes a Cooperativa / Singular do banco Uniprime fiquem habilitados. 
  3. Nesta funcionalidade está sendo tratado (inicialmente) o CNAB das singulares (cooperativas) das Uniprimes  Paraná Mato Grosso do Sul . Por este motivo o filtro  Tipo estará bloqueado e a opção  Unicred/Uniprime Paraná/MT ficará selecionada por padrão. 
  4. Digite as informações nos campos  Cooperativa, CNPJ, Ag. Fic (agência fictícia) e  Código do Convênio que são obrigatórios e também informe o endereço da cooperativa se necessário. 
  5. Para finalizar o cadastro clique no botão  Gravar .



Observação :

  • Os campos  Layout no cadastro da conta corrente também estarão bloqueados, já que o Uniprime tratado nesta funcionalidade é o  CNAB240 posições e por padrão o Unicred trabalha com a  Opção 1  de layout.


Etapa 3: Boletos

  • Como fazer :
  1. Após cadastro da conta, os boletos já poderão ser emitidos, para isso acesse o menu  Baixas/ Cobrança > Recibos/Boletos
  2. Selecione um título e faça a visualização dele para a conta do Uniprime.



  • O boleto será impresso conforme imagem abaixo:




Etapa 4: Geração da remessa e leitura do arquivo de retorno

  1. Acesse o menu  Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB
  2. Selecione a conta corrente cadastrada para o Banco Uniprime, em seguida escolha o (s) título (s) e clique em  Remessa .




  • Na tela de  Instruções CNAB marque as opções desejadas, para envio de multa/ juros (mensal ou mora dia) para o arquivo e clique no botão  OK .









  • Após esta operação o arquivo de remessa será gerado em formato  TXT e seguirá o padrão descrito no documento seguido para adaptar o Condominio21 para esta cobrança do Uniprime ( Manual de validação de boletos para as singulares das Uniprimes Paraná e Mato Grosso do Sul (Banco 099, utilizando layout de 240 posições Febraban) de Dezembro / 2016 (v3-099) ).



Importante :

  • O arquivo de retorno correspondente a cobrança do banco Uniprime segue o padrão do Banco Bradesco, possuindo 400 posições e a leitura funcionará da forma habitual do sistema. 
  • É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21 .







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