Automação de Lançamentos opcionais caírem no saldo da administradora e não do condomínio

Automação de Lançamentos opcionais caírem no saldo da administradora e não do condomínio

        


O Condomínio21 possui uma funcionalidade onde é possível definir classes que podem ser pagas ou não pelos condôminos. Para saber como realizar a configuração para definir as classes opcionais consulte os artigos Plano de Contas e Valores opcionais de pagamento.

A partir da versão 44.76/2.6.40.00, foi implementada uma melhoria para que seja possível realizar a configuração de transferência automática de contas baixadas e que estejam vinculadas a classes configuradas com pagamento opcional. Com essa funcionalidade, ao realizar a baixa de uma conta a receber de classe que seja configurada com pagamento opcional o sistema fará a transferência para outro condomínio previamente cadastrado.

Configuração para Transferência automática    

Para configurar a utilização de classes opcionais é necessário marcar a opção Classes Opcionais que fica na aba Receitas da tela de Configuração do Sistema Financeiro

Como fazer - Habilitar a utilização de Classes Opcionais

Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro.

Na aba Receitas, marque a opção Classes opcionais.

Após marcada a opção acima, será habilitado o botão Relacionar Transferência de Pagamento Opcional que fica na aba Outras, na tela de Configuração de Contas. Ao clicar neste botão, será apresentada uma tela onde será realizada a configuração da transferência automática.  

Como fazer – Configuração para Transferência Automática

Acesse o menu Editar > Configuração de Contas.

Na aba Outras, clique no botão Relacionar Transferência de Pagamento Opcional.

Ao clicar no botão, será aberta a tela de configuração para transferência.

Campos predefinidos:

  1. O campo Condomínio é carregado com o condomínio que foi selecionado na tela de Configuração de Contas;
  1. O campo Plano de Contas é carregado com o plano de contas do condomínio que foi selecionado na tela de Configuração de Contas;
  1. Os campos Descrição Classe ReceitaDescrição Classe Receita Origem exibem as classes que estão configuradas com o pagamento opcional no plano de contas do condomínio de origem.

Regras de funcionamento - Origem:

  1. No campo Descrição Classe Despesa selecione a classe para criação da despesa;
  1. No campo Conta corrente de débito selecione uma conta corrente para o lançamento de despesa;
  1. No campo Fornecedor selecione o fornecedor para o lançamento de despesa;
  1. No campo Tipo de pagamento informe o tipo de pagamento do lançamento da despesa.

Regras de funcionamento - Destino:

  1. No campo Condomínio selecione qual será o condomínio de destino;
  1. No campo Descrição Classe Receita Destino selecione a classe para criação da receita;
  1. No campo Conta corrente de crédito selecione uma conta corrente para o lançamento de receita;
  1. No campo Cliente selecione o sacado para o lançamento de receita.

Regras de funcionamento – Botões Gravar, Cancelar, Limpar Relações, Replicar e Sair:

  1. O botão Gravar grava as configurações realizadas na tela;
  1. O botão Cancelar desfez as alterações realizadas na tela. Ele ficará habilitado a partir do momento em que houver a edição de alguma configuração;
  1. O botão Limpar Relações limpa as configurações realizadas para o condomínio que está selecionado na origem;
  1. O botão Replicar replica as configurações para todos os condomínios ativos que utilizam o mesmo plano de contas do condomínio que está selecionado na origem, exceto o condomínio que estiver selecionado no campo de destino; 
  1. O botão Sair fecha a tela de configuração.

Exemplo 1 – Classe configurada para transferência

O exemplo abaixo mostra a classe Seguro incêndio configurada. No plano de contas Plano de Contas Plano 1 somente a classe abaixo está configurada como pagamento opcional, caso haja mais de uma classe configurada com pagamento opcional no plano de contas, pode-se configurar apenas uma classe e as demais não. É possível o usuário acessar a tela e configurar as classes que não foram configuradas no primeiro momento.


Exemplo 2 – Utilização do Botão Limpar Relações

O exemplo abaixo mostra a mensagem que é exibida ao clicar no botão Limpar Relações. Ao clicar em Sim, será excluída a configuração para o condomínio de origem exibido na tela.


Exemplo 3 – Utilização do Botão Replicar

O exemplo abaixo mostra a mensagem que é exibida ao clicar no botão Replicar. A replicação ocorrerá apenas para condomínios que possuem a mesma conta corrente cadastrada na coluna Conta corrente de débito do condomínio de origem.


Realização da Transferência automática

A transferência automática pode ser realizada através das rotinas de Baixa de Contas a Receber, menu Baixas/Cobrança > Baixa de Contas a Receber, Processamento de Arquivos CNAB, menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB, e Módulo de Cobrança CNAB, menu Baixas/Cobrança > Módulo de Cobrança CNAB. 

Regras de funcionamento:

  1. A transferência será realizada ao realizar a baixa do lançamento de conta a receber;
  1. A transferência será realizada desde que o valor baixado do lançamento seja maior que 0,00;
  1. A transferência será realizada desde que a classe de receita com pagamento opcional possui configuração para transferência.

Exemplo 1 - boleto baixado sem acréscimos

No boleto abaixo foi pago o valor total do boleto, portanto o lançamento da classe opcional foi baixado com valor do lançamento. 


Ao realizar a baixa, foi criado o lançamento de conta a pagar no condomínio de origem com a classe despesa, conta corrente de débito, fornecedor e tipo de pagamento informados na configuração.


Também foi criado o lançamento de conta a receber no condomínio de destino com a classe de receita, conta corrente de crédito e cliente informados na configuração.


Exemplo 2 - boleto baixado com acréscimos

No boleto abaixo foi pago o valor total do boleto, porém ele foi pago após o vencimento. 


Ao realizar a baixa, foi criado o lançamento de conta a pagar no condomínio de origem com a classe despesa, conta corrente de débito, fornecedor e tipo de pagamento informados na configuração.


Também foi criado o lançamento de conta a receber no condomínio de destino com a classe de receita, conta corrente de crédito e cliente informados na configuração.


Observações:

  1. O mês referência, data de vencimento, correções, valor pago, pagamento e liquidação seguem o lançamento de receita da classe de origem;
  1. Será gravado um histórico no banco de dados durante a transferência;
  1. Se acontecer o cancelamento da baixa da receita no condomínio de origem, a exclusão do lançamento de despesa na origem e receita no condomínio de destino não serão automáticos.

Exclusão da Configuração para Transferência pelo Plano de contas 

Ao acessar o plano de contas e desmarcar a opção Pgto Opcional, será verificado se os condomínios que utilizam o plano de contas possuem configuração de transferência automática para a classe que foi desmarcada o pagamento opcional. Caso exista configuração de transferência, será apresentada uma mensagem de confirmação e a(s) configuração(ões) será(ão) excluída(s) caso haja confirmação. 

Como fazer – Exclusão da configuração pelo plano de contas

Acesse o menu Cadastros > Plano de Contas.

Localize o plano de contas desejado e classe com pagamento opcional. Observe na imagem abaixo que a classe 01.27 possui a opção Pgto Opcional marcada. 


Desmarque a opção Pgto Opcional na classe 01.27 e clique em Gravar

Será apresentada a mensagem abaixo e caso seja confirmada, será excluída a configuração de transferência para os condomínios que utilizam o plano de contas alterado e que possuem a classe 01.27 configurada.


Importante:

Quando é realizada a alteração do plano de contas, a configuração para transferência cadastrada é excluída, sendo necessário cadastrar novamente após a alteração do plano de contas.



    • Related Articles

    • Valores opcionais de pagamento

               Atualmente o Condomínio21 possui uma funcionalidade que permite configurar classes de contas opcionais para pagamento, ou seja, o sacado do boleto pode ou não optar pelo pagamento de uma determinada classe de conta que compõe esse boleto.  ...
    • Replicar o cadastro da Conta Corrente

      Realizar o cadastro de conta corrente quando há muitos condomínios para se administrar, pode ser algo que demande tempo e muito cuidado. Visando ganhar agilidade neste processo, foi criado no Condomínio21 uma opção que permite replicar o cadastro da ...
    • Despesas pendentes e projeção mensal de saldo do condomínio no balancete parcial detalhado

      Os balancetes parciais do Condomínio21 são frequentemente disponibilizados para os condôminos durante o decorrer dos meses, até que o ocorra o fechamento mensal, para que então o balancete real seja enviado mostrando de fato as contas que foram ...
    • Gestão de serviços da Administradora contratados pelos Condomínios

      A partir da versão 45.90/2.6.59.00 no Condomínio21 foi implementada uma melhoria para que seja possível realizar a geração de contas a receber automaticamente pelo cadastro de serviços da administradora. Esta funcionalidade está liberada para o ...
    • Relatório de Acordos

      Esse relatório exibe as parcelas emitidas para os acordos gerados no sistema. Para emissão do relatório de acordos, acesse o menu  Relatórios > Contas > Acordos .  ​ Selecione o  Condomínio e se necessário, realize o filtro por  todos os condomínios. ...