O banco Unicred do Brasil além de trabalhar como cooperativa conveniada com os bancos Bradesco e Banco do Brasil, também trabalha como banco cooperado próprio, tendo seu número único de instituição financeira, bem como seu layout e regras específicas contendo informações de todo o processo de Cobrança CNAB (Boletos, Remessa e Retorno).
Diante disso, o Condomínio21 que está apto para tratar a cobrança CNAB de praticamente todas as instituições financeiras do Brasil, também possibilita que as administradoras trabalhem com contas do banco Unicred. Confira abaixo, todas as ações necessárias para realizar o cadastro e habilitação deste banco no sistema.
Cadastro do banco
- Acesse o menu Cadastros > Bancos.
- Clique no botão Novo.
- Clique no campo Nome do Banco e informe a descrição desejada. Exemplos: Unicred ou Banco Unicred.
- Insira no campo Número do Banco o número 136.
- Caso o condomínio esteja configurado para trabalhar com cheques, clique no binóculo localizado no campo Padrão de Cheque e selecione o padrão desejado.
- Ao final clique no botão Gravar.
Cadastro da conta corrente
Após o cadastro do banco ter sido efetuado com sucesso, a conta corrente para o banco Unicred poderá ser também inserida no sistema, para que o processo de cobrança CNAB seja realizado.
- Acesse o menu Cadastros > Contas correntes.
- Clique no botão Novo e selecione no filtro Banco a opção que identifica o Unicred.
- Neste momento, o campo Carteira será preenchido automaticamente com o número 21 que é a única carteira existente para este banco e o campo Espécie Doc. Boleto será preenchido com a opção DM (Duplicata Mercantil) que é uma das espécies disponíveis para o Unicred.
- Clique no campo Agência e digite o número da agência financeira do Unicred, que é formado por cinco caracteres, sendo o último destinado ao dígito.
- Informe no campo Conta o número da conta, que deve possuir 10 caracteres, sendo o último destinado ao dígito.
- Selecione a opção referente no filtro Natureza e no filtro Tipo selecione se a conta é corrente, poupança, aplicação, etc.
- Digite a referência desejada, no campo de mesmo nome e então clique no botão Gravar. O sistema irá criar a conta do Unicred e o processo de geração de boleto poderá ser realizado.
Importante:
As espécies de documentos de boletos permitidas para o banco Unicred são:
- DM - Duplicata Mercantil
- NP - Nota Promissória
- NS - Nota de Seguro
- CS - Cobrança Seriada
- REC - Recibo
- LC - Letra de Câmbio
- ND - Nota de Débito
- DS - Duplicata de Serviço
- OUT – Outros
Boletos
Após cadastro da conta, os boletos já poderão ser emitidos. Para isso, siga os passos a seguir:
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Recibos/Boletos.
- Selecione um título e faça sua visualização, selecionando a conta do Unicred cadastrada anteriormente.
- O boleto será gerado seguindo as especificações determinadas no manual de regras do banco Cobrança Própria Unicred de 02/2019. A ficha de compensação seguirá o modelo apresentado na imagem a seguir:
Geração da remessa
O processo de geração do arquivo de remessa para o banco Unicred, continua da forma habitual do sistema. O que há de diferença em relação a outros bancos são:
- É enviado apenas um desconto;
- Não são enviados dias de protesto e devolução, já que no manual de regras do banco não foi citado o uso desse tipo de informação.
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB.
- Selecione a conta corrente cadastrada para o Banco Unicred, em seguida escolha o(s) título(s) e clique no botão Remessa.
- Na tela de Instruções CNAB marque as opções desejadas para envio de multa/juros (mensal ou mora dia) para o arquivo e clique no botão OK.
- Após esta operação a remessa será gerada em um arquivo do tipo texto e as posições das informações dos boletos seguirão o padrão descrito no documento Cobrança Unicred Troca Eletrônica BENEFICIÁRIO Padrão CNAB 400 de 08/2017.
Leitura do arquivo de retorno
A leitura do arquivo de retorno dos títulos, também permanece da forma padrão. Serão identificados para o banco Unicred, os títulos baixados, registrados e rejeitados.
- Acesse o menu Baixas/ Cobrança > Cobrança CNAB.
- Selecione a conta corrente cadastrada para o Banco Unicred e clique no botão Retorno.
- O sistema executará a leitura do arquivo e ao final será apresentada a tela ‘Log de retorno’ mostrando a situação de cada boleto. Para os títulos processados com sucesso, a baixa terá sido realizada. Os títulos com Entrada Confirmada ficarão com a descrição na cor verde na tela de ‘Emissão de recibos de pagamento / boletos bancários’, já os que ficarem com a vermelha são aqueles que foram identificados com a Entrada Rejeitada.
Importante:
- É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.