Novos códigos de DARF - Cadastro de Tipos de Impostos

Novos códigos de DARF - Cadastro de Tipos de Impostos



No Condomínio21 é possível cadastrar e utilizar novos tipos de impostos, além de realizar cálculos por  Datas de Vencimentos Data de Apuração para todos os impostos disponíveis no sistema.


Na tela C adastro de Imposto, no campo  Geração será exibida uma lista com os códigos de impostos de DARF e GPS a serem utilizados. Caso queira se verificar e acessar o cadastro destes, poderá ser feito através do atalho.  Nesta tela também será possível selecionar uma fórmula de cálculo para a data de vencimento e data de Apuração.


Fórmulas de Cálculos de Impostos: 


A Data de Vencimento será calculada da seguinte forma: 


  1. Dia 20 do mês seguinte – considera o dia 20 do mês seguinte ao mês de vencimento do lançamento, caso dia 20 não seja dia útil considera o 1º dia útil anterior ao dia 20. 
  2. Último dia da próxima quinzena – Se a data de vencimento for maior que 16 será considerado o último dia útil da primeira quinzena do mês seguinte ao mês de vencimento do lançamento. Se a data de vencimento for menor que 16 será considerado o último dia útil da primeira quinzena do mês de vencimento do lançamento. 
  3. Último dia do 2º decêndio do mês seguinte ao vencimento – Exibe o último dia útil do 2º decêndio do mês seguinte ao mês de vencimento do lançamento, sendo que o 2º decêndio é o período que compreende o 11º a 20º dia do mês em questão.



A Data de Apuração será calculada da seguinte forma:


  1. Último dia do mês da data de emissão : calcula o último dia do mês de vencimento do lançamento. 
  2. Último dia da próxima quinzena : caso a data de vencimento seja menor ou igual a 15 o sistema irá considerar o dia 15 do mês de vencimento do lançamento. Se a data de vencimento for maior que 15, o sistema irá considerar o último dia do mês de vencimento do lançamento.
  3. Último dia do 2º decêndio do mês seguinte ao vencimento : Exibe o último dia útil do 2º decêndio do mês seguinte ao mês de vencimento do lançamento, sendo que o 2º decêndio é o período que compreende o 11º a 20º dia do mês em questão.



Como fazer


  1. Acesse o menu  Cadastros > Impostos
  2. Clique no ícone  Cadastrar Tipo de Impostos , disponível na tela de cadastro do imposto, ao lado direito do campo  Geração .



  1. Informe um dos códigos de Impostos disponíveis no sistema e a Descrição do Imposto.
  2. Informe a  Data de Vencimento para selecionar uma fórmula de cálculo.



  1. Informe a  Data de Apuração , para selecionar uma fórmula de cálculo para a data de apuração.



OBS .: Este campo não ficará habilitado para imposto tipo GPS.


  1. Após cadastrar as  Data de Vencimento Data de Apuração , o sistema irá inserir automaticamente no lançamento de contas a pagar, quando o imposto for selecionado, as datas calculadas conforme cadastro do tipo de imposto.




    • Related Articles

    • Impostos

      Permite cadastrar os impostos que serão usados nos lançamentos de contas a pagar do condomínio. Como Cadastrar Impostos Acesse: Menu > Cadastros >Impostos;  Acione o botão Novo;  Preencha os campos:  - Número: campo preenchido automaticamente pelo ...
    • Uso da aba de impressão de GPS/DARF

               Para fazer o cadastro do imposto acesse o meu Cadastro > Impostos. No campo Geração, selecione qual guia será utilizada para se realizar a retenção dos impostos. Realize o lançamento das contas e marque a opção para retenção de impostos. ...
    • Impostos - Tipo de imposto

      Cadastrar Tipo de Imposto Permite cadastrar o tipo de imposto, nesta opção também que deverá ser informado o código das guias geradas. Como cadastrar Tipo de Impostos Acesse: Menu > Cadastros > Impostos > Cadastrar Tipo de Imposto ;  Acione o botão  ...
    • Inativar Tipos de Pagamento

      A partir da versão 2.6.55.86 no Condomínio21 foi implementada uma melhoria para que seja possível inativar os tipos de pagamentos cadastrados. Caso um tipo de pagamento esteja com status de inativo, mas queira voltar a utilizá-lo, é só desmarcar a ...
    • Bloqueio de Pagamento a Fornecedores

      O bloqueio de pagamento de despesas para um determinado fornecedor é uma rotina simples e bastante utilizada pelas administradoras.  No Condomínio21 é possível impedir que as despesas lançadas para fornecedores bloqueados sejam baixadas pelas as ...