Novo modelo de relatório de Contas a Receber por Unidade

Novo modelo de relatório de Contas a Receber por Unidade




Disponível nesta versão do Condomínio21 um novo modelo de relatório que exibe as baixas dos lançamentos separados por data de liquidação.

Este relatório contém dois totalizadores, um com informações de quantidade de títulos e seus valores por dia e o outro com as mesmas informações, porém contabilizando os lançamentos de forma geral. Além disso, foi criado o filtro Momento da Baixa para que a data de liquidação dos títulos possa ser comparada com o mês de referência do lançamento em relação a ocorrência da baixa se aconteceu “No mês”, “Antecipado” ou “Atrasado”.

 

Etapa 1 – Novos filtros e opções na tela do relatório A Receber por Unidade

 

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Relatórios > Contas > A Receber por Unidade
  2. Observe que estarão disponíveis na tela do relatório o novo modelo Colunas - Total diário, o filtro Momento da Baixa e também o botão  para seleção de grupos e classes de contas.



  • O filtro Momento da Baixa estará disponível para utilização somente quando o novo modelo estiver sido escolhido. A opções existentes no filtro são:
  • Antecipado: serão apresentados os lançamentos em que a data de liquidação ocorreu antes do mês de referência do lançamento; 
  • Atrasado: serão apresentados os lançamentos em que a data de liquidação ocorreu depois do mês de referência do lançamento. 
  • No mês: serão apresentados os lançamentos em que a data de liquidação ocorreu dentro do mês de referência do lançamento; 
  • Todos: serão apresentados todos os lançamentos em que a data de liquidação ocorreu dentro do período selecionado.
  • Ao acionar o botão  será apresentada a tela para seleção de grupos e classes cadastrados para o plano de contas configurado para o condomínio em questão.



Observações:

  • O botão para seleção de grupos e classes ficará disponível apenas para uso no novo modelo Colunas – Total diário. 
  • Poderão ser selecionados um ou mais grupos de contas e também uma ou mais classes de contas. 
  • Quando o novo modelo estiver selecionado o filtro de Situação das contas ficará desabilitado e somente a opção Baixada ficará selecionada, dessa forma somente títulos liquidados serão exibidos no relatório.


 

Etapa 2 – Visualizando e conhecendo o novo modelo do relatório

  1. Ao clicar em Visualizar o relatório irá conter as seguintes informações:



  • No cabeçalho serão exibidos o tipo do momento da baixa escolhido e também o grupo ou classe selecionada e as demais informações padrões como cliente e unidade; 
  • As liquidações dos títulos estarão separadas por data de liquidação, contendo a unidade, sacado, mês de referência, vencimento, valor do lançamento e também desconto e acréscimo e o valor total do título. Ao final da grade o totalizador diário mostrará a quantidade de títulos liquidados naquela data e a soma de todos eles. 
  • No fim do relatório o totalizador irá mostrar a soma geral da quantidade dos títulos baixados no período ou mês e o valor total da soma dos mesmos.

 

Inclusão do filtro Conta Corrente no relatório de Contas Pagas por Grupo e Classe

Até o momento o sistema Condomínio21 gerava o relatório de Contas Pagas por Grupo e Classe com lançamentos considerando todas as contas correntes cadastradas para o condomínio. Visando melhorar os trabalhos de conferências e rotinas financeiras das administradoras, foi incluído um filtro que permite emitir o relatório das despesas pagas separadas pela conta corrente que recebeu a baixa.

 

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Relatórios > Pagas por Grupo e Classe
  2. Selecione uma conta corrente específica para exibir os lançamentos baixados nela, caso contrário para que sejam exibidos os lançamentos baixados em todas as contas correntes, marque a opção Todas.



  • Clique em Visualizar
  • O detalhamento da conta corrente será exibido no cabeçalho do relatório, conforme mostra a imagem abaixo:



Mensagem específica da inadimplência de contas originais nos boletos e em relatórios

Incluído nesta nova versão do Condomínio21 uma mensagem nos boletos e em alguns relatórios que irá destacar que tal documento foi gerado utilizando o filtro de contas originais, enfatizando assim que os valores de inadimplência apresentados são apenas para conferência.

 


Boletos

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Baixas/ Cobranças > Recibos/ Boletos
  2. Marque o filtro de Contas Originais presente no bloco Inadimplência e realize os passos para visualização do boleto.



  • A mensagem “A inadimplência apresentada é para simples conferência dos lançamentos originais, não representa a inadimplência atual” estará localizada na lateral direita do boleto.



Relatórios

A mensagem de inadimplência dos títulos originais será apresentada nos relatórios: A Receber por Unidade e Inadimplência (Detalhada e Consolidada), além dos Balancetes e Processamento em Lote.

 

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Relatórios > Contas > A Receber por Unidade, Inadimplência Detalhada ou Inadimplência Consolidada
  2. Marque as opções de Contas Originais e visualize os relatórios. 
  3. Em todos eles a mensagem que informa que a inadimplência se trata dos valores originais estará localizada no cabeçalho do relatório, tendo uma pequena diferença nos dizeres apresentados no relatório A Receber por Unidade.



  • Já nos balancetes (menu Relatórios > Contas > Demonstrativos de Receitas e Despesas (Balancete)) a mensagem será apresentada no fim do relatório logo após os valores de inadimplência.





Importante:

  • Os formatos de balancetes que exibem a opção de Contas Originais habilitado através da configuração de Inserir Inadimplência presente na tela das configurações dos formatos, são o B, Detalhado, C, D, F, Gerencial e J, do modelo Mensal.


  1. No Processamento em Lote a mensagem também será exibida no cabeçalho do relatório ao marcar a opção para Exibir Contas Originais nas abas InadimplentesBalancete.





Parâmetros para controle de alterações das apropriações de centro de custo em lançamentos

Disponível nesta versão do Condomínio21 e somente para administradoras que utilizam centros de custo, dois novos parâmetros que permitem controlar as alterações das apropriações feitas em meses fechados como também em lançamentos baixados.


Parâmetro que bloqueia a alteração de apropriação em meses fechados

Habilitando o parâmetro “Não permitir alterar apropriação em mês fechado” não será permitido que a apropriação ao centro de custo seja alterada quando o mês de referência do lançamento estiver fechado, independente da situação do lançamento.


Parâmetro que permite alterar apropriação de lançamentos baixados em meses abertos

Quando o parâmetro “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” estiver habilitado e o lançamento com a situação Baixada, será possível alterar a apropriação do centro de custo se o mês de referência do lançamento estiver aberto.

 

  • Como fazer:
  1. Acesse o menu Arquivo > Configuração do Sistema > Financeiro aba Outros.
  2. Marque os parâmetros “Não permitir alterar apropriação em mês fechado” e/ou “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” e clique em Gravar.



Etapa1: Contas a Receber


Premissas e observações dos parâmetros:

  • Quando o parâmetro “Não permitir alterar apropriação de centro de custo em mês fechado” estiver desabilitado e o lançamento estiver com a situação Emitida, Cancelada ou Sub Judice será possível alterar a apropriação do centro de custo, independente do mês de referência estar aberto ou fechado. 
  • Quando os parâmetros “Não permitir alterar apropriação de centro de custo em mês fechado” e “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” estiverem desabilitados e o lançamento estiver com a situação Baixada, será necessário cancelar a baixa para que seja possível alterar a apropriação do centro de custo.

 

  • Como fazer:
  1. Ao marcar o parâmetro “Não permitir alterar apropriação de centro de custo em mês fechado” o botão Apropriar da tela de Apropriação de Centro de Custo ficará desabilitado quando acionado através das seguintes telas:
  • Pesquisa de Contas a Receber (menu Consultas). 
  • Na lista de lançamentos realizados no mês tela de Lançamento de Contas a Receber (acessado pelo menu Editar e no botão Lançamentos (de todas as abas exceto da aba Resumo). 
  • Previsão Orçamentária de Contas a Receber Mensal e Anual (acessado pelo menu Editar > Previsão de Orçamento).



  • Ao habilitar o parâmetro “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” o botão Apropriar da tela de Apropriação de Centro de Custo ficará disponível quando acionado através das mesmas telas citadas acima para a outra configuração.



Etapa2: Contas a Pagar


Premissas e observações dos parâmetros:

  • Quando o parâmetro “Não permitir alterar apropriação de centro de custo em mês fechado” estiver desabilitado e o lançamento estiver com a situação Cancelada, será necessário Regularizar a situação para que seja possível alterar a apropriação do centro de custo, independente do mês de referência estar fechado ou aberto. 
  • Quando o parâmetro “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” estiver habilitado e o lançamento estiver com a situação Baixada será possível alterar a apropriação do centro de custo se o mês de referência do lançamento estiver aberto. 
  • Quando os parâmetros “Não permitir alterar apropriação de centro de custo em mês fechado” e “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” estiverem desabilitados e o lançamento estiver com a situação Baixada, será necessário cancelar a baixa para que seja possível alterar a apropriação do centro de custo.

  • Como fazer:
  1. Ao marcar o parâmetro “Não permitir alterar apropriação de centro de custo em mês fechado” o botão Apropriar da tela de Apropriação de Centro de Custo ficará desabilitado quando acionado através das telas listadas abaixo, bem como ao habilitar o parâmetro “Permitir alterar apropriação de lançamento baixado em mês aberto” o botão Apropriar da tela de Apropriação de Centro de Custo ficará disponível quando acionado através das mesmas telas.
  • Pesquisa de Contas a Pagar (menu Consultas). 
  • Na lista de despesas geradas no mês tela de Lançamento de Contas a Pagar (acessado pelo menu Editar e na aba Automático). 
  • Previsão Orçamentária de Contas a Pagar Mensal e Anual (acessado pelo menu Editar > Previsão de Orçamento).




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