O sistema Condomínio21 está adaptado para trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco do Nordeste (BNB). O sistema contempla deste o cadastro do banco até a geração da remessa e leitura do arquivo retorno.
Contudo, é necessário que o processo de homologação dos boletos, do arquivo remessa e do arquivo retorno seja realizado junto ao banco para que o tipo de cobrança para o BNB possa ser utilizado.
Etapa 1: Cadastro do banco
- Acesse o menu Cadastros > Banco.
- Clique no botão Novo.
- Insira o nome do Banco Nordeste, escolha o padrão do cheque e em seguida digite o número que o identifica (004) e clique em Gravar.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotf8daaf10923e046caa6570289fe322ae7)
Etapa 2: Cadastro da Conta Corrente
- Acesse o menu Cadastros > Contas Correntes.
- Clique no botão Novo.
- Selecione o Banco do Nordeste e em seguida informe o número da agência que por padrão contêm quatro dígitos, o número da conta corrente que por definição do banco possui oito dígitos, insira os demais dados e então clique em Gravar.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotfb34510bf31d34bba816801d5bc48ac6f)
Observe que na tela de conta corrente foi inserida uma aba identificada como Nordeste que ficará habilitada somente quando uma conta do BNB for selecionada. Nesta aba contém apenas o campo Caixa Postal onde deve ser inserido o código da caixa postal fornecido pelo banco.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotf648470d402034025ab934e876615be5d)
- Carteiras de Cobrança do Banco do Nordeste:
- 1 - Cobrança Simples Escritural: Boleto Emitido Pelo Banco
- 2 - Cobrança Vinculada: Boleto Emitido Pelo Banco
- 4 - Cobrança Simples: Boleto Emitido Pelo Cliente
- 5 - Cobrança Vinculada: Boleto Emitido Pelo Cliente
- 6 - Cobrança Simplificada: (Sem Registro)
- As carteiras de cobrança do Banco do Nordeste, foram tratadas no sistema Condomínio21 seguindo o layout de Cobrança BNB Padrão FEBRABAN/CNAB (Cobrança BNB - 400 Posições) de Julho de 2011.
Etapa 3: Emissão de boletos
- Acesse o menu Baixas/Cobranças > Recibos/Boletos selecione uma unidade e clique no botão Visualizar.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotf2da177ce0e834bf3936930fb4e34285c)
Observe que o boleto será gerado já com as informações referentes do Banco do Nordeste.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotffbd2c6c91a8e41be94fa031e84bc6026)
Etapa 4: Geração da remessa e leitura do arquivo de retorno
- A geração da remessa do BNB acontecerá da forma habitual do sistema.
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB.
- Selecione a conta corrente cadastrada para o Banco do Nordeste em seguida escolha o (s) título (s) e clique em Remessa.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotfc49dd58908a248a1acd5a519f7653d2d)
Serão apresentadas as opções referentes a multas, juros e instruções específicas no arquivo de remessa. Escolha as opções que se fizerem necessárias e clique em OK.
![](https://desk.zoho.com/DocsDisplay?zgId=670294513&mode=inline&blockId=kmotfa53e079a98b144cdb4deed68b032541d)
Após esta operação o arquivo será gerado com a sigla do BNB em arquivo texto. Exemplo: txt.
A leitura do arquivo de retorno (com operação de liquidação) também ocorrerá da forma habitual do sistema, sendo esta também na tela de Geração e Processamento de Arquivos CNAB assim que o mesmo for disponibilizado pelo banco.
Importante:
- Ressaltamos que o sistema Condomínio21 já está apto para uso da cobrança para o Banco do Nordeste, porém é extremamente necessário que seja realizada a homologação tanto dos boletos quanto do arquivo remessa e retorno junto ao banco, para que caso seja necessário os ajustes necessários sejam feitos e liberados em versões posteriores.