Novo layout de cobrança CNAB do Banco de Brasília (BRB) – Versão 077

Novo layout de cobrança CNAB do Banco de Brasília (BRB) – Versão 077



Disponível a partir desta versão do Condomínio21 a cobrança CNAB Versão 077 do Banco de Brasília (BRB).

Este novo layout de cobrança abrange principalmente o arquivo de remessa que poderá conter os três descontos cadastrados no sistema. É importante frisar que não houveram alterações nas rotinas e nos layouts dos boletos e na leitura dos arquivos de retorno, além disso é extremamente necessário realizar a homologação do arquivo de remessa junto a agência bancária.


Etapa 1: Configuração

  • Como fazer :
  1. Acesse o menu  Cadastros > Contas Correntes
  2. Selecione a conta corrente do Banco de Brasília ou realize o cadastro de uma nova e vá até a nova aba  BRB
  3. Observe que nela estará disposto o filtro  Layout e nele, por padrão, estará selecionada a opção  Versão CNAB 070 que era o único layout para este banco, até então disponível no sistema. 
  4. Escolha a segunda opção  Versão CNAB 077 e clique no botão  Gravar ao final.



  • Para o layout CNAB 077 há códigos específicos das espécies de documentos de boleto e remessa, com isso caso estes campos estejam com informações incorretas será apresentada a mensagem abaixo, informando a divergência e os códigos permitidos.




Etapa 2: Geração do arquivo remessa

  1. Após configurar a conta corrente para aceitar a Versão CNAB 077 do banco BRB já será possível emitir os boletos e em seguida gerar o arquivo de remessa. 
  2. cesse o menu  Baixas/Cobrança > Cobrança CNAB
  3. Selecione a conta corrente e os boletos e clique no botão  Remessa .



  • Na tela de Instruções CNAB selecione as informações necessárias quanto a multa e suas instruções, juros e suas instruções e clique em  OK .


Observações:

  • A instrução de protesto presente no filtro 2ª instrução de código 09 deve ser selecionada e a quantidade de dias de protesto deve estar presente no cadastro da conta corrente. Esta situação se repete para a instrução de devolução que é a de código 94 e também deve ser selecionada no filtro quando esta informação precisar ser levada para o arquivo de remessa. 
  • A instrução 95 - Baixar após X dias não foi incluída neste novo layout, uma vez que o Condomínio21 ainda não trabalha com este tipo de liquidação. 
  • Para que os descontos sejam enviados para o arquivo de remessa é preciso que estes estejam cadastrados e a configuração  Envio desconto remessa presente nas configurações avançadas do condomínio esteja marcada. 
  • Após realizar os passos citados o arquivo de remessa será gerado conforme o  Leiaute da Cobrança BRB de maio de 2017 .







    • Related Articles

    • Cobrança CNAB Banco UNIPRIME

      A partir desta versão, o sistema Condomínio21 está apto para que as administradoras comecem a trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco Uniprime. Esta cobrança, assim como para os outros bancos, abrange as funcionalidades financeiras do sistema: ...
    • Adicionar Incremento Banco de Brasília – BRB

               Nas versões mais recentes do condomínio21, foi inserido no sistema a possibilidade de uso do incremento para boletos gerados pelo banco BRB. O que é o Incremento do Boleto? O incremento é uma sequência de números enviados na remessa que ...
    • Alteração Legal - Envio de dias de protesto no arquivo de remessa do banco Unicred

      No  Condomínio21 os dias de protesto cadastrados para as contas correntes do Banco Unicred são enviados para o arquivo de remessa.   Para alteração no cadastro da conta corrente acesse o menu  Cadastro > Contas Correntes. Selecione a conta do banco ...
    • Cobrança CNAB Banco do Brasil – Unicred – Remessa de 850 posições

      A partir desta versão, o sistema Condomínio21 está apto para que as administradoras comecem a trabalhar com a cobrança CNAB para o Banco do Brasil – Unicred de remessa com 850 posições. A inclusão desta cobrança abrange os boletos, o arquivo remessa ...
    • Identificação de títulos rejeitados do Banco de Brasília - BRB

      Visando melhorar ainda mais o processo financeiro de leitura do arquivo de retorno do banco BRB, foi realizada uma melhoria no Condomínio21 que irá mostrar na tela de Log de Retorno, além dos títulos não baixados os motivos de tal rejeição destes ...