Área por centro de custo

Área por centro de custo



Os relatórios do Condomínio21 que calculam o custo por metro quadrado consideram como valor base para o cálculo a área cadastrada para o condomínio. Entretanto, a partir desta versão, estes mesmos relatórios poderão utilizar como valor base para o cálculo a área por centro de custo, desde que ela esteja informada em seu cadastro.  

 

Configuração


Como fazer:

  1. Acesse o menu Cadastros > Plano de Centro de Custo. 
  2. Na coluna  Custo/Área (m²) insira o valor para cada centro de custo e clique no botão  Gravar .



Observação :

  • Para conhecimento a coluna Custo/Área (m²) citada acima, anteriormente era descrita apenas como Custo (m²) tendo apenas a palavra “Área” acrescentada na descrição, uma vez que há administradoras que trabalham com as duas nomenclaturas. É importante ressaltar que a funcionalidade do campo continua a mesma.



Área dos centros de custos nos relatórios - Melhorias e novidades


1 – Alteração da nomenclatura da opção Custo (m²) 

O filtro Custo (m²) teve seu nome alterado para  Custo/Área (m²) nas telas dos seguintes relatórios:

  • Sintético de despesas; 
  • Comparativo de Receitas e Despesas.



2 – Inclusão do filtro Custo/Área(m²)

O novo filtro Custo/Área (m²) foi incluído no relatório  Custo por M² Previsto Realizado .




Este novo filtro possui dois tipos de relatórios  Geral Específico por centro de custo .


- O tipo  Geral é o padrão de todos os relatórios em que o filtro  Custo/Área (m²) está disposto e quando utilizado exibirá sempre a área do condomínio, independente da seleção de um centro de custo.

- Já o tipo  Específico por centro de custo irá considerar o valor do custo/área (m²) cadastrado para cada centro de custo, para realizar os cálculos e apresentá-los nos relatórios. Abaixo uma explanação separada deste tipo, por relatório:


  1. Sintético de despesas : o tipo  Específico por Centro de Custo será exibido somente quando um centro de custo estiver selecionado no filtro referente (conforme seleção na imagem a seguir).



O sistema exibirá o descritivo “Área do Centro de Custo” com o valor cadastrado para o centro de custo referente, além disso, o custo por m no relatório será calculado com base neste valor.


Exemplo:

  • Custo/Área (m²) para o centro de custo Administração : 28,96
  • Base de cálculo (soma dos lançamentos): 68,50 
  • Custo por m²: 68,50 / 28,96 =  2,37



  • Comparativo de Receitas e Despesas: neste relatório o tipo  Específico por Centro de Custo irá considerar o valor do  Custo/Área (m²) cadastrado para o centro de custo, para calcular o  Custo do m² da área útil apresentado no relatório e assim montar o gráfico com base neste valor. O tipo em questão será apresentado somente quando a opção  Incluir valor do custo/área (m²) for marcada.



Exemplo:

  • Custo/Área (m²) para o centro de custo Administração : 28,96 
  • Valor das despesas : 118,50 
  • Valor das receitas : 915,17
  • Base de cálculo (Receitas - Despesas) : 796,67 
  • Custo por m² : 796,67 / 28,96 =  27,51




  1. Custo por M² Previsto X Realizado : neste relatório o tipo  Específico por Centro de Custo irá considerar o valor do  Custo/Área (m²) cadastrado para o centro de custo para calcular a quantidade de lançamentos (entre a previsão de orçamento e o realizado no mês) e para montar o gráfico exibido no documento. O tipo em questão será apresentado somente quando um centro de custo específico for selecionado no filtro.



Exemplo:

  • Custo/Área(m²) para o centro de custo Administração : 28,96 
  • Valor da previsão do mês 02/2017 : 000,00 
  • Valor do realizado no mês 02/2017 : 68,50
  • Cálculo do custo da previsão : 150000,00 / 28,96 =  5180 
  • Cálculo do custo do realizado : 68,5 / 28,96 =  2





3 – Novo modelo de relatório Sintético de despesas

Baseado no atual modelo  Padrão foi criado o modelo “ Custo por classe ” que terá como diferencial a coluna  Custo (m²) . Este modelo poderá ser selecionado apenas se estiver marcada a opção  Custo/Área(m²) e a Situação das contas for igual a  Todas .


Neste modelo a área poderá ser originada do condomínio ou do centro de custo, isto dependerá da escolha ou não de um centro de custo específico. Se não for escolhido um centro de custo a área do condomínio será a considerada para impressão do relatório.


Conforme funcionamento padrão, para que o custo da classe de conta seja calculado é preciso que no Plano de Contas do condomínio (menu Cadastros > Plano de Contas) a coluna  Calcula Custo M² esteja habilitada para a classe em questão.




Exemplo:

  • Custo/Área (m²) para o centro de custo Administração : 28,96 
  • Área do condomínio : 21112,00 m²
  • Valor do lançamento : 146,30 
  • Valor do custo considerando a área do condomínio : 146,30 / 21112,00 =  0,01




  • Valor do custo considerando a área do centro de custo : 146,30 / 28,96 =  5,05