Nessa tela será possível consultar todas as contas a receber dos condomínios. Após visualizá-las o sistema permite excluir conta, alterar conta, cancelar, definir sub judice, destravar, regularizar e regularizar Sub Judice.
Como Pesquisar Contas a Receber
- Condomínio
: selecione o condomínio.
- Todos
: selecione essa opção se deseja realizar a pesquisa em todos os condomínios.
- Mês
: informe o mês de referência das contas a receber.
- Todos
: selecione essa opção se deseja pesquisar as contas de todos os meses e anos.
- Cobrança
: informe qual o tipo de cobrança (
1
contas normais e
2
contas que estão em acordo). Por padrão, as contas lançadas no condomínio pertencem à cobrança
1
.
- Todas
: selecione essa opção se deseja pesquisar por todas as cobranças.
- Classe
: selecione a classe de contas que deseja filtrar.
- Todas
: selecione essa opção se deseja filtrar por todas as classes de contas.
- Cliente
: selecione um cliente específico para realizar o filtro.
- Todos
: selecione essa opção se deseja filtrar por todos os clientes.
- Unidade
: selecione uma unidade específica para realizar o filtro.
- Todas
: selecione essa opção se deseja filtrar por todas as unidades.
- Tipo
: selecione o tipo de lançamento da conta (Todos, Rateio, Manual, Outras, Automático, Grupos, Grupos por Período).
- Situação da Conta
: selecione a situação da conta (Emitida, Baixada, Cancelada, Sub Judice).
- Data vencimento
: selecione essa opção se deseja filtrar pela data de vencimento das contas.
- Início
: informe a data de início do vencimento da conta.
- Final
: informe a data final do vencimento da conta.
- Boleto
: selecione essa opção se deseja filtrar pelo número do boleto.
- De
: informe o número inicial do boleto para realizar o filtro.
- Até
: informe o número final do boleto para realizar o filtro.
- Valor do Lançamento
: selecione essa opção se deseja filtrar de acordo com os valores das contas.
- De
: informe o valor inicial do lançamento para realizar o filtro.
- Até
: informe o valor final do lançamento para realizar o filtro.
- Excluir Conta
: O sistema exclui definitivamente a conta do sistema. Só poderão ser excluídas contas que ainda não foram baixadas.
- Alterar Conta
: Será possível alterar o lançamento das contas selecionadas. Para as contas com situação diferente de
Emitida
, somente os campos
Classe
e
Descrição
estarão disponíveis para alteração.
- Cancelar
: ao cancelar contas o sistema exclui o lançamento, mas não exclui definitivamente do sistema, será possível consultar elas no status de cancelada, e se preciso poderá ser regularizada.
- Definir Sub Judice
: será possível definir sub judice para as contas emitidas. Essa opção é geralmente utilizada para informar que as contas estão em algum processo judicial.
- Destravar
: depois de imprimir o boleto (
Recibos/ Boletos
), gerar o arquivo de remessa e fazer o backup (
Cobrança CNAB
), as contas automaticamente serão travadas. Para que seja possível alterar novamente esses lançamentos e visualizar o boleto, será preciso destravar as contas.
- Regularizar
: será possível regularizar as contas canceladas, ou seja, caso alguma conta tenha sido cancelada e o usuário deseja recuperá-la essa opção irá restaurar essa conta.
- Regularizar Sub Judice
: será possível regularizar as contas em sub judice, ou seja, contas que estavam em processo judicial, mas que já não está mais poderão ser restauradas para serem exibidas como conta normal.
Como Alterar Conta
- Mês Referência
: mês de referência da conta.
- Condomínio
: selecione o condomínio que a conta pertence.
- Cobrança
: informe qual o tipo de cobrança (
1
contas normais e
2
contas que estão em acordo). Por padrão, as contas lançadas no condomínio pertencem à cobrança
1
.
- Classe
: altere a classe de contas.
- Unidade
: altere a unidade responsável pela conta.
- Sacado
: altere o sacado responsável pela conta.
- Valor
: altere o valor da conta.
- Vencimento
: altere o vencimento da conta.
- Exportar Contábil
: ao selecionar essa opção, será possível exportar esse lançamento para o módulo Contábil (sistema que faz integração com o Condomínio21).
- Documento
: informe a data do documento.
- Descrição
: informe a descrição da conta.