Banco Uniprime - Homologação e CNAB

Banco Uniprime - Homologação e CNAB





O Banco Uniprime Norte do Paraná, de código 084, passa a fazer parte da carta de bancos do Condomínio21. Anteriormente, apenas o Uniprime Central - Central Interestadual de Cooperativas de Credito Ltda, de código 099, era tratado no sistema. 


Com isso, a geração de boletos, remessa e leitura de arquivo de retorno poderão ser realizados para os dois bancos.


É importante ressaltar que antes de iniciar o uso em definitivo das rotinas financeiras do Condomínio21 para o banco Uniprime Norte do Paraná, é necessário que o processo de homologação junto ao banco tenha sido concluído e aprovado.


Como fazer - Cadastro do Banco:


O primeiro passo para começar a utilizar o banco Uniprime Norte do Paraná é o seu cadastro.

Acesse o menu CadastrosBancos.

Clique no botão Novo.

Insira o nome do banco, o número 084 no campo Código do Banco, escolha o padrão de cheques no binóculo de seleção e por fim clique no botão Gravar.



Como fazer - Cadastro da Conta Corrente:


Com o banco cadastrado, passa-se então para a criação da conta do condomínio do banco Uniprime.


Acesse o menu Cadastros > Contas Correntes.


Clique no botão Novo.


No filtro Banco, selecione o Uniprime Norte do Paraná que acabou de ser cadastrado.


Em seguida, informe o número da agência que por padrão deve conter até seis dígitos, o número da conta que deve conter até oito dígitos e o número da carteira (9).


Selecione e digite as demais informações obrigatórias da aba Principal como: Natureza, Tipo da conta, Código Cedente, Data da abertura da conta, Referência (descrição da conta), Espécie Doc. Boleto e Espécie Doc. Remessa.


Após finalizar clique no botão Gravar.




Observações:

As espécies de documentos de remessa do banco Uniprime Norte do Paraná são: 

CS - Cobrança Seriada;

DM - Duplicata Mercantil;

DS - Duplicata de Serviço;

LC - Letra de Câmbio;

ND - Nota de Débito;

NP - Nota Promissória;

NS - Nota de Seguro;

OU  Outros;

REC  Recibo.

Como fazer - Geração de Boletos:


Com a conta do banco Uniprime cadastrada e os lançamentos de receita criados, já é possível gerar boletos.


Acesse o menu Baixas/ CobrançaRecibos/ Boletos.


Selecione um lançamento e clique em um dos seguintes botões: VisualizarImprimir ou Enviar por e-mail. Siga os demais passos necessários e em seguida gere o boleto da unidade para o banco Uniprime.



A ficha de compensação do título ficará conforme imagem abaixo, seguindo as regras definidas no layout de cobrança do banco.



Como fazer - Geração de Remessa:


Com os títulos emitidos para a conta do banco Uniprime Norte do Paraná, será permitido gerar o arquivo de remessa com eles, e disponibilizá-lo para a agência bancária.

Acesse o menu Baixas/ CobrançaCobrança CNAB.


Se a conta do banco Uniprime não for a principal, selecione-a através do binóculo presente no campo Conta Corrente.


Em seguida selecione os boletos e clique no botão Remessa.




Na tela de Instruções CNAB, marque as opções desejadas para o envio de multa ou juros de mora dia e clique no botão Ok.



Após esta operação será gerado um arquivo em formato texto, no local configurado ou escolhido, que poderá ser disponibilizado para o banco. 




Observações:

  • Para que as informações de multa e juros sejam enviadas no arquivo de remessa é preciso configurá-los no cadastro do condomínio, bem como os descontos;
  • A remessa de atualização de dados de boletos, não está liberada no Condomínio21 para o banco Uniprime Norte do Paraná.

Como fazer - Processamento do arquivo de retorno:


O processo de retorno de boletos seguirá a forma habitual do sistema. Ele acontecerá quando o arquivo for baixado no site ou no aplicativo do banco, e lido no Condomínio21.


Acesse o menu Baixas/ CobrançaCobrança CNAB.


Clique no botão Retorno e selecione o arquivo disponibilizado pelo banco.




O sistema fará a leitura e identificará os títulos da maneira padrão.



Importante:

  • O layout de remessa e retorno do banco Uniprime Norte do Paraná segue o CNAB de 400 posições.
  • É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.

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