Arquivo remessa de atualização – Banco Sicredi

Arquivo remessa de atualização – Banco Sicredi


A partir desta versão (42.00/2.5.87) do Condomínio21, as instruções de alteração de vencimento ou pedido de baixa de títulos (compreendido também como cancelamento) do banco Sicredi, poderão ser gravadas nos arquivos de remessa e enviados para atualização dos dados no ambiente do banco.

Esta funcionalidade possui especificações particulares para cada banco, porém o funcionamento para o envio das instruções de atualização de dados é o mesmo padrão para todos.


Cadastro

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Cadastros > Bancos e a nova aba criada Configurações.
  2. Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos.


  1. Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os demais bancos cadastros para o mesmo número de banco selecionado, também serão atualizados ao marcar a opção, ou seja, se houver mais de um banco com o número 748 que é o do Sicredi, todos eles ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.


  1. Após confirmar a mensagem, clique no botão Gravar.
  2. No campo Modelo de e-mail selecione o modelo que será enviado aos condôminos quando estes solicitarem os boletos do Sicredi no Comunidades21/Comunidades21 Mobile/COM21. A seleção deste modelo não é obrigatória.


Instruções de atualização de dados abrangidas

Para o Sicredi foram tratados dois tipos de atualizações de informações dos boletos.

São elas:

 

  • Pedido de baixa do título (cancelamento): 
  • Código 02 – este código será enviado nas posições 109 a 110 no arquivo de remessa, quando a opção Cancelamento de título for marcada e selecionada uma das opções Exclusão do título ou Pg direto ao beneficiário. Este código deve ser enviado ao banco em situações em que o título tiver sido pago diretamente na administradora ou condomínio, ou ainda em caso de cancelamentos/exclusões de títulos que já tenham sido registrados no banco.


  • Alteração de vencimento: 
  • Código 06 – este código será enviado nas posições 109 a 110 do arquivo de remessa quando um boleto sofrer alteração do vencimento.



Geração do arquivo de remessa de boletos com dados atualizados

Quando os boletos sofrerem alteração de vencimento, eles serão identificados na tela de Geração e Processamento dos Arquivos CNAB (acesso através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB) de forma diferenciada:

  • Boletos com remessa gerada: após gerar a remessa de títulos do banco Sicredi, eles serão identificados com um traço (-) na frente do nome do proprietário/locatário.


  • Boletos com alteração de vencimento (que possuam uma remessa vinculada): títulos que já tiverem uma remessa gerada para eles, que sofrerem alteração de vencimento após isso, serão identificados com um asterisco (*).



Alterações realizadas no Condomínio21 que podem ser enviadas para o Sicredi

  • Alteração de vencimento diretamente pelo Condomínio21
  • Novo vencimento informado na tela de ‘Recibos/Boletos’ – quando utilizada a opção Vencimento e informada uma nova data para o boleto (diferente e maior do que o vencimento original) esta informação também poderá ser enviada ao banco Sicredi.



Importante:

  • Quando um boleto tiver seu vencimento alterado através do uso da configuração Vencimento, na tela Emissão de Recibos de Pagamentos/Boletos Bancários (menu Baixas/Cobrança), tendo ele registro de alguma remessa gerada, o sistema exibirá uma mensagem onde deverá ser confirmado se a nova visualização do boleto será para atualizar os dados no banco e gerar uma nova remessa de atualização para ele ou se aquela visualização é momentânea, não sendo identificado na tela de Cobrança CNAB como um boleto que precisa ter uma nova remessa gerada. A mensagem exibida será:


  • Selecione a opção desejada e em seguida para confirmar a escolha, clique nos botões Sim ou Sim para todos.


Informações adicionais e importantes:

  • Ao contrário dos bancos que tratam alteração de vencimento e valor e consideram esta ação através da solicitação de segunda via de boletos pelo Comunidades21 ou Com21 não será considerada para o Sicredi, uma vez que este banco trata somente a instrução mudança de data de e como neste caso tem-se a alteração inevitável de valor neste tipo de solicitação, não é correto enviar o código de alteração da data, com o valor do boleto diferente do que já foi enviado ao banco. 
  • Os títulos baixados/cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de Cobrança CNAB. 
  • Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja marcada, o Condomínio21 continuará com seu funcionamento habitual de emissão e alteração de dados dos boletos do Sicredi. 
  • Primeiramente, é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte do banco, este processo possa ser utilizado em definitivo. 
  • É imprescindível que este processo de atualização de informações seja homologado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.