Despesas pendentes e projeção mensal de saldo do condomínio no balancete parcial detalhado

Despesas pendentes e projeção mensal de saldo do condomínio no balancete parcial detalhado







Os balancetes parciais do Condomínio21 são frequentemente disponibilizados para os condôminos durante o decorrer dos meses, até que o ocorra o fechamento mensal, para que então o balancete real seja enviado mostrando de fato as contas que foram recebidas, pagas e a atual inadimplência do condomínio.

Como a demanda de envio dos balancetes parciais é maior, tem-se a necessidade de inserir mais informações neste modelo para que o condômino possa verificar claramente o cenário mensal do condomínio. Por este motivo, foi criado um bloco no balancete detalhado parcial que apresenta as despesas pendentes de pagamento com vencimento dentro do mês e a partir deste e das receitas, outro bloco que demonstra a projeção de saldo do condomínio no último dia do mês.

Como fazer: 


Acesse o menu RelatóriosContasDemonstrativos de Receitas e Despesas (Balancete).

Clique no botão de atalho   das configurações avançadas localizado ao lado do filtro Modelo.

Selecione o modelo Detalhado no filtro Formato.

Note que a opção Previsão e projeção de saldo mensal de despesas ficará habilitada. Marque-a e clique no botão Gravar.




Clique no botão Sair e na tela do relatório selecione a opção Parcial.

Clique no botão Visualizar ou Imprimir.




Ao final do relatório serão exibidos os blocos:

Despesas pendentes de pagamento

Neste bloco serão mostradas todas as despesas em aberto com vencimento dentro do mês que foi escolhido para gerar o relatório, independente do seu mês de referência. Os lançamentos serão exibidos por classe de conta, contendo o nome do fornecedor, a data de vencimento e o valor. Ao final do bloco será apresentado o Total de despesas pendentes de pagamento.


Projeção de saldo mensal MM/AAAA

Neste bloco serão apresentados os valores consolidados das receitas recebidas, das despesas pagas, das despesas pendentes de pagamento e do saldo até o último dia do mês anterior. Ao final será mostrada a projeção de saldo para o último dia do mês que foi escolhido para gerar o relatório.

A operação para gerar a projeção de saldo é a seguinte:

Projeção de saldo mensalSaldo anterior + Receitas recebidas – (Despesas pagas + Despesas pendentes)


Importante:

Os novos blocos do balancete detalhado parcial também estão disponíveis na rotina do Processamento em lote de relatórios do Condomínio21.


Para os formatos de balancete diferentes do detalhado, a configuração Previsão e projeção de saldo mensal de despesas ficará desabilitada.


Quando selecionada a opção Real, mesmo estando o parâmetro Previsão e projeção de saldo mensal de despesas marcado, os blocos não serão exibidos no relatório.