Desde a versão 39.45/2.5.54 o Condomínio21 começou a adequar as rotinas financeiras do sistema, relacionados a arquivos de remessa, permitindo que instruções de alteração de dados dos boletos fossem gravados nos arquivos para que então estes possam ser enviados aos bancos. Algumas destas alterações realizadas nos boletos que são gravadas na remessa são: valor, data de vencimento, cancelamento ou baixa de títulos.
O envio deste tipo de arquivo de remessa aos bancos, é necessário pois os dados dos boletos precisam estar atualizados também no ambiente bancário e não somente no Condomínio21, para que dessa forma possíveis confrontos de informações sejam evitados.
Nesta versão do sistema, será possível gerar arquivos de remessa com instruções de alterações da data de vencimento ou cancelamento dos títulos do Banco do Brasil.
Observação: O funcionamento para se obter arquivos de remessa com informações de alteração de vencimento ou cancelamento de títulos do Banco do Brasil é o mesmo do relatado para o banco Bradesco e Itaú que são os dois outros bancos que estão aptos a trabalhar com este tipo de remessa no Condomínio21. Os passos estão disponíveis nos manuais das versões 39.45/2.5.54 e 39.98/2.5.59.
Cadastro
- Como fazer:
- Acesse o menu Cadastros > Bancos aba Configurações.
- Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos.
- Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os cadastros existentes para os bancos que estejam cadastrados com o número do que está sofrendo alteração, no caso 001 do Banco do Brasil, ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.
- Após confirmar a mensagem, clique no botão Gravar.
- No campo Modelo de e-mail selecione um dos existentes no sistema, para que este seja o modelo de e-mail enviado aos condôminos quando estes solicitarem os boletos do Banco do Brasil no Comunidades21.
Importante:
- A configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos poderá ser marcada somente se os bancos selecionados forem Bradesco, Brasil ou Itaú.
Instruções de atualização de dados abrangidas
Para o Banco do Brasil foram tratados, nesta versão do Condomínio21, dois tipos de atualizações de informações dos boletos. São elas:
- Código 02 – este código será enviado nas posições 109 a 110 da remessa, quando a opção para cancelamento do título for acionada no momento da geração do arquivo. Demais posições permanecerão da forma atual do sistema.
- Código 06 – quando o vencimento do título for alterado, os títulos selecionados no momento da geração do arquivo de remessa irão com o código de ocorrência 06 nas posições 109 a 110. Demais posições permanecerão da mesma forma atual.
Importante:
- O funcionamento da geração dos arquivos de remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos está disponível para o layout CNAB 400 posições do Banco do Brasil e para os layouts do Banco do Brasil Unicred (exceto para o de 850 posições).
Geração do arquivo de remessa de boletos com dados atualizados
Os boletos que tiverem a data de vencimento alterada depois de terem sido vinculados/gravados à algum arquivo de remessa serão identificados na tela de Geração e Processamento dos Arquivos CNAB (acesso através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB) de forma diferenciada:
- Boletos com remessa gerada: serão identificados com um traço (-);
- Boletos com alteração de vencimento (que possuam uma remessa vinculada): serão identificados com um asterisco (*).
Alterações abrangidas no Condomínio21 que podem ser enviadas para o Banco do Brasil
- Alteração de vencimento diretamente pelo Condomínio21:
- Novo vencimento informado na tela de Recibos/Boletos sem a utilização da opção “Acréscimos” que altera o valor do boleto.
Importante:
- Para o banco do Brasil a mensagem de confirmação mostrada na imagem abaixo, será apresentada somente quando na tela de ‘Recibos/Boletos’ houver alteração da data de vencimento para um ou mais boletos e estes já fizerem parte de algum arquivo de remessa gerado anteriormente.
- Por padrão a primeira opção estará marcada. Confirmando esta ação, o sistema não irá atualizar a data de vencimento do boleto na tela de geração do arquivo de remessa, porém marcando a segunda opção o boleto será identificado com um asterisco na tela Cobrança CNAB, mostrando assim que para ele será necessário gerar um novo arquivo de remessa e nesta será gravada a instrução de alteração (código 06). Os botões Sim para todos e Não para todos aplica a condição escolhida para todos os boletos selecionados no momento da emissão dos mesmos.
Observações:
- Ao contrário dos bancos Bradesco e Itaú a alteração de vencimento através da solicitação de segunda via de boletos pelo Comunidades21 não será considerada para nesta funcionalidade, uma vez que para o Banco do Brasil somente a instrução de data de vencimento é enviada ao banco e como teríamos a alteração inevitável de valor neste tipo de solicitação, não é correto enviar o código de alteração da data com o valor do boleto diferente do que já foi enviado ao banco.
- Os títulos cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de Cobrança CNAB.
- Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja habilitada o arquivo de remessa do Banco do Brasil continuará sendo gerado da forma habitual, sem gerar instruções de atualização.
Primeiramente, é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte dela este processo possa ser utilizado em definitivo.