Geração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB - Bradesco 240

Geração da Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB - Bradesco 240





A partir da versão 43.64/ 2.6.23.00 do Condomínio21, o sistema passa a gerar o arquivo de remessa e processar os arquivos de retorno no Módulo de Cobrança CNAB, para o banco Bradesco CNAB 240


Como fazer - Cadastro da Conta Corrente:


Para que seja possível a geração da remessa no Módulo de Cobrança CNAB do banco Bradesco CNAB 240, é necessário que as instruções de cobrança CNAB estejam previamente configuradas. Essas configurações passam a ser realizadas no cadastro da Conta Corrente. 


Acesse o menu Cadastro > Conta Corrente.


Clique no botão Novo



Na opção 
Banco, selecione o banco Bradesco. Observe que ao selecionar o banco a aba CNAB será apresentada.




Preencha as informações referente a conta corrente nas abas Principal > Outras Configurações.



Na aba CNAB preenchas as informações: 


Layout: selecione o layout do arquivo de remessa CNAB 240. 

Dias Protesto/ Devolução: informe a quantidade de dias para protesto/devolução, para alguns bancos essa opção não estará disponível. 

Dias decurso de Prazo: informe a quantidade de dias para decurso de prazo, para alguns bancos essa opção não está disponível. 

Inserir instruções de Multa: marque-a para enviar na remessa a instrução de multa. 

Inserir Juros de Mora ao dia: marque-a para enviar na remessa a instrução de juros de mora ao dia. 

Inserir Valor de Correção: marque-a caso para enviar na remessa a instrução de valor de correção. 

Inserir taxa de juros mensal: marque-a para enviar na remessa a taxa de juros mensal. 

Instruções de Cobrança - 1º Instrução: selecione a primeira instrução que será enviada na remessa. 

Instruções de Cobrança - 2º Instrução: selecione a segunda instrução que será enviada na remessa. 

Diretórios padrão de arquivos - Remessa: selecione o diretório onde será salvo os arquivos de remessa gerados.

Diretórios padrão de arquivos - Retorno: por padrão o sistema apresentará o diretório salvo na opção Local de gravação dos arquivos de remessa/retorno/backup.

Espécie Documento Remessa: selecione a espécie de documento que será enviado no arquivo de remessa. 


Ao finalizar o preenchimento clique em Gravar.



Observações:

  • Para as contas correntes já castradas no sistema, as configurações da aba CNAB são realizadas pelo menu: ArquivoFerramentas de Administraçãoaba Manutenção Contas Correntes
  • A opção Local de gravação dos arquivos de remessa/retorno/backup é acessada através do menu: Arquivo > Configurações do sistema > Financeiro > Boleto Laser/CNAB.
  • Nessa nova versão, a opção Aceite, está disponível para utilização. Para saber mais clique aqui
  • A opção Remessa formato carnê será desabilitada, pois com a nova versão será possível gerar a remessa selecionando vários meses de referência. Se essa opção estiver habilitada, ao gravar as alterações no cadastro da conta corrente será apresentada a seguinte mensagem: 



  • Para o Bradesco CNAB240, as carteiras disponíveis são: 1 - Cobrança Simples2 - Cobrança Vinculada3 - Cobrança Caucionada4 - Cobrança Descontada5 - Cobrança Vendor. Se durante o cadastro ou alteração, o número da carteira estiver diferente dos citados acima, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: 



  • Para o Bradesco CNAB240 é obrigatória o preenchimento da opção Dias de Decurso de prazo, Se não estiver preenchido o sistema apresentará a seguinte mensagem: 



Se selecionada a instrução de Protesto e a quantidade de dias for maior que a quantidade de dias de decurso de prazo, o sistema apresentará a seguinte mensagem: 



Como fazer - Geração da Remessa e Processamento de Retorno:


Para saber mais sobre o processo de geração de remessa e processamento de arquivo de retorno para o banco Bradesco CNAB 240, pelo Módulo de Cobrança CNAB, clique aqui


Observações:


  • As ocorrências de retorno tratadas para o banco Bradesco CNAB 240, são: 

02 - Entrada confirmada;

03 - Entrada rejeitada;

06 - Liquidação;

17 - Liquidação após baixa ou título não registrado.


  • É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.


  • Ao utilizar o Módulo de Cobrança CNAB para geração da remessa e processamento do arquivo de retorno, não será permitido a geração dos arquivos e processamento do retorno na opção do menu Baixas/Cobranças > Cobrança CNAB. O sistema irá apresentar a mensagem abaixo.