Como fazer - Cadastro da Conta Corrente:
Para que seja possível a geração da remessa no Módulo de Cobrança CNAB do banco Sicredi CNAB 400, é necessário que as instruções de cobrança CNAB estejam previamente configuradas. Essas configurações passam a ser realizadas no cadastro da Conta Corrente.
Acesse o menu Cadastros > Conta Correntes.
Clique no botão Novo.
Na opção Banco, selecione o banco Sicredi. Observe que ao selecionar o banco a aba CNAB será apresentada.
Preencha as informações referente a conta corrente conforme informado pelo banco na aba Principal e Outras Configurações.
Na aba CNAB preenchas as informações:
Ao finalizar o preenchimento, clique em Gravar.
Observações:
Para contas correntes já cadastradas no sistema as configurações da aba CNAB são realizadas pelo menu
Arquivo > Ferramentas de Administração > aba Manutenção > Contas Correntes;
A configuração do Local de gravação dos arquivos de remessa/retorno/backup é acessada através do menu
Arquivo > Configurações do sistema > Financeiro > Diretórios;
Nessa nova versão a opção Aceite, está disponível para utilização. Sendo necessário inserir código (S ou N) sendo S para Sim e N para Não, conforme informação passada pelo banco;
Para o Sicredi CNAB400, as carteiras disponíveis são 1 - Cobrança Simples, 2 - Cobrança Caucionada, 3 - Cobrança Descontada, caso durante o cadastro ou alteração o número da carteira estiver diferente dos citados acima o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Geração da Remessa e Processamento de Retorno:
Os processos de geração da remessa e leitura do arquivo de retorno para o Sicredi 400 no Módulo de Cobrança CNAB, seguem as regras atuais dessa funcionalidade. Para saber mais sobre como são realizados os processos nesse módulo acesse: Remessa e Retorno pelo Módulo de Cobrança CNAB.
Observações:
As ocorrências de retorno tratadas para o banco Sicredi CNAB 400, são:
Ao utilizar o Módulo de Cobrança CNAB para geração da remessa e processamento do arquivo de retorno, não será permitido a geração dos arquivos e processamento do retorno na opção do menu Baixas/Cobranças > Cobrança CNAB. O sistema apresentará a mensagem abaixo:
É imprescindível que o processo de homologação seja realizado junto ao banco, para que, caso seja necessário a realização de ajustes, estes possam ser implementados e liberados em versões posteriores do Condomínio21.
Com isso, caso utilize os bancos: Bradesco CNAB400 e 240, Itaú CNAB400, Banrisul CNAB240, Santander CNAB240 e InterCNAB400 para todos eles deverá ser usado o Novo Módulo de cobrança CNAB, para os diferentes desses, a forma antiga de geração de remessa e retorno continuará a ser utilizada.