Cobrança CNAB - Banco Unicred do Brasil

Cobrança CNAB - Banco Unicred do Brasil






 

O banco Unicred do Brasil além de trabalhar como cooperativa conveniada com os bancos Bradesco e Banco do Brasil, também trabalha como banco cooperado próprio, tendo seu número único de instituição financeira, bem como seu layout e regras específicas contendo informações de todo o processo de Cobrança CNAB (Boletos, Remessa e Retorno). 


Diante disso, o Condomínio21 que está apto para tratar a cobrança CNAB de praticamente todas as instituições financeiras do Brasil, também possibilita que as administradoras trabalhem com contas do banco Unicred. Confira abaixo, todas as ações necessárias para realizar o cadastro e habilitação deste banco no sistema. 


Cadastro do banco 


Acesse o menu Cadastros > Bancos e clique no botão Novo


Clique no campo Nome do Banco e informe a descrição desejada. 


Exemplos: Unicred ou Banco Unicred. 

Insira no campo Número do Banco o número 136

Caso o condomínio esteja configurado para trabalhar com cheques, clique no binóculo localizado no campo Padrão de Cheque e selecione o padrão desejado. Ao final clique no botão Gravar




Cadastro da conta corrente 


Após o cadastro do banco ter sido efetuado com sucesso, a conta corrente para o banco Unicred poderá ser também inserida no sistema, para que o processo de cobrança CNAB seja realizado. 


Acesse o menu Cadastros Contas correntes


Clique no botão Novo e selecione no filtro Banco a opção que identifica o Unicred. Neste momento, o campo Carteira será preenchido automaticamente com o número 21 que é a única carteira existente para este banco e o campo Espécie Doc. Boleto será preenchido com a opção DM (Duplicata Mercantil) que é uma das espécies disponíveis para o Unicred. 


Clique no campo Agência e digite o número da agência financeira do Unicred, que é formado por cinco caracteres, sendo o último destinado ao dígito. 


Informe no campo Conta o número da conta, que deve possuir 10 caracteres, sendo o último destinado ao dígito. 


Selecione a opção referente no filtro Natureza e no filtro Tipo selecione se a conta é corrente, poupança, aplicação etc. 


Digite a referência desejada, no campo de mesmo nome e então clique no botão Gravar. O sistema irá criar a conta do Unicred e o processo de geração de boleto poderá ser realizado. 




Importante: 


As espécies de documentos de boletos permitidas para o banco Unicred são: 


DM - Duplicata Mercantil;

NP - Nota Promissória;

NS - Nota de Seguro; 

CS - Cobrança Seriada; 

REC – Recibo; 

LC - Letra de Câmbio; 

ND - Nota de Débito; 

DS - Duplicata de Serviço; 

OUT – Outros. 


Boletos 


Após cadastro da conta, os boletos já poderão ser emitidos. Para isso, siga os passos a seguir: 


Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Recibos/Boletos


Selecione um título e faça sua visualização, selecionando a conta do Unicred cadastrada anteriormente. 




O boleto será gerado seguindo as especificações determinadas no manual de regras do banco Cobrança Própria Unicred de 02/2019. A ficha de compensação seguirá o modelo apresentado na imagem a seguir: 



Geração da remessa 


O processo de geração do arquivo de remessa para o banco Unicred, continua da forma habitual do sistema. O que há de diferença em relação a outros bancos, é que na remessa é enviado apenas um desconto e não são enviados dias de protesto e devolução, já que no manual de regras do banco não foi citado o uso desse tipo de 

informação. 


Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB


Selecione a conta corrente cadastrada para o Banco Unicred, em seguida escolha o(s) título(s) e clique no botão Remessa




Na tela de Instruções CNAB marque as opções desejadas para envio de multa/juros (mensal ou mora dia) para o arquivo e clique no botão OK



Após esta operação a remessa será gerada em um arquivo do tipo texto e as posições das informações dos boletos seguirão o padrão descrito no documento Cobrança Unicred Troca Eletrônica BENEFICIÁRIO Padrão CNAB 400 de 08/2017. 



Leitura do arquivo de retorno 


A leitura do arquivo de retorno dos títulos, também permanece da forma padrão. Serão identificados para o banco 

Unicred, os títulos baixados, registrados e rejeitados. 


Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB


Selecione a conta corrente cadastrada para o Banco Unicred e clique no botão Retorno


O sistema executará a leitura do arquivo e ao final será apresentada a tela ‘Log de retorno’ mostrando a situação de cada boleto.


Para os títulos processados com sucesso, a baixa terá sido realizada. Os títulos com Entrada confirmada ficarão com a descrição na cor verde na tela de ‘Emissão de recibos de pagamento / boletos bancários’, já os que ficarem com a vermelha são aqueles que foram identificados com a Entrada Rejeitada

Importante: 




É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21. 





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