Acesse o menu Cadastros > Bancos e a nova aba criada Configurações.
Marque a opção Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos.
Em seguida, será exibida uma advertência informando que todos os demais bancos cadastros para o mesmo número de banco selecionado, também serão atualizados ao marcar a opção, ou seja, se houver mais de um banco com o número 047 que é o do Banese, todos eles ficarão com o parâmetro habilitado/desabilitado.
Após confirmar a mensagem, clique no botão Gravar.
No campo Modelo de e-mail selecione o modelo que será enviado aos condôminos quando estes solicitarem os boletos do Banese no Comunidades21/Comunidades21 Mobile/COM21. A seleção deste modelo não é obrigatória.
Instruções de atualização de dados abrangidas
Para o Banese foram tratados dois tipos de atualizações de informações dos boletos.
São elas:
Importante:
Quando um boleto tiver seu vencimento alterado através do uso da configuração Vencimento em combinação ou não com a opção Acréscimos, ambos na tela Emissão de Recibos de Pagamentos/Boletos Bancários (menu Baixas/Cobrança) tendo ele registro de alguma remessa gerada, o sistema exibirá uma mensagem onde deverá ser confirmado se a nova visualização do boleto será para atualizar os dados no banco e gerar uma nova remessa de atualização para ele ou se aquela visualização é momentânea, não sendo identificado na tela de Cobrança CNAB como um boleto que precisa ter uma nova remessa gerada. A mensagem exibida será:
Selecione a opção desejada e em seguida para confirmar a escolha, clique nos botões Sim ou Sim para todos.
Alteração de vencimento e valor através da solicitação de segunda via no Comunidades21 / Com21/ Comunidade21 Mobile:
Quando o condomínio estiver configurado para permitir a emissão de títulos de segunda via através do Comunidades21/ Com21 ou Comunidades21 Mobile com correções (juros, multa e correção monetária), o título solicitado com data superior ao seu vencimento original, terá não somente esta data, mas também o valor atualizado (funcionamento padrão). Dessa maneira, o Condomínio21 entenderá que estes títulos também estarão disponíveis para serem enviados ao banco Banese em uma remessa de atualização de dados.
Assim como as alterações realizadas diretamente no sistema, as modificações feitas on-line também serão identificadas na tela de Cobrança CNAB com o “asterisco” e com os dados alterados.
Informações adicionais e importantes:
Os títulos baixados/cancelados manualmente não serão levados de forma automática para tela de Cobrança CNAB.
Caso a configuração Gerar remessa com instrução de alteração e cancelamento de títulos não seja marcada, o Condomínio21 continuará com seu funcionamento habitual de emissão e alteração de dados dos boletos do Banese.
Primeiramente, é importante realizar um processo de homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária, para que após liberação por parte do banco Banese, este processo possa ser utilizado em definitivo.
É imprescindível que este processo de atualização de informações seja homologado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.