A partir da versão 2.6.73.80 no Condomínio21 foi implementada uma melhoria para que seja possível gerar o demonstrativo de receitas e despesas (balancete) agrupado por centro de custo nos modelos mensal e anual. Estes novos modelos poderão ser gerados somente para condomínios que utilizam centro de custo. Para verificar o centro de custo configurado, acesse aba ‘Cobrança’ nas configurações avançadas do condomínio:
Modelo mensal
Para utilizar este modelo é necessário que a opção ‘Centro de Custo’ esteja selecionada nas configurações de balancete do condomínio. Essa opção estará disponível somente para o formato detalhado de balancete.
Como fazer – configurar o agrupamento do balancete:
- Acesse o menu Cadastros > Condomínios e clique em [Configurações Avançadas].
- Na aba ‘Balancete’ selecione o tipo de balancete ‘Formato – Detalhado’ e o agrupamento por ‘Centro de Custo’.
- Configure os demais parâmetros como de costume.
- Clique em [Gravar].
Caso necessário, poderá ser feita a replicação do modelo de balancete agrupado por centro de custo utilizando os botões [Replicar configurações do balancete], [Gravar Padrão] e [Resgatar Configurações] nesta mesma tela:
Como fazer – visualizar o balancete:
- Acesse o menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete).
- No bloco Modelo selecione a opção ‘MENSAL’.
- Selecione os demais filtros como de costume.
- Clique em [Visualizar] ou [Imprimir].
Exemplo do relatório:
Dados exibidos no relatório:
- Agrupamento de receitas e despesas por centro de custo.
- Serão exibidas apenas receitas e despesas que possuem apropriação por centro de custo.
- Para o saldo anterior do Resumo Centro de Custo são considerados somente lançamentos que possuem apropriação por centro de custo.
- Para o saldo anterior do Resumo Final são considerados todos os lançamentos, possuindo ou não apropriação por centro de custo.
Modelo anual
Para utilizar este modelo é necessário apenas que o condomínio esteja configurado para utilizar o centro de custo.
Como fazer – visualizar o balancete:
- Acesse o menu Relatórios > Contas > Demonstrativo de Receitas e Despesas (Balancete).
- No bloco Modelo selecione a opção ‘ANUAL POR CENTRO DE CUSTO’.
- Selecione os demais filtros como de costume.
- Clique em [Visualizar] ou [Imprimir].
Exemplo do relatório:
Dados exibidos no relatório:
- Agrupamento de receitas e despesas por centro de custo.
- Serão exibidas apenas receitas e despesas que possuem apropriação por centro de custo.
- Para os Saldos Iniciais e Saldos Finais são considerados todos os centros de custos.
Importante:
- O agrupamento por centro de custo ficará disponível para o balancete real e parcial.
- Somente o modelo MENSAL poderá ser utilizado na pasta de prestação de contas, processamento em lote e ser disponibilizado no Group COM.
- Quando for utilizado o modelo ANUAL POR CENTRO DE CUSTO selecionando mais de um condomínio, o relatório será gerado somente para o condomínio que utiliza centro de custo.
- Quando for utilizado o modelo ANUAL POR CENTRO DE CUSTO selecionando apenas um condomínio, e este não utilizar centro de custo, o sistema apresentará a mensagem abaixo: