O Banco Safra assim como outras instituições bancárias trabalha com a aplicação de juros e multa nos valores dos boletos, protesto de títulos, limitação para data de pagamento, entre outras possibilidades de cobranças. Estes tipos de informações precisam estar presentes no arquivo de remessa para que o próprio Banco consiga identificar qual instrução seguir para registrar o boleto.
A partir dessa versão do Condomínio será possível enviar no arquivo de remessa do Banco Safra a primeira e segunda instrução de cobrança.
Como fazer:
Acesse o menu Baixas/Cobranças > Cobrança CNAB.
Selecione a conta do Banco Safra, selecione os títulos para a geração da remessa e clique no botão Remessa.
Confirme a geração do arquivo nas caixas de mensagens que serão exibidas e em seguida selecione uma das opções disponíveis no filtro da 1ª e 2ª Instrução e clique em OK.
As instruções disponíveis nos filtros são:
1ª Instrução:
- 00 - Não há Instruções;
- 01 - Não receber principal, sem juros de mora;
- 02 - Devolver, se não pago, até 15 dias após o vencimento;
- 03 - Devolver, se não pago, até 30 dias após o vencimento;
- 07 - Não protestar;
- 08 - Não cobrar juros de mora;
- 16 - Multa.
2ª Instrução:
- 00 - Não há Instruções;
- 01 - Não receber principal, sem juros de mora;
- 02 - Devolver, se não pago, até 15 dias após o vencimento;
- 03 - Devolver, se não pago, até 30 dias após o vencimento;
- 07 - Não protestar;
- 08 - Não cobrar juros de mora;
- 10 - Protestar.
O código da instrução será levado corretamente para as posições 157 e 158 (1ª Instrução) e 159 a 160 (2ª Instrução) do arquivo de remessa, conforme prevê o Manual de transferência de arquivos do Banco Safra Versão Dezembro/2017.