Tarifa bancária de boletos na baixa de títulos da Caixa Econômica Federal

Tarifa bancária de boletos na baixa de títulos da Caixa Econômica Federal





A tarifa bancária de boletos por vezes é cobrada na emissão do título e/ou na baixa de títulos e quando esta cobrança é feita no pagamento dos boletos, o valor da taxa vem introduzido nos arquivos de retorno dos bancos e o Condomínio21 consegue reconhecer este valor como sendo um acréscimo ao boleto do condômino.


Para que o sistema possa ler e trabalhar com o valor da tarifa cobrada pelos bancos ao ler o arquivo de retorno, é necessário que a configuração Incluir tarifa bancária na baixa esteja marcada. Como não são todos os bancos que possuem este tipo de cobrança, este parâmetro fica disponível somente para aqueles que trabalham com esta tarifa e a partir desta versão do Condomínio21, a configuração citada acima fica liberada para contas principais da Caixa Econômica Federal (CEF).


Como fazer:


Acesse o menu Cadastros > Condomínios botão Configurações Avançadas aba Índices.


Marque a configuração Incluir tarifa bancária na baixa e clique no botão Gravar.




Como fazer – Arquivo de retorno:


Após realizar a leitura do arquivo de retorno de uma conta da CEF, pela tela ‘Geração e Processamento dos Arquivos CNAB’ acessada através do menu Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB, a inclusão da tarifa bancária poderá ser identificada já na tela de ‘Log de retorno’, onde o valor liquidado do boleto estará somado ao valor da tarifa.


Exemplo:

Tarifa do boleto: R$ 2,50


Valor do boleto

Valor do retorno

Valor liquidado

1000,00

1000,00

1002,50