Nesta aba são realizadas as configurações dos e-mails que serão enviados aos condôminos.
Observação: essa opção está disponível apenas para clientes que possuem o Comunidades Online.
- Configurar e-mail: ao acionar essa opção, o sistema apresenta a tela de Configurar E-mail, e será possível configurar os e-mails que enviarão os boletos aos condôminos.
- Segurança no envio de e-mail:
Vincular Configuração de E-mail por Usuário: ao selecionar essa opção, o sistema permite cadastrar mais de um e-mail na tela de Configuração de E-mail.
Bloquear Edição de Endereço de E-mail Destino na Tela de Envio: ao selecionar essa opção o sistema não permite alterar o e-mail do condômino na tela de Envio de Boletos por E-mail.
- Log de envio de E-mail: ao selecionar essa opção, o sistema emite uma mensagem informando se os emails foram ou não enviados aos condôminos.
- Enviar Boletos por E-mail: selecione essa opção para enviar os boletos por e-mail para os condôminos.
- Cadastrar Modelo de E-mail: ao acionar essa opção, o sistema apresenta a tela Modelo de E-mail, e será possível cadastrar modelos de e-mail.
- Segurança no Envio de E-mail:
- Vincular Modelo de E-mail por Usuário: ao selecionar essa opção, o sistema permite cadastrar um modelo de e-mail para cada e-mail configurado.
Como Configurar E-mail
Acesse o menu Arquivo > Configurações do Sistema > Aba E-mail > Configurar E-mail.
Acione o botão Novo.
Preencha os campos:
- Código: campo preenchido automaticamente pelo sistema ao gravar;
- Referência: informe uma referência para identificar o e-mail;
- E-mail principal: ao selecionar essa opção, o sistema sempre enviará os boletos através deste e-mail;
- Servidor SMTP: informe o número do servidor SMTM do e-mail;
- Porta: informe o número da porta de envio do e-mail;
- Este Servidor Requer uma Conexão Criptografada (SSL): selecione essa opção se o servidor requerer uma conexão criptografada. Observação: os dados de servidor SMTP, Porta e Conexão Criptografada (SSL), são fornecidos pelo próprio servidor de e-mail do cliente;
- Remetente: informe o nome do remetente do e-mail;
- Cópia: informe um e-mail para receber as cópias dos e-mails;
- Usuário: informe o e-mail do usuário;
- Senha: informe a senha do e-mail.
Para verificar se os dados estão corretos, clique no botão Testar.
Após preencher os campos, clique no botão Gravar.
Como Configurar Modelo de E-mail
Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Aba E-mail > Modelo de E-mail.
Clique no botão Novo.
Preencha os campos:
- Código: campo preenchido automaticamente pelo sistema ao gravar;
- Descrição: informe uma descrição para o modelo de e-mail;
- Modelo Principal: ao selecionar essa opção, o sistema sempre enviará esse modelo de e-mail aos condôminos;
- Assunto: Informe o assunto do e-mail;
- Arquivo: nesse campo, será possível inserir um modelo da mensagem do e-mail que será enviado aos condôminos através da tela de Edição de Modelos – Novo Modelo;
- Assinatura: Selecione a assinatura salva na extensão .html. Para criar uma assinatura com extensão .html, digite a assinatura no programa Bloco de Notas do Windows e ao salvar o arquivo, digite .html na frente do nome dado ao arquivo. Exemplo: Assinatura.html.
Após preencher os campos, clique em Gravar.
Para excluir o modelo, acione o botão Excluir.
Como Criar Modelo
Acesse o menu Arquivo > Configuração do sistema > Aba E-mail > Modelo de E-mail > Campo Arquivo > Botão Editar.
No campo de texto descreva a mensagem do e-mail.
Na mensagem, será possível inserir os seguintes parâmetros para mesclar no texto:
- Bairro da Administradora;
- Bairro do Condomínio;
- Bloco da unidade;
- CEP da administradora;
- CEP do Condomínio;
- Cidade da Administradora;
- Cidade do Condomínio;
- CNPJ da Administradora;
- Código da Unidade;
- Código do Condomínio;
- CPF/CNPJ do Locatário;
- CPF/CNPJ do Proprietário;
- Data de hoje;
- Data do Vencimento do Boleto;
- Endereço da Administradora;
- Endereço do Condomínio
- Estado da Administradora;
- Estado do Condomínio;
- Identidade do locatário;
- Identidade do proprietário;
- Razão Social da Administradora;
- Nome do locatário;
- Nome do proprietário;
- Nome do Condomínio;
- Resumo do Condomínio;
- Tipo de Unidade;
- Valor do Boleto.
Ao preencher o texto com esses parâmetros, o sistema substitui pelos registros do sistema.
Exemplo: O condomínio precisa exibir na mensagem do e-mail o nome do locatário ou proprietário, a unidade, o condomínio, data de vencimento, valor do boleto e a razão social da administradora. Conforme o exemplo, crie a seguinte mensagem:
Nesse exemplo inserimos os parâmetros <LOCATARIO_NOME>, <PROPRIETARIO_NOME>, <UNIDADE_CODIGO>,
<CONDOMINIO_NOME>, <BOLETO_DATAVENCIMENTO>, <BOLETO_VALOR> e <ADMINISTRADORA_RAZAO_SOCIAL>. Ao visualizar o e-mail, o sistema irá substituí-los de acordo com os dados do condomínio escolhido.
No topo da tela, o sistema disponibiliza algumas opções para formatar o texto.
Após criar a mensagem, acione o botão Gravar.