Como fazer:
Acesse o menu
Cadastros > Bancos
e a nova aba criada
Configurações.
Marque a opção
Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos
.
Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os demais bancos cadastros para o mesmo número de banco selecionado, também serão atualizados ao marcar a opção, ou seja, se houver mais de um banco com o número 748 que é o do Sicredi, todos eles ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.
No campo
Modelo de e-mail
selecione o modelo que será enviado aos condôminos quando estes solicitarem os boletos do Sicredi no Comunidades21/Comunidades21 Mobile/COM21. A seleção deste modelo não é obrigatória.
Alteração de vencimento:
Importante:
Quando um boleto tiver seu vencimento alterado através do uso da configuração
Vencimento
, na tela Emissão de
Recibos de Pagamentos/Boletos Bancários
(menu Baixas/Cobrança), tendo ele registro de alguma remessa gerada, o sistema exibirá uma mensagem onde deverá ser confirmado se a nova visualização do boleto será para atualizar os dados no banco e gerar uma nova remessa de atualização para ele ou se aquela visualização é momentânea, não sendo identificado na tela de
Cobrança CNAB
como um boleto que precisa ter uma nova remessa gerada. A mensagem exibida será:
Ao contrário dos bancos que tratam alteração de vencimento e valor e consideram esta ação através da solicitação de segunda via de boletos pelo Comunidades21 ou Com21 não será considerada para o Sicredi, uma vez que este banco trata somente a instrução mudança de data de e como neste caso tem-se a alteração inevitável de valor neste tipo de solicitação, não é correto enviar o código de alteração da data, com o valor do boleto diferente do que já foi enviado ao banco.
Os títulos baixados/cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de
Cobrança CNAB
.
Caso a configuração
Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos
não seja marcada, o Condomínio21 continuará com seu funcionamento habitual de emissão e alteração de dados dos boletos do Sicredi.
Primeiramente, é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte do banco, este processo possa ser utilizado em definitivo.
É imprescindível que este processo de atualização de informações seja homologado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.